GALO ELETRÔNICO – C/ PIC12F675 (REF285)

Relembre o nostálgico canto do galo ao amanhecer…

Algumas pessoas que mudaram do campo para uma cidade tem saudades do tempo que o galo cantava ao amanhecer. Devido a falta de espaço e a correria da vida, dificilmente alguém ainda cria galos e galinhas. Esta montagem permite uma solução eletrônica para se sentir como estivesse no campo. Veja o esquema abaixo:

galo_eletr

O PIC 12f675 lê na EEprom 24C256 um arquivo com o som de um galo, gravado em 8 bits e taxa de amostragem de 17530 Hz.
Poderá ver mais detalhes sobre o processo de conversão de arquivos de sons para uso com PIC no tutorial ‘TUTORIAL II – CONVERTENDO ARQUIVOS DE SOM PARA 8 BITS P/ USO C/ MÓDULO DE FALA – COM APLICATIVO ‘GOLDWAVE’ (REF282)‘. As informações lidas na EEprom são convertidas para níveis elétricos de som por meio de um pseudo-PWM implementado por software na rotina gravada no PIC.
Para acionar a reprodução do som, foi usado um LDR (Light Dependent Resistor). A medida que o dia amanhece, o nível de iluminação natural aumenta até que dispare a reprodução. Temos um trimpot para realizar um ajuste fino. O sensor deverá ser colocado em local protegido e que receba apenas a luz natural. Isto evitará falsos disparos ocasionados por luz artificial (de iluminação publica, por exemplo).
Quando amanhece, o pino 4 passa a ter sua tensão aumentada até atingir o nível ‘1’ por volta de 1,2 Volts. Começa a reprodução da seguinte forma: A cada 15 segundos repete o canto do galo e após 5 cantos cessa a reprodução. Enquanto houve iluminação não cantará mais. Somente no amanhecer do dia seguinte se repetirá este ciclo.
O tempo entre cantos e o número de vezes que repete o canto podem ser alterados no programa C. Somente não esqueça de recompilar usando o CCS C Compiler 3.200 ou com versão mais recente. O circuito poderá ser alimentado com 4 pilhas AA de 1,5 Volts. Caso deseje também poderá optar por uma fonte convencional com transformador 9+9V no secundário e primário na tensão da rede local, retificadores, regulador de tensão 7805 e capacitores de filtros.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

GALO_ELETRONICO

Manuais:
PIC 12F675
LDR (SENSOR DE LUZ)

Curiosidades:
Canto do galo – vigília da noite
A rotina estressante dos médicos
Sua pele — uma “muralha”
Sabão — a “vacina caseira”
Sono: supérfluo ou necessário?
Um remédio prático para aliviar o estresse

Outros assuntos:
Como mostrar que valoriza seu cônjuge
Como ter um bom relacionamento com os sogros
Como acabar com a tática do silêncio
Lidar com dívidas

Vídeos:
O que é o Reino de Deus?
Você Pode Ter uma Família Feliz!
Deixei as armas para trás
Ler a Bíblia
Jeová vai ajudar você
Eles Amavam a Bíblia
“Tenha a plena certeza de que Deus o fez Senhor e Cristo” — Parte 1
“Tenha a plena certeza de que Deus o fez Senhor e Cristo” — Parte 2
Massimo Tistarelli: Um designer de robôs fala de sua fé
Vídeos Infantis com Pedrinho e a Sofia

Até o próximo artigo!

Back To Top