Workflows declarativos – Sharepoint

Quando se trata de desenvolver aplicações e customizações dentro do Sharepoint, surgem mais dúvidas do que soluções. Por se tratar de um modelo um pouco diferente do modelo convencional de desenvolvimento muitos podem ficar perdidos.

Este artigo procura trazer um pouco mais de luz sobre este assunto e indicar algumas referências que poderão facilitar a escolha da melhor solução .

Workflows

Utilizando o SharePoint Designer 2007 é muito simples desenhar workflows que realizem a atribuição de tarefas, coleta de informações verificação de valores em items de outras listas ou bibliotecas de documento.

Os workflows do Sharepoint Designer possuem as seguintes características:

  • Pode ser definido um Workflow por lista/biblioteca
  • Os workflows podem ser inicializados sempre que um item for adicionado a uma lista, sempre que um item for alterado em uma lista ou quando o usuário clicar no botão de iniciar o fluxo.
  • As ações e condições devem estar previamente configuradas no servidor que executa o SharePoint.

Exemplo do processo de criação de um workflow no Sharepoint Designer

Criar um novo workflow

Definir a lista/biblioteca associada ao workflow, bem como os eventos que irão ativar o fluxo

Associando o workflow a lista

Definir os critérios e ações a serem tomadas em cada uma das etapas.

Definir os critérios e ações

O Sharepoint Designer irá gerar alguns arquivos que especificarão o workflow que deverá ser executado. Por isso de o workflow ser chamado “declarativo”.

  • Arquivo .XOML gerado pelo wizard (telas acima) com as tarefas e etapas do fluxo.(XAML)
  • Arquivo .xoml.wfconfig.xml , contendo informações sobre lista associada, tipos de conteúdo utilizados e momentos de inicialização do fluxo. (XML)
  • Arquivo xoml.Rules, contendo as regras no formato que irão ser executadas pelo webservice do Sharepoint

Entretanto, a facilidade que existe em especificar o workflow utilizando o Sharepoint Designer, acaba quando precisamos realizar uma tarefa mais complexa ou diferente daquele padrão de tarefas pré-configuradas na plataforma.

Existem alguns pacotes disponíveis no site http://codeplex.com – (Procure por workflow actions) que permitem estender as funcionalidades do workflow gerado pelo Sharepoint Designer. No entanto, nem sempre iremos encontrar um pacote que realize exatamente aquilo que precisamos e nesse caso, teremos que partir para personalização de tarefas.

Neste caso, pode ser complicado para os desenvolvedores de primeira viagem saberem como publicar as suas ações customizadas ou até mesmo como construí-las.

Irei abordar sobre este tema em outros post’s….

Até breve

Tiago Larios

Back To Top