TEMPORIZADOR SEQUENCIAL PROGRAMÁVEL DE 7 CANAIS – C/ PIC 16F628A (REF287)

Temporize eventos em sequencia a um simples toque de ‘start’…

Alguns processos podem ser elaborados mediante o uso de vários temporizadores que são acionados em sequência. A proposta desta montagem é construir apenas um temporizador que tenha 7 saídas e que cada saída possa ser programada com tempo que ficará ligada. Ao apertar o botão de ‘Start’ será acionada a primeira saída por um tempo, depois a segunda, e assim sucessivamente até a última, encerrando o processo.
Veja o esquema abaixo:

Temporizador_Seq_prog_PNP

Temos 5 interruptores para o acionamento deste temporizador:
1)Reset- ao ser apertado levará o PIC a situação de reset, desligando qualquer anterior processo. Serve de ‘botão de emergência’.
2)Start- inicia o processo previamente gravado. Irá acionar o canal A, depois o B, etc. pelo tempo programado.
3)Sw_min- serve para ajustar os minutos em modo de programação. Ao apertar este botão, veremos os minutos incrementarem. Solte quando atingir o valor desejado ou de breve pulsos para o ajuste fino.
4)Sw_seg- serve para ajustar os segundos em modo de programação. Se comporta como o botão Sw_min mas altera os segundos apenas.
5)Sw_prog- ao ser pressionado entra em modo de programação do tempo dos canais. Começa com o canal ‘A’. Use Sw_min e Sw_seg para ajustar o tempo para este canal. Pressione novamente Sw_prog para passar para o próximo canal. Repita os ajustes com todos os canais até aparecer a mensagem: “Ajuste completado”.
Podemos programar até 59 minutos e 59 segundos em cada canal. O tempo mínimo é um segundo. Se for programado ’00:00′ em um canal, este será ‘pulado’. Assim, se quiser operar com 2 ou 3 saídas apenas, programe as saídas sem uso para ’00:00′.
Porque foi utilizado transistor do tipo PNP para acionar os relés?
Temos uma característica interessante no pino 2 (RA4) do PIC. Esta saída é open-colector e não fornece nível ‘1’, apenas nível ‘0’ ou alta impedância. Geralmente contornamos o problema usando um resistor de pull-up, mas no reset este resistor fará que a saída seja acionada por alguns milissegundos, com nível alto. Usando transistores PNP que necessitam de nível ‘0’ para acionarem, eliminamos o problema. Mas os relés necessitam ser de tensão 5 volts nos enrolamentos de suas bobinas.
Logo após um reset, os display mostrará o nome do aparelho e o blog. Em seguida mostrará a mensagem: ‘Aguardando Start’.
Se o botão ‘Start’ for pressionado, a mensagem para: ‘Sequenciando’ e vemos o canal no começo da segunda linha (uma letra de A a G) e o tempo restante em contagem decrescente.
Podemos pausar a contagem apertando de novo o botão ‘Start’. Ao fazer isto aparecerá a mensagem: ‘Ciclo Pausado’ e congelará a contagem. Outro aperto no botão retorna a mensagem: ‘Sequenciando…’ e recomeça a contagem.
Ao término do processo, aparecerá a mensagem: ‘Ciclo Finalizado’ por um tempo de visualização de 500 ms. Depois troca a mensagem para: ‘Aguardando Start’, com ’00:00′ na segunda linha.
A alimentação poderá ser obtida de fontes convencionais usando um transformador de 9+9 V no secundário e primário para a rede local. Use diodos retificadores, capacitores de filtro e um regulador 7805 para estabilizar a tensão em 5 Volts. Poderá ser usado fontes chaveadas que tenham uma saída de 5 Volts bem regulada.
Use relés com contatos que suportem a carga a ser acionada.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem postado em 08/05/2017:

SEQ_PROG

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem postado em 04/01/2021:

SEQ_PROG1 

Manuais:
16f628a datasheet

Curiosidades:
As incríveis andorinhas do Ártico
O fruto da Pollia e seu azul impressionante
Uma bicicleta que amola facas
O vinho, a madeira e a arte da tanoaria
O poderoso hipopótamo

Outros assuntos:
Você se exercita o suficiente?
A sua vida é corrida demais?
Quando os filhos saem de casa
Tentação
Um neurocientista fala de sua fé

Vídeos:
“Para isto vim ao mundo”
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
Quem é o Autor da Bíblia?
Será que é amor ou paixão?
Como a vida começou?
Eu me cansei das religiões
Irene Hof Laurenceau: Uma cirurgiã ortopédica fala de sua fé
Vídeos do Pedrinho e da Sofia

Até o próximo artigo!

Back To Top