DUAL_TERMOMETER – TERMÔMETRO DUPLO C/ PIC 16F676 E LM35 (REF272)

Quando duas temperaturas precisam ser supervisionadas…

Muitos tem em casa aqueles termômetros que indicam a temperatura interna da casa. E a temperatura externa? Gostaria de saber como está a temperatura externa também? Esta montagem permite isto, fazendo uso de 2 sensores LM35, posicionados um na parte externa e outro na parte interna da casa. Veja o esquema abaixo:

DUAL_TERMOMETER

O PIC 16F676 faz todo o trabalho árduo. Ele usa seus canais do conversor analógico/digital para ler os sensores de temperatura integrados conhecido como LM35. Estes fornecem 10 mV por grau centígrados na sua saída de forma direta. Como a faixa de operação proposta atinge temperaturas negativas (-50 a 150 °C), necessitou usar um diodo no terminal negativo destes sensores. A temperatura real é a subtração da tensão medida em um sensor menos a queda de tensão do diodo (0,5 volts). Como ruídos elétricos podem interferir nos fios dos sensores e causar instabilidade nas leituras, deverá ser usado um cabo blindado (com malha transada de preferência) com 3 condutores internos, para ligar o circuito com os sensores LM35. A malha deve ser ligada ao gnd do circuito. Procure usar o menor comprimento possível pois cabos longos pioram o problema de captação de ruídos. Deverão ficar longe de outros fios e cabos, como os de rede elétrica e internet, se possível em eletrodutos separados.
Após carregar o arquivo hex fornecido abaixo no PIC e monta-lo no circuito, devemos proceder o ajuste da tensão de referência do conversor analógico/digital. Para isto, alimente o circuito com uma fonte de 5 Volts bem regulada e ligue um voltímetro entre o gnd e o ponto de teste PT1. Ajuste o trimpot para marcar 2,00 Volts, ou o mais próximo disto. Para um ajuste mais fácil, utilize trimpot do tipo ‘Multivoltas’.
Caso não esteja visualizando nada no LCD, ajuste o trimpot do contraste junto ao pino 3 do LCD.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

DUAL TERMOMETER

Manuais:

PIC16F676
LM35

Curiosidades:
O sistema nervoso entérico: seu “segundo cérebro”
A pelagem da lontra-marinha
Outra prova de que a Bíblia é exata
Criaturas voadoras das profundezas
Barba bem feita

Outros assuntos:
Um engenheiro de software fala de sua fé
É importante dar tarefas aos filhos
Eu amava o beisebol mais do que tudo!
O que é o lago de fogo? É o mesmo que inferno ou Geena?
O que é a fera de sete cabeças de Apocalipse capítulo 13?

Vídeos:
Você Pode Ter uma Família Feliz!
“Para isto vim ao mundo”
Como a vida começou?
Celular e você: quem manda em quem?
Massimo Tistarelli: Um designer de robôs fala de sua fé
“Tenha a plena certeza de que Deus o fez Senhor e Cristo” — Parte 1
“Tenha a plena certeza de que Deus o fez Senhor e Cristo” — Parte 2
‘Não falhou nem uma única palavra’

Até o próximo artigo!

Back To Top