FAÇA UM RECEPTOR PARA CONTROLE REMOTO INFRAVERMELHO DE 8 CANAIS – COM PIC 16F628A (REF132)

Quem não gosta da comodidade de apertar um simples botão do controle remoto para ligar algum aparelho? Que tal mais uma montagem, mas com 8 canais?

Esta versão usa o PIC16F628A, sendo que este PIC tem mais pinos (18), para obtermos os 8 canais desejados.
Diferentes das outras montagens, esta usa o protocolo ‘Sony’ de 12 bits para comandar o acionamento das cargas. Para testes, foi usado um controle universal _RCA _SystemLink_4, programado com o código ‘002’(Sony). Veja o esquema da montagem abaixo:

Segue basicamente os mesmos blocos de sáidas das montagens anteriores, usando um transistor para comandar um rele de 12 volts, cujos contatos irá acionar a carga desejada. Foi usado um receptor de sinais infravermelho TSOP 1550 (que estava disponível), mas poderá ser experimentado o uso de outros modelos. A fonte de alimentação deverá fornecer 5 volts para o PIC e 12 volts para os reles. O hobista poderá optar por usar um transformador de 12 volts com diodos retificadores, capacitores de filtros e um regulador 7805 para os 5 volts regulados ou ainda, usar um adaptador de parede de 12 volts, usando apenas um 7805 para derivar a alimentação do PIC.
Para programar as teclas, deverá ser apertado a tecla ‘PROG’ por 2 segundos, até que o led 1 comece a piscar. Em seguida, escolhemos a tecla que queremos memorizar e a apertamos. O led 2 passará a piscar. Escolha outra tecla e aperte, e faça isto sucessivamente até gravar as 8 teclas desejadas.
Quando for gravado as 8 teclas, todos os leds inicialmente se acenderão para indicar de devemos escolher o modo de operação de cada saída. Elas podem ser de acionamento momentãneo (modo ‘Pulso’) ou poderá ser de modo ligado com um toque e desligado com outro toque (modo de ‘Retenção’). Deixando apagado os leds, será modo ‘Retenção’e aceso será ‘Pulso’. Aperte cada tecla gravada para fazer esta escolha individual de modo de operação (cada aperto basculará a saída, ora acendendo ora apagando o led correspondente). Em seguida, para sair do modo de programação, aperte por 2 segundos o botão ‘PROG’ e solte-o quando apagar todos os leds acesos (obs. Caso tenha programado todos os canais para modo ‘retenção’ ou seja, com todos os leds apagados,então neste caso, deverá apertar o botão ‘prog’ até começar a piscar o primeiro led e mantenha apertado até parar de piscar, soltando imediatamente o botão, saindo assim, do modo de programação).
Após sair do modo de programação, faça uma verificação, apertando as teclas programadas e veja se estão correspondendo a programação desejada. Caso encontre algum erro, repita a programação quantas vezes for necessário, lembrando que tem que gravar todas as teclas primeiro para depois poder gravar o modo de operação (pulso ou retençao) de cada canal.
Obs. Esta montagem é de caráter didático, sendo realizada somente em placa de protoboard, sujeita a bugs ainda não observados. Esta sendo fornecido os arquivos que poderão ser alterados segundo a necessidade do hobista.

Segue pasta compactada com arquivo ‘C’ e Hex para esta montagem:

infra_sony_8canais

Manuais:
PIC16F628A
PROTOCOLO _SONY

Outros assuntos:
Por que se preocupar com a exposição ao sol?
A asa da borboleta
Poder criativo — “Aquele que fez o céu e a terra”
Fim do mundo — do que as pessoas têm mais medo
O quase indestrutível urso d’água
Monteverde — uma reserva natural nas nuvens
Fogos de artifício que encantam
“Nunca chove em Lima?”
A anaconda revela alguns dos seus segredos
Fogo! Que tipo de extintor usar?
Por que alguns cientistas acreditam em Deus
“Não se esqueça de levar o guarda-chuva!”

Orientações para uma vida melhor:
Por que continuar? Três razões para não desistir da vida
Qual é o sentido da vida?
“Tenho certeza de que existe um Criador”
A verdade sobre magia, encantamento e feitiçaria
Como posso causar uma boa impressão?
Transtornos de humor – Como obter alívio
Como resolver problemas no casamento
Aprenda a perdoar
Como lidar com os sogros
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!

27 comments on “FAÇA UM RECEPTOR PARA CONTROLE REMOTO INFRAVERMELHO DE 8 CANAIS – COM PIC 16F628A (REF132)

  1. Cláudio . Achei o problema era os controles depois que testei com um controle do som do carro deu certo valeu mesmo!

  2. Boa tarde Claudio, como vai tudo bem?
    Fiz a montagem no protolab,só que não funciona a memória das teclas do controle remoto.Quando vou fazer a programação dos controles, os leds chegam a acender e apagar um por um,até todos ficar acesos ao chegar o oitavo led,só que nao salva, fica só o led 1 piscando quando aperto qualquer tecla do controle.Tem como vc me ajudar?
    Fiz o seguinte; acionei o botão prog por 2 segundos, depois fui acionando cada tecla do controle remoto ate acender cada led na sequencia, quando chega no oitavo led, fica tudos leds acesos e nao funciona a opção retenção nem pulso,aí eu aciono outra vez o prog só o led 1 que acende ao apertar qualquer uma das teclas do controle,O que pode ter acontecido?Valeu!

