BLOQUEADOR VEICULAR TEMPORIZADO (ANTI-FURTO) – C/ PIC 12F675 (REF283)

Aumente suas chances de evitar o roubo de seu veículo…

Esta montagem mostra a construção de um simples temporizador anti-furto com microcontrolador PIC. O circuito envolve poucos componentes conforme podemos ver no esquema abaixo:

bloqueador_temp_1L_1D

O funcionamento é simples: ao abrir a porta do motorista ocorrerá um disparo e começará a contar o tempo de 2 minutos. Após este tempo, o relé desliga e corta o combustível do veículo (ou desliga a bobina de ignição).
Para fazer o motor funcionar novamente, precisa ser pressionado um interruptor. Este deverá ser montado em uma localização que apenas o motorista conheça, se possível bem camuflado ou escondido. O único inconveniente neste sistema é que precisa acionar este interruptor toda vez que abrir a porta do carro. Quando usamos os interruptores da luz de cortesia, devemos colocar um diodo 1N4001 entre o interruptor do motorista e o do passageiro. Do contrário, o sistema também acionará cada vez que o passageiro abrir a porta. Mas se for colocado o diodo, somente acionará se abrir a porta do motorista.
O tempo para desligamento pode ser alterado no programa C, nas definições de usuário. Altere se desejar e depois recompile o programa, com o CCS C Compiler 3.200 ou versão mais recente, para obter um novo arquivo hex.
Todas os acionamentos são salvos na EEprom interna do PIC. Mesmo desligando a bateria do veículo por um tempo e religando, ainda assim vai continuar operando o sistema. Se estava bloqueado, continuará bloqueado. Se esta contando tempo, continuará contando até o bloqueio.
Foi previsto um led para indicar o status do sistema. A sua montagem é opcional. Quando aceso indica funcionamento normal do veículo. Se apagado, então está contando tempo para bloquear o veículo. Assim que ocorre o bloqueio, o led começa a piscar até que se pressione o botão de liberação.
A alimentação de 12 volts deve vir depois da chave de contato (+15). Desta forma não precisamos nos preocupar com consumo da bateria.
Alguns carros mais antigos fica fácil passar a tensão da bobina pelo relé. Nos carros modernos fica mais fácil passar a tensão da bomba de combustível pelo relé. Neste caso, deverá ter contatos para conduzir a corrente elevada desta bomba.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.
Atenção: Este tipo de dispositivo pode causar acidentes de transito. Certifique que a legislação de trânsito de seu país permite a instalação em seu veículo. A montagem e instalação deste dispositivo correm por sua conta e risco.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

BLOQ_TEMP

Manuais:
PIC 12F675

Curiosidades:
Manter sigilo — ontem e hoje
Você precisa de seguro?
Proteja-se contra ladrões de carros
Maridos — como tornar seu lar seguro

Outros assuntos:
O que a Bíblia diz sobre a Páscoa?
Como falar com seus filhos sobre sexo
Como posso lutar contra a depressão?
Como pedir desculpas

Vídeos:
Você Pode Ter uma Família Feliz!
Sempre Confie em Jeová
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
Quem é o Autor da Bíblia?
Tenha mais paciência
Fale a verdade
Eu me cansei das religiões

Até o próximo artigo!

2 comments on “BLOQUEADOR VEICULAR TEMPORIZADO (ANTI-FURTO) – C/ PIC 12F675 (REF283)

  1. Olá, Claudio, tudo bem ?
    seria possivel acrescentar saida de sirene nesse mesmo projeto, mas sem rele na saida da sirene para nao ficar muito grande o projeto, outra coisa, ao abrir a porta o contador já começa a contar, se sim tem como mudar ele que ao fechar a porta ai sim ele começa a contar isso mais por motivo de segurança vai que acontece alguma coisa e vc ainda fica junto com algum bandido e o veiculo dispara na hora ali com vc, e vc teria dito a ele que nao tem nenhum tipo de alarme.
    espero que tenha entendido obrigado !

    1. Olá Carlos!
      Este dispositivo foi planejado para funcionar apenas como bloqueador. Preciso estudar outras alterações para poder usar uma saída com sirene.
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top