CONTROL_TESTER2 – TESTANDO CONTROLES REMOTOS HT6P20B E HCS 200…301 TAMBÉM C/ AT89C2051

Esta versão do CONTROL_TESTER2 é um aperfeiçoamento do CONTROL_TESTER1 postado aqui recentemente. Trata-se também de um visualizador em LCD dos bits transmitidos por um controle remoto (chaveirinho) . Quais as novidades?

Nesta versão, também é testado controles que trabalham com o ci da familia HCS (200 A 301), além do HT6P20B. A operação é similar, somente na apresentação no display que, ao invés de 6 digitos hexadecimais, são mostrados 16 digitos para o HCS. Os primeiros 8 digitos da esquerda para direita, no LCD, correspondem a parte fixa do código transmitido (4bits dos 4 botões + 28 bits serial number) , sendo seguidos por 8 digitos da parte encriptada. Esta, cada vez que se aciona o controle remoto, mostra um novo valor diferente. O primeiro digito da esquerda, se altera conforme o botão apertado. Para o HT6P20B continua sendo 6 digitos hexadecimais. A rotina testa se houve uma transmissão do preambulo caracteristico da familia HCS (Veja manual do HCS200, por ex.) e se positivo, muda a quantidade de bits a receber de 28 para 64 bits. A rotina similar a anterior, usa amostragens da entrada de RF oriundas do receptor, na razão de 50 microsegundos. A subtração do numero de sinais nivel ‘1’ (registrador HC) dos de nivel ‘0’ (registrador LC), gera o bit a ser deslocado nos registradores de recepção.
Foi acrescentado uma capsula de telefone para se ‘ouvir’ o sinal da transmissão recebida. No caso do HCS, temos uma limitação: Opera bem com baud rate de 400 microsegundos. Com valores menores, como 200 ou ainda 100, não há visualização da recepção, porém, pode se ‘ouvir ‘ o o sinal recebido na capsula. Esta montagem foi feita apenas em protoboard, de forma experimental.
O esquema abaixo mostra a similariedade do anterior:

Segue o arquivo ASM:

CONTROL_TESTER2

Segue o arquivo HEX:

CONTROL_TESTER2_HEX

Até o proximo artigo!!!

14 comments on “CONTROL_TESTER2 – TESTANDO CONTROLES REMOTOS HT6P20B E HCS 200…301 TAMBÉM C/ AT89C2051

  1. olá Claudio! refazendo os testes, verifiquei que a situação relatada com o (HCS201) ( valor programado estava se sobrepondo ao valor dos botoes). eu pude observar que isso ocorreu porque na opção ( CONFG )DO programador eu coloquei um valor EX .:( 0123 ) E zerando todos os valores ( 0000 ) observei que os dígitos correspondentes aos botoes do TX voltaram ao normal. testando um pouco mais,.. verifiquei que somente alterando o dígito mais á direita, e somente com alguns valores isso acontecia EX.;
    Opção programador( CONFG )com valor de ( 1110 ) onde esta o valor zero,.. se vc colocar os valores de 2,3,6,7 … o valor programado da serial se soprepõe aos valores dos botoes.
    OBS.: Obrigado pelo envio dos arquivos ( ASM e HEX) .

    1. Olá Michaelcruz7!
      O bit ‘Xser’ da parte alta da palavra de configuração, corresponde ao segundo bit menos significativo. Quando setado, ocorre a transmissão de ‘todo’ o serial number, sem enviar os botões. Quando você programa com os numeros 2,3,6 e 7, você passa a setar este bit, entrando na situação de não enviar os botões.
      Obrigado por seu retorno e ajuda em testar.
      Claudio

  2. olá Claudio!.. o HCS que eu estou programando é o 201.. e em relação ao teste, sim.. eu coloquei o hcs201 programado em um TX- real. testei com uns 3 hcs.. para ter certeza.. e realmente ocorre a situação relatada anteriormente.

    1. Olá Michaelcruz7!
      Isto realmente me surpreende!!! Vou tentar conseguir um HCS 201 para teste e assim que testar , retorno.
      Claudio

    2. Olá Michael!
      Analisei o datasheet do hcs201 e realmente é possivel haver uma transmissão do ‘serial number’ completa , sem os botões, se ‘CONFIGURATION WORD’ no bit ‘XSER’ estiver setado. Fiz alterações no asm para poder tabalhar com os bit desta palavra de configuração. Por favor, gostaria que você pudesse testar, visto que no momento, não consegui obter o HCS201 para testes. Obrigado por sua colaboração.
      Novos ASM e Hexa.