    1. Olá Geraldo!
      Confira se segui os passos abaixo na programação:
      “Para programar as teclas, deverá ser apertado a tecla ‘PROG’ por 2 segundos, até que o led 1 comece a piscar. Em seguida, escolhemos a tecla que queremos memorizar e a apertamos. O led 2 passará a piscar. Escolha outra tecla e aperte, e faça isto sucessivamente até gravar as 8 teclas desejadas.
      Quando for gravado as 8 teclas, todos os leds inicialmente se acenderão para indicar de devemos escolher o modo de operação de cada saída. Elas podem ser de acionamento momentãneo (modo ‘Pulso’) ou poderá ser de modo ligado com um toque e desligado com outro toque (modo de ‘Retenção’). Deixando apagado os leds, será modo ‘Retenção’e aceso será ‘Pulso’. Aperte cada tecla gravada para fazer esta escolha individual de modo de operação (cada aperto basculará a saída, ora acendendo ora apagando o led correspondente). Em seguida, para sair do modo de programação, aperte por 2 segundos o botão ‘PROG’ e solte-o quando apagar todos os leds acesos (obs. Caso tenha programado todos os canais para modo ‘retenção’ ou seja, com todos os leds apagados,então neste caso, deverá apertar o botão ‘prog’ até começar a piscar o primeiro led e mantenha apertado até parar de piscar, soltando imediatamente o botão, saindo assim, do modo de programação).
      Após sair do modo de programação, faça uma verificação, apertando as teclas programadas e veja se estão correspondendo a programação desejada. Caso encontre algum erro, repita a programação quantas vezes for necessário, lembrando que tem que gravar todas as teclas primeiro para depois poder gravar o modo de operação (pulso ou retençao) de cada canal.”
      Cláudio

      1. Bom dia! Fiz todos os procedimentos. Realmente os leds piscaram na sequência de acordo como vc falou, o problema e quando vou programar a operação pulso ou retenção, só o led 1 que pisca e os outros continua e acesos e quando preciono o prog pra finalizar apagam e não todos e não memoriza.E quando eu aperto qualquer tecla só o led pisca. Será que pode ser os controles apesar que já testei vários modelos

    2. Esqueci de um outro detalhe, quando eu faço todos procedimentos de escolher as teclas e os leds piscarem até finalizar o 8 ficam aceso 7, O segundo não fica aceso. Ele só pisca quando vou fazer a sequencis de escolha da tecla do controle

    1. Olá Robson!
      Você poderá obter os componentes apenas vendo no esquema fornecido e fazendo uma lista.
      Mas para facilitar, segue os componentes e o que julgo que necessitará a mais para o sucesso da montagem.

      1 – microcontrolador PIC 16F628a
      1 – sensor infrared TSOP1550 ou similar
      1- ci regulador de tensão 7805
      8 – transistores BC548
      8 – Leds (escolha a cor)
      8 – diodos 1N4148
      8 – reles c/ bobina de 12 volts e contatos para 10 ou 15 Amp.
      8 – resistores de 4k7 1/8w
      8 – resistores de 470 ohms 1/8w
      2 – resistores de 100 ohms 1/8w
      2 – resistores de 10k 1/8w
      1 – resistores de 1k 1/8w
      1 – capacitores eletrolíticos de 470 uf/16v
      2 – capacitores eletrolíticos de 100 uf/16v
      1 – capacitor de poliester de 100 nF/100v
      1 – interruptor dactilar
      1 – soquete de 18 pinos para o pic
      1 – fonte de 110/220V para 12Volts CC
      1 – placa de circuito impresso virgem.
      solda para os componentes.
      fios diversos para as ligações.
      conector para entrada da fonte.
      percloreto de ferro para corrosão.
      ferro de solda de 30 watts.
      furador de circuito impresso.
      canetas para desenhar o circuito na placa de circuito impresso, ou usar um programa gerador de PCB (depois transferir para a placa com o método fotográfico ou o método via xerox com ferro de passar roupas).
      Um controle remoto no padrão Sony.
      conector para as saídas dos reles.
      caixa plástica para alojar a montagem.
      furadeira para realizar os furos dos leds e abertura para o sensor.
      broca no diametro dos leds.
      parafusos de fixação da placa na caixa.
      Um programador de pic comercial ou construir um.
      Bastante determinação para não desistir na metade….

      Cláudio

  3. Caro Renato.23 .Montei sua versão de CR de 13 canais e ficou o máximo.Porém necessito ajuda. Preciso adaptar seu projeto p/ uma saída só , mas uma outra entrada teria um botão que invertesse (toogle) essa mesma saída(funcionando c/ chave paralela).Estou tentando fazer sozinho mas tenho dificuldades p/ entender a lógica do programa.
    Se possível eu agradeço.
    Euri

  4. Prezados Claudio e Renato.23, parabéns pela excelente inicitiva!
    Montei e testei com o arquivo .hex, para controle NEC, que vocês forneceram e funcionou!
    Sou iniciante e preciso de suporte para personalizar este código para minha necessidade. Como converter esse código para plataforma microK?

    1. Olá Rbsouza!
      Tente obter ajuda em algum fórum do Mikroc. Eu não estou familiarizado com o Mikroc. Ou quem sabe alguém do blog possa ajudar.
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top