TIMER ON/OFF CÍCLICO C/ PIC16F628A (REF 351)

Controlando o tempo ON e o tempo OFF também!

Em certas situações é bem útil que um temporizador eletrônico controle não somente o tempo que um equipamento ficará ligado mas também o tempo que ficará desligado. Esta proposta de montagem visa atender esta necessidade. Veja o esquema abaixo:

Conforme pode ser observado no esquema acima, a montagem usa um PIC16F628A para controlar as atividades de temporização. Nos pinos 15 e 16 temos um cristal de quartzo na frequência de 4 Mhz para garantir um precisão maior na temporização.

O pino 6 controla através de um transistor NPN (BC548) a iluminação do LCD (backlight). Qualquer botão que for pressionado ativará esta iluminação por aproximadamente 20 segundos e desligando em seguida.

Os outros pinos do PortB estão sendo usados para comunicação com o display de LCD 16×2 (modelo WW-C1602M ou equivalente).

O pino 2 tem um transistor NPN de uso geral (BC548) para acionar um relé de carga em cujos contatos serão ligados os equipamentos a serem temporizados.

Para realizar os ajustes de temporização temos 4 interruptores:

  1. ON/PAUSE – Ao ser apertado muda de um estado para outro: se estiver contando tempo então pausará; se estiver em pausa começará a contar tempo.
  2. AJUSTE – Ao ser pressionado primeiramente aparecerá uma mensagem: “Modo de Ajuste – Aperte por 5 seg”. Se este botão for apertado por mais de 5 segundos entrará em modo de ajuste.
  3. INC – Incrementa os valores ajustados mostrados no LCD.
  4. DEC – Decrementa os valores ajustados mostrados no LCD.

A temporização máxima é de 23 horas e 59 minutos para ON (ligado) e igualmente para OFF (desligado). Para ajustar os valores desejados de temporização siga os seguintes passos:

  1. Aperte o botão ‘AJUSTE’ por mais de 5 segundos. Irá mostrar na tela do LCD o valor atual de horas ON (horas com saída ligada). Use o botão ‘INC’ para incrementar ou ‘DEC’ para decrementar o valor.
  2. Após ajustar o valor correto de horas ON, aperte o botão “AJUSTE’ para passar para o ajuste de minutos ON. Use o botão ‘INC’ e ‘DEC’ para ajustar o valor desejado.
  3. Após ajustar o valor correto de minutos ON, aperte o botão “AJUSTE’ para passar para o ajuste de horas OFF (tempo que a saída ficará desligada). Use o botão ‘INC’ e ‘DEC’ para ajustar o valor desejado.
  4. Após ajustar o valor correto de horas OFF, aperte o botão “AJUSTE’ para passar para o ajuste de minutos OFF . Use o botão ‘INC’ e ‘DEC’ para ajustar o valor desejado.
  5. Após ajustar o valor correto de minutos OFF, aperte o botão “AJUSTE’ para sair do modo de ajuste e voltar para o modo normal de uso.
  6. Ao voltar para tela normal, aperte o botão ‘ON/PAUSE’ para iniciar a temporização. A qualquer momento a temporização pode ser pausada ou continuada por se apertar o botão ‘ON/PAUSE’.

O funcionamento normal começa contando tempo ON (ligando o relé). Ao acabar este tempo irá desligar o relé e começará a contar o tempo OFF. Acabando este tempo voltará a contar o tempo ON (ligando o relé) e continua neste ciclo indefinidamente.

O circuito necessita de uma fonte CC de 12 volts para o acionamento do relé. Através do uso de um regulador de tensão 7805 obtemos a tensão de 5 volts necessários ao funcionamento do PIC.

Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Protoboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue abaixo uma pasta zipada com os arquivos desta montagem:

TEMPORIZADOR_ON_OFF_CICLICO_ZIP

Manuais:
PIC16F628A datasheet

Curiosidades:

A capacidade de cicatrização do corpo humano

A pele do diabo-espinhoso

A asa da borboleta

Outros assuntos:

O que fazer se seu filho está entediado?

Será que o dinheiro é a raiz de todo o mal?

Como vencer a fadiga da pandemia

Vídeos:

Epidemias — O que você pode fazer?

Não deixe sua vida acabar em cinzas

Eu queria um mundo sem injustiça

‘Eu estava cheio da minha vida’

A verdadeira força vem de servir a Jeová

Até o próximo artigo!

5 comments on “TIMER ON/OFF CÍCLICO C/ PIC16F628A (REF 351)

  1. Olá larios, este exemplo ficou show, estou tentando colocar em uma maquina de solda para dar pulso de on-off, mais não consigo tempos menos de um segundo, a maquina teria que acionar em intervalos de 0,5 para cima, pergunto tem como alterar o programa para poder programar este tempo mínimo. valeu e abraço.

    1. A base de tempo do timer ON/OFF é o segundo. No seu caso teria que alterar para um valor menor. Mas teria que alterar toda a cascata de contadores. Você poderia explicar melhor como seria usado? De quanto tempo a quanto tempo? Quem sabe possa ser matéria para um futuro artigo.

      1. Olá Larios, seria para usar em uma maquina de solda TIG, para alterar o acionamento do gatilho de fixo para pulsante, e este tempo varia entre 0,1 milésimos de segundos e cinco segundos os pulso, tanto ele acionando como em corte o comando, seria conforme a necessidade que precise na hora da solda e do material a ser soldado, consegui fazer com um ci 555, dando os pulsos, mais queria algo com display igual a este exemplo aqui em questão para ver a configuração em que esta na hora do uso. seria isto um abraço

        1. Interessante. Como funciona? Ao apertar o gatilho neste modo ligaria e desligaria a parte de potência do circuito da solda TIG? Como um PWM?

          1. Olá larios, funciona como um oscilador, vc programa um intervalo de 1 segundo = após acionar o gatilho como um pulso e solta, começa com o rele acionado por 1 segundo e desliga pelo tempo que vc tb programa, geralmente o tempo desligado e mais curto do que ligado, para não encerrar o arco elétrico da ponta do eletrodo, um exemplo, programa para 1 segundo ligado, 0,5 segundos desligado. pressionando novamente o gatilho e soltando o gatilho se encerra os tempos. seria desta forma, um abraço..

Comments are closed.

Back To Top