RECEPTOR DE CONTROLE REMOTO INFRAVERMELHO (PROTOCOLO NEC) PWM – C/ PIC12F675 (REF211)

Usando seu controle de TV para algo mais…

Controlar dispositivos as distancia usando um controle remoto de TV pode ser muito interessante. Esta proposta de montagem permite obter 4 canais que podem ser programados para retenção ou pulso individualmente, além de mais um canal PWM, que produz uma tensão analógica entre 0 e 5 volts (em 64 passos) para controlar algum circuito integrado de som, ou mesmo, fazer um ‘dimmer’ usando um Mosfet (neste caso, pelo ‘duty cycle’).
Veja o esquema abaixo:

Após montar o circuito fisicamente em placa experimental ou circuito impresso, carregue o arquivo .hex no PIC12F675 antes de coloca-lo no circuito, usando um programador de PIC’s apropriado.
Alimente o circuito com as tensões requeridas no esquema e inicie a programação do modo de operação para os canais digitais, optando por modo pulso ou retenção individualmente. Siga os passos abaixo:

1) Aperte o botão ‘Prog’ por 2 segundos. Começará a piscar o led do canal 1 .

2) Aperte um botão do controle, da sua escolha, que deseje gravar na Eeprom, para comandar o canal 1. Ao ser aceito, apagará o led do canal 1 e começará a pisca o led do canal 2.

3) Aperte um outro botão do controle, para comandar o canal 2. Ao ser aceito, apagará o led do canal 2 e piscara o led do canal 3.

4) Aperte um outro botão do controle, para comandar o canal 3. Ao ser aceito, apagará o led do canal 3 e piscara o led do canal 4.

5) Novamente, aperte um outro botão do controle, para comandar o canal 4. Ao ser aceito, apagará o led do canal 4 e piscará o led do canal 5 (pwm).

6) Prossiga e aperte um outro botão do controle, para comandar o canal ‘PWM’ (canal 5). Ao ser aceito, piscará o led do canal 5 rapidamente. Salvará o botão ‘up’ (aumentar pwm).

7) E finalmente, aperte um outro botão do controle, para comandar o canal ‘PWM'(canal 5). Será salvo o botão ‘down’ (reduzir pwm).
Ao ser aceito, apagará o led do canal 5 e acenderá todos os leds de saída programados para pulso (situação inicial pós programação apenas).

Isto indica que entramos na programação do ‘modo de operação pulso ou retenção’:

Siga os seguintes passos para escolher entre atuação ‘Pulso’ ou ‘Retenção’:

1) Aperte um dos botões do controle que foi gravado. A cada aperto, o led do canal correspondente acenderá ou apagará. Deixando aceso será modo ‘pulso’ e deixando apagado será modo ‘retenção’ para este canal.

2) Repita com os todos os botões gravados para os canais 1,2,3 e 4. As teclas para modo pwm up e down não necessitam serem apertadas nesta fase.

3) Feito a gravação, aperte o botão ‘Prog’ por 2 segundos para sair do modo de programação. Ao sair, todos os leds piscarão momentaneamente, para indicar isto.

Uso desta montagem:
Ao apertar no controle remoto um botão previamente gravado, ele acionará uma das saídas, em modo pulso ou retenção, dependendo de como foi programado. Os reles devem ter condições de suportar as cargas de correntes em seus contatos. Poderá controlar 4 cargas diferentes, como ventiladores, abajures, luminárias em geral, bem como outros aparelhos eletrodomésticos.
A saída PWM poderá controlar um transistor MosFet para dimmer cc, ou uso junto a um circuito integrado TDA8199 para controle de volume. Use controle remoto com protocolo ‘NEC’ apenas ( da LG, Elsys, Semp ou use controle remoto universal). Outros protocolos provavelmente não irão funcionar.

Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter mais didático, montada apenas em placa experimental (do tipo Protoboard), sujeita a bug’s ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue abaixo uma pasta com os arquivos desta montagem, usando compilador C da CCS:

INFRANEC_PWM_FILES

Clique aqui para ver outras montagens com infravermelho, deste blog.

Manuais:
PIC12F675
Protocolo NEC

Curiosidades:
Alergia alimentar e intolerância alimentar — Qual a diferença?
Lições do passado – Ignaz Semmelweis
Ansiedade
A vida sem visão
A capacidade de cicatrização do corpo humano
O pescoço da formiga

Outros assuntos:
Como conversar sobre problemas
Um embriologista fala de sua fé
Como contribuir para a paz na família
Como ajudar seu filho a passar pela puberdade
Ouça Leituras Bíblicas Dramatizadas
Vídeo: ‘Eu estava cheio da minha vida’
Vídeo: Um novo começo
Ouça leitura da Bíblia dramatizadas

Até o próximo artigo!!!

3 comments on “RECEPTOR DE CONTROLE REMOTO INFRAVERMELHO (PROTOCOLO NEC) PWM – C/ PIC12F675 (REF211)

  1. bom dia claudio, tudo bem ? estou querendo instalar sistema solar e eólico aqui em casa ( energia limpa ), tenho 2 nobreaks usados sem baterias, uma bateria de 60ah automotiva e um carregador automático que uso para carregar essa bateria, mas por enquanto só quero manter essa bateria carregada apenas para quando faltar luz eu possa pelo menos ligar um ventilador( moro no RJ, muito calor ) e uma tv. aí que entra o problema com os nobreaks com ondas quadradas ,só posso usar pc e tv .já procurei muito na internet circuito de um inversor com onda senoidal pura de verdade (para não ter problemas com ventilador) e não achei, apenas com “senoidal modificada” . o projeto que mais gostei foi esse aqui https://www.youtube.com/watch?v=jJDLZz2XRaU que consigo regular a tensão de saída e é bem estabilizada pule para 16:58m até 19:20m , porém é com onda senoidal modificada e o transformador que ele usa é de fonte de pc e estou querendo usar os dos nobreaks( mais potente) . pelo que vi o pessoal falando que se consegue onda senoidal pura só com microcontrolador, achei esse projeto aqui https://www.youtube.com/watch?v=G20iJ8HYURY sendo que é vendido a R$399,00 e ainda não é completo. aí vim aqui para pedir a você para me ajudar. você faria esse circuito ,porém completo com a ponte H e tudo mais ? e podendo usar transformador de nobreak ? desculpe o tamanho do comentário .

    1. Olá Michael!
      Quanto ao comentário, por favor, fique a vontade até 20000 palavras que não tem problema. Aliás, eu prefiro comentários com bastante detalhes, para dar uma visão completa e com bastante links como você fez, para outros também compartilharem as descobertas. Quanto a construir um ‘no-break’ (inversor), isto exigiria mais conhecimento do que tenho. Corrente alternada e indutâncias sempre foram o meu fraco. Parece que é questão somente de acionar 1 ou 2 saídas e controlar um Mosfet ou dois, daqueles parrudos de potência. Mas tem muita coisa envolvida que poderá gerar decepção se não for bem calculado. Adaptações de transformadores podem não resultar exatamente no esperado. Poderá fazer experimentos com esquemas disponíveis na internet, alguns bens simples, sem microcontroladores. Para obter onda senoidal com pic, poderia ser usado o método do pwm, mas não saberia como calcular o transformador com este tipo de onda.
      Talvez até seja melhor obter algum produto comercial especifico para sua necessidade, no caso, acionar um ventilador com motor AC .
      Claudio

Comments are closed.

Back To Top