      Claudio

  3. Olá Cláudio! refiz os testes conforme recomendado por você, Gravei um Hcs e depois coloquei em um TX e realmente verifiquei que o primeiro digito no (control_tester_2)não é alterado. EX1.:1-passo -Programar HCS com serial ( 01234567 )
    2-passo – Visualizar o código no (control_tester_2)
    3-Resultado no (control_tester_2)visualizado será este: ( 67452301 ).Esta acontecendo que o valor programado esta se sobrepondo ao valor dos botoes.
    Obs.: com o teste descrito acima,.. será visualizado no (control_tester_2) o valor de ( 6 ) para o primeiro dígito. pressionando qualquer um dos botoes do controle (s0,s1,s2).

    1. Olá Michaelcruz7!
      Por favor, qual Hcs você está programando? Você efetivamente programou e depois colocou em um tx real ou fez os testes junto as ligações do programador? Eu programei um Hcs 200 e não tive problemas com ele. Posso colocar qualquer numero que o Hardware sempre se sobrepõem, com o estado dos pinos. De repente, temos uma coisa nova a analizar!!!
      Cláudio

  4. Bom dia Claudio! executando testes com os novos arquivos (.HEX) e (.ASM) no HCS_PROG, observei que os valores programados no gravador aparecem no (control_tester_2) esta ok. Porém ainda há mais uma situação, após o ci ( HCS ) SER programado,os bits correspodentes aos botoes do hcs não se alteram… EX1.: VALOR de serial programdo com (12345678) o valor do primeiro digito não é alterado,.. isso significa que quando este ( ci ) for cadastrado em algum receptor, ex.:(BIG_GEN_MIX_51E) as três teclas ( ou duas) do controle remoto hcs enviarao o mesmo código.
    ex2.; você cadastra somente um botão do controle e acaba funcionando todos no receptor. Muito obrigado pela atenção! e o envio dos arquivos (.hex) e (.asm)!

    1. Olá Michaelcruz7! Obrigado pelo retorno. Quando você programa o número serial no Hcs, somente 28 bits serão efetivamente gravados, sendo que 4 bits mais significativos, apesar de enviados, não serão gravados, mas em uso, refletiram o estado dos pinos referentes aos botões (s0,s1,s2). Por ex. Se você digitar para gravar no HCS a serial :01234567 ficará assim no Control_tester: x7452301zzzzzzzzzz , onde o x será a situação dos botões na hora da transmissão, do 7 ao 1 será o serial number gravado e z será a parte criptografada. Vemos que apesar de tentarmos gravar o número ‘6’, ele não sobreporá em hipótese alguma, aos botões.
      As vezes, dá um pouco de confusão a maneira em que se deve entrar com os números ao programar. Sempre inicia com os bytes menos significativos em direção aos mais significativos. Sempre o digito do primeiro byte é o mais significativo. Ex: Desejo gravar uma serial de valor hexa= 3f556790 Faça assim:
      Separe em bytes: (Msb) 3f 55 67 90 (msb)
      Identifique o menos significativo e altere a sequência do menos significativo para o mais significativo: 90 67 55 3f Isto é o que devemos digitar. Lembre-se que no lugar do ‘3’ pode ser qualquer número, sendo que efetivamente não importa, pois se trata do estado dos botões.
      Experimente gravar um Hcs e depois colocar em um tx, e acionar os botões e ver como é alterado o primeiro digito no Control_tester (botões).
      Claudio

  5. olá claudio!eu montei o(hcs-prog-at89s52) e tambem o (control_tester_2)para poder visualizar os códigos…
    quando gravo o ci HCS no (hcs-prog)logo após vou observar o codigo no (control_tester_2)esta acontecendo que os 6 dígitos ( excluindo os 02 primeiros que se referem aos botoes) esses 06 digitos aparecem sempre zero,.. Obs>: ja troquei os valores no gravador e tambem ja testei outro ci.. OBS>: Todos Cis que passaram pelo gravador .. apareceram com os 06 digitos sempre em zero. gostaria de saber se isso é normal? por acaso esses dígitos não deveriam mudar sempre que o hcs fosse gravado?

    1. Ola Michaelcruz7!
      Pela sua descrição, parece que não está incrementando os valores na memória e isto não é normal. Vou ter que montar tudo no protoboard para realizar testes. Assim que tiver feito isto, irei enviar um retôrno.
      Claudio

    2. Olá Michaelcruz7! Por favor, recarregue sua montagem com os novos arquivos asm e Hex e verifique se agora está tudo bem. Por favor, peço que responda no próprio artigo, pois facilita em muito para acompanhar na matéria publicada.
      Obirgado por sua colaboração em reportar o problema.
      Claudio

Comments are closed.

Back To Top