AEROMODELISMO – LOCALIZADOR DE AEROMODELO (LOST PLANE) – C/ PIC 12F675 (REF199)

Mais um simples recurso para localizar seus aeromodelos em caso de pane na transmissão…

A mais indesejada situação para um aeromodelista é quando ele vê seu aeromodelo se perder, sem controle. Este poderá cair sobre casas, arvores e muitas outras edificações de difícil visibilidade.
Uma indicação sonora, neste caso é bem-vinda, para encontrar o aeromodelo!
Pensando nisto, foi feita esta montagem, conforme esquema abaixo:

Com um pequeno pic de 8 pinos e um buzzer de 5 volts, podemos montar um circuito que detecta as variações do servo que seja mais usado, como o ‘leme’. Enquanto acontece variações, o buzzer se mantém desligado. Mas se não ocorrer mudanças no sinal do servo, o buzzer irá apitar. Infelizmente, isto pode ocorre com uma pane na transmissão ou o aeromodelo se afastar demais e ficar fora de alcance do transmissor. Nos modelos comerciais deste dispositivo, temos um tempo de aproximadamente 1 minuto sem sinal para começar a apitar o buzzer. Nesta montagem, após um tempo de 30 segundos, o buzzer irá apitar. Podemos alterar este tempo de 30 segundos, no arquivo C, conforme o desejo do usuário, para mais ou menos. Não esqueça de recompilar novamente o arquivo para obter o arquivo ‘.hex.’
Imagine que tenha este dispositivo no seu aeromodelo e este, por infelicidade, perdeu o sinal e se desgovernou, indo cair em algum lugar no local. Talvez no meio de um bosque, com arvores. Basta então procurar pelo apito e logo será encontrado o aeromodelo.
Para detectar as variações do sinal do servo, usamos o timer 1 para ler o tempo que a entrada fica em ‘1’. Este valor é comparado continuamente com uma leitura salva anteriormente. Se permanecer iguais ou bem próximo, dentro do valor da ‘tolerância’ para mais ou menos, então o contador de tempo não é recarregado, sendo que gradativamente ele chegará a zero, ocasião em que acionará o buzzer. Também, nesta ocasião será salvo a leitura atual para futura comparação.
Mas se a leitura do timer for acima ou abaixo do valor salvo, então ocorrerá uma carga de tempo. Esta carga atrasa a chegada a zero do contador e desliga o buzzer, se estiver ligado.
A alimentação poderá vir do próprio receptor. Se a tensão for superior a 5 volts, deverá ser usado um redutor de tensão do tipo LM78L05 para alimentar o circuito. No caso da alimentação do receptor for 6 volts, basta colocar um diodo de uso geral em série com a alimentação para obter 5,3 volts.
O sinal de entrada deve vir do servo ‘leme’ pois a sua atuação constante é um bom referencial para indicar o funcionamento correto.
Obs. Este arquivo é de natureza didática,sendo montado em placa de testes experimentais (tipo protoboard), estando sujeito a bugs ainda não observados. Está sendo fornecido os arquivos para compilador CCS C e XC8. Estes podem ser alterados conforme a necessidade dos hobistas.

Segue pasta com os arquivos desta montagem, compilados com opção em CCS C e XC8:

LOST_PLANE

Manuais:

PIC12F675

Curiosidades:
Muito mais rápido que um tiro!
A Vida — Teve um Criador?
Nos tempos bíblicos, como os rolos eram feitos e como eram usados?
As baleias estão aqui!
“Impossível!” — o que isso significa?
O “gênio esquecido” da Grã-Bretanha
O poder de Deus revelado nas estrelas

Outros assuntos:
Qual é o sentido da vida?
As experiências de quase morte são visões de outra vida?
O que é o inferno? É um lugar de tormento eterno?
Criação ou evolução? — Parte 1: Por que acreditar em Deus?
Como acabar com as brigas na família
Por que vale a pena ser honesto?
A Bíblia fala de casamento entre pessoas do mesmo sexo?
Leituras Bíblicas Dramatizadas
Vídeos Cristãos que Aumentam a Fé

3 comments on “AEROMODELISMO – LOCALIZADOR DE AEROMODELO (LOST PLANE) – C/ PIC 12F675 (REF199)

  1. Claudio .boa noite . Nao achei seu email de contato em seu blog por isso estou usando esta mensagem . Desejo que crie um codigo em ccs e acredito que pode realiza lo . Claro desejo remunera lo por isso . Pode entrar em contato pelo email de meu perfil? Muito obrigado.

  2. Muito bacana Claudio! Este mesmo projeto pode ser facilmente utilizado em Multirotores (Drones) em que além da análise de informações do sinal PPM ainda possa ser estabelecido um tempo máximo para disparo do alarme, normalmente 15 minutos visto que o tempo de um vôo de aeromodelo dura em média 10 minutos, outro problema que encontro, pelo menos no projeto que escrevi anteriormente é setar o oscilador interno do PIC para efetuar a captura correta do tempo do sinal PPM, vou testar o seu código! Grande abraço e parabéns pelo site! Espero que muitas pessoas tenham acesso as informações aqui apresentadas e possam obter o máximo de informação!

  3. Obrigado por mais este projeto Lários, agradeço também pela atenção em disponibilizar o mesmo projeto em dois compiladores C o CCS e o X8C. Show de bola!

Comments are closed.

Back To Top