CONTROLE REMOTO PARA ROBOS DO TIPO “ESTEIRA” – COM PIC 12F675 (REF221)

Mais uma opção para controlar seus modelos com esteira …

Esta montagem é uma adaptação do artigo “FAÇA SEU AUTOMODELO RÁDIO CONTROLADO – COM PIC 12F675” para que possa ser usado com modelos que usam esteira. Veja com ficou o esquema vendo abaixo:

Nesta versão, bem simples, controla apenas uma ponte H dupla, sem mais nenhum botão ou controles adicionais ou seja, somente a tração. Ao invés de usar uma saída em ponte com transistores, desta vez foi optado usar um circuito integrado L293. Este permite usar motores de tração com voltagem de trabalho entre 4 a 36 volts e com corrente de trabalho por volta de 1 Ampere, conforme o sufixo do L293 (B,D,E).
Mas é muito importante ter um dissipador grande suficiente para não superaquecer em trabalho.
Quanto a frequência de trabalho, para teste usei um par de tx/rx de 433mhz. Mas para uso, o indicado é usar as faixas de frequências estabelecida para radio-controle, como 27 , 72 Mhz ou outras.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter mais didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a bug’s ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

CR_ESTEIRA_FILES

Manuais:
PIC 12F675
L293

Curiosidades:
Visite o maior mercado de peixes do mundo
A capacidade de armazenamento do DNA
Experimente! São flores de abobrinha!
Insetos comestíveis — uma refeição inesquecível
Lições aprendidas dos pigmeus

Outros assuntos:
O que faz alguém ser um bom pai ou uma boa mãe?
Como ser feliz no casamento?
Quando uma amizade se torna íntima demais
Como se livrar do ressentimento

Vídeos:
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
Quem é o Autor da Bíblia?
Será que é amor ou paixão?
Tenha mais paciência
Fale a verdade
Eu me cansei das religiões

Até o próximo artigo!

23 comments on “CONTROLE REMOTO PARA ROBOS DO TIPO “ESTEIRA” – COM PIC 12F675 (REF221)

  1. Olá Lários, primeiramente parabéns pelos projetos!
    Tenho uma dúvida, qual o potenciômetro duplo usar, você mencionou que seria igual os de videogames, mas que modelo?
    Att João

  2. olá é possivel fazer uma versao deste rx (esteira) para usar o tx do (controle remoto para uso em telecomando 4 servo e 4 botoes),usaria dois canais do servo para controlar,pois esse tx tem mais opçoes para controlar um pequeno braço robotico.

    1. Olá Morais!
      Por favor, me desculpe, mas eu não entendi exatamente o que você deseja. O ‘tx do controle remoto’ é algum dos posts anteriores? Se for, poderia dizer qual o tema do artigo ou o número de referência (refxxx)?
      Poderia descrever como atuaria o controle?
      Cláudio

      1. olá sou eu que peço desculpas ,pois nao expliquei coisa alguma !!!!
        o projeto (ref 153) (CONTROLE REMOTO PARA USO EM TELECOMANDO C/ SAÍDA P/ 4 SERVOS MAIS 4 BOTÕES – COM PIC 16F628A (REF 153).é um projeto que atende muitos requisitos , a ideia é usar esse tx e rx para controlar esses motores (esteiras), sendo que nao mexeria no projeto do tx e rx(ref153) ,apenas pegaria o rx do (ref 221) e adaptava para o comando ser feito por 2 canais de pulso (1 a 2ms) .os potenciometro do controle tx (ref153) ficam sempre no meio o rx (ref 153) entrega o sinal para o rx (ref221) ele entederia que os motores devem ficar parados ,o resto do funcionamento ja se conhece ,quanto mais se gira os potenciometro(analogicos de controle de ps2) mais os motores giram para esqueda ou direita.Simplificando a explicaçao o rx (ref 221) teria uma versao comandada por 2 pulso (1a2ms)

        1. Olá Morais!
          Bem, eu entendi em parte a sua explicação.
          Por exemplo:” a ideia é usar esse tx e rx para controlar esses motores (esteiras), sendo que nao mexeria no projeto do tx e rx(ref153) ,apenas pegaria o rx do (ref 221) e adaptava para o comando ser feito por 2 canais de pulso (1 a 2ms) .”
          Você sugere usar o esquema ref221 para acionar 2 servos ao invés de saídas pwm? Mas você diz que a “ideia é usar esse tx e rx”, no caso ref153? Estou um pouco confuso. Vamos fazer diferente? O que vai ter no tx? 1,2,3… potenciômetros? Serão centrados? Botões? O que se espera que faça nas saídas? Qual o pic que será usado no tx?
          No rx, que tipo de comando terá? Pwm para velocidade? quantos? Controlar servos? Quantos? Saídas para ligar algo mais? retenção? Pulso?
          Claudio

          1. a ideia é fazer esse pic 12f675 do receptor ref221 ser comandado por pulso 1a2ms e nao mais por RF ,o pino 7 e 4 (se for possivel) entrariam os pulsos (1a2ms). Os dados recebido pelo pino 7 controla M1 e os dados recebido pelo pino 4 controla o M2 (do mesmo jeito que esta no projeto).é apenas essa a alteraçao ,o l293 continua porque ele é o drive dos motores.Agora de onde viriam os pulso 1a2ms? viriam do projeto ref153,porque lar o receptor tem 4 saidas para servo,entao conectava 2 desse canais para comandar o 12f675 ref221.se caso ainda tiver meio mau explicado posso tranquilamente fazer um esquema .

          2. Olá Morais!
            Agora sim eu entendi o que você deseja fazer. Assim que tiver um tempo vou analisar a possibilidade disto.
            Obrigado pela sugestão.
            Cláudio

      2. Desde ja agradeço pelo blog,pois os projeto contido aqui buscam sempre a simplicidade de montagem ,valeu larios pela atençao.

  3. Oi Claudio larios, bom dia
    temos um trabalho em grupo para um curso que estamos fazendo, e nosso projeto eh fazer um robo de estera controlado via rf. esse projeto do sr funcionou bem pra nos, porem esta tendo um atraso no recebimento e queria ver se o sr nos ajuda, para q na logica o pic leia o potenciometro e faça acionamento da porta logica sem o uso do pwm. estudamos mt pouco de pic e queremos usar ele pq eh mais tranquilo de achar projetos na internet
    o sr. poderia nos ajudar por favor?
    obrigado

    1. Olá Marcio!
      O atraso se deve a velocidade baixa destes módulos de rf de 2000 bauds. Talvez usando um rx/tx de melhor qualidade, poderia ser aumentado a velocidade de transmissão do protocolo usado. Infelizmente, eu não estou conseguindo tempo para poder ajudar você e outros que estão também pedindo ajuda. Verifique na Internet que tem vários projetos desta natureza (veja também no YouTube).
      Cláudio

  4. Cláudio, bom dia!
    Me tire uma última dúvida por favor. Os dados no TX estão tendo um certo atraso para ser enviado, é normal? Ao mover o potenciômetro, demora cerca de quase 1 segundo + ou – para o RX receber. Mais uma vez agradeço!
    😀

    1. Olá Gerson!
      Sim, um certo atraso é normal, pois são enviados 5 bytes + start bit + delay entre transmissão. Cada bit transmitido dura 1,5 mseg. Um frame transmitido pode durar até 60 milisegundos. Mas se a recepção não for correta, por algum erro na transmissão ou ruído, pode demorar mais.
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top