TINNY ZENER TESTER – C/ PIC12F675 E LCD (REF381)

Comprove o funcionamento de diodos Zener, diacs e outros com este pequeno aparelho de teste…

Existe muitos artigos na internet que tratam da construção de testes para diodo Zener. Este artigo trata de um teste de diodo Zener feito a partir de um microcontrolador PIC 12F675 e um LCD 16 x 2. Veja o esquema abaixo:

O circuito faz uso dos pinos 2, 5 e 6 do PIC 12F675 para se comunicar com o LCD 16 x 2. Usamos aqui o método LPLEX para poupar pinos do PIC.

Programamos a palavra de configuração do PIC para que o pino 3 seja uma saída de frequência do oscilador interno. Então temos nesta saída uma frequência constante que irá comutar o transistor drive BC546 (Vce= 80 V). Nota: Em testes até o BC548 funcionou bem apesar de Vce= 30V). Em seu coletor temos um indutor de 33 uH. Por meio do diodo 1N4148 podemos capturar esta tensão mais elevada gerada no indutor. O capacitor de 1 uF ficará carregado com esta tensão, cujo valor deverá se situar entre 50 a 60 volts. Aplicamos esta tensão no diodo Zener através de um resistor limitador de corrente de 2K2.

A tensão Zener é medida pelo pino 7 usando o conversor analógico digital interno. Com as pontas de provas abertas deverá ser mostrada a tensão máxima de teste (entre 50 a 60 Volts).

Para testar um diodo Zener ligamos a ponta PP1 no cátodo do Zener e a PP2 no ânodo. Lembrando que o cátodo geralmente é o terminal que fica do lado mais próximo de uma faixa impressa (geralmente preta ou branca). Caso liguemos errado ou de forma invertida, a leitura será de 0,7 volts. Se ocorrer isto, basta inverter novamente as pontas de prova. Quando o diodo Zener estiver em curto, o display mostrará um valor próximo de 0 volts.

Com este equipamento é possível testar a maioria dos diodos Zeners comerciais, excetuando os que tem tensão acima de 60 volts (pouco utilizados).

Verifiquei que é possível testar diacs como o DB3 com este aparelho. Quando ele está bom deverá mostrar valor próximo de 28 a 35 volts em ambos os lados (ou seja, invertendo as pontas também deverá ter o mesmo valor). Para outros modelos deverá ser consultado o datasheet do componente para conferir as voltagens de trabalho especificadas pela fábrica.

Também pode ser usado para ler a tensão de funcionamento de leds individuais ou mesmo os que estiverem ligados em série até aproximadamente 60 volts.

Para ajuste inicial do circuito, ligue um multímetro na escala de Volts nas pontas de provas. Ajuste o potenciômetro POT1 para dar a mesma leitura do multímetro no display LCD. Agora coloque um diodo Zener de valor conhecido e confira a regulagem. Está pronto!

Os valores dos resistores e dos capacitores devem ser respeitados para que o circuito funcione corretamente e a maior tensão seja alcançada. Não altere o valor do resistor de base de 3K3 nem o capacitor de 470 pF (use de cerâmica). Os capacitores próximos aos terminais do LCD de 10 nF devem ser de poliéster. Não use aqueles de discos por que alteram muito o seu valor conforme a temperatura ambiente, o que pode atrapalhar o funcionamento do método LPLEX.

O circuito deve ter uma fonte de alimentação externa de 5 Volts regulada. Pode ser usado um carregador de celular que tenha esta tensão ou uma fonte de alimentação convencional usando transformador, retificadores, capacitores e regulador 7805. Para uso portátil poderá ser usado 4 pilhas AA de 1,5 Volts em série com um diodo 1N4007.

Segue abaixo pasta zipada com arquivos para uso com compilador CCS C:

TINNY_ZENER_TESTER

Manuais:
PIC12F675 datasheet

Curiosidades:

Show de luzes da natureza — Teve um Projeto?

Uso de energia na natureza – Teve um Projeto?

Outros assuntos:

Políticos alertam sobre Armagedom — O que a Bíblia diz?

Você perdeu o emprego? — Princípios da Bíblia que podem ajudar

6 milhões de mortes por covid — O que a Bíblia diz?

Aumento da inflação no mundo inteiro — O que a Bíblia diz?

Massacres em escolas — O que a Bíblia diz?

Vídeos:

Como cuidar de seu dinheiro

Como ser feliz no casamento

Será que os desastres naturais são causados por Deus?

Até o próximo artigo!

Back To Top