CANÁRIO ELETRÔNICO – C/ PIC 16F628A E FLASH 25Q64FV (REF302)

Relaxe ouvindo um dos melhores sons da natureza…

Com a melhoria na capacidade de armazenamento das memórias flash é possível gravar e reproduzir, os mais variados sons. Esta montagem tratará da confecção de um canário eletrônico. Vamos focar na parte eletrônica, sendo que a montagem física ficará por conta da preferência e da criatividade de cada hobista. Veja o esquema abaixo:

Utilizamos um PIC 16F628A para ler a memória flash e reproduzir seu conteúdo por meio do módulo interno CCP (que tem um PWM disponível de 10 bits). A memória usada, uma 25Q64FV tem capacidade de 8 Mbytes. Ela foi aproveitada de placa de sucata de NoteBooks. Pode ser encontrada também em placas de roteadores e tv a cabo. Como seu encapsulamento é para SMD (montagem superficial) o seu uso em placa experimental (BreadBoard) se torna um pouco mais complicado. Poderia ser usado aquelas placas adaptadoras de SMD para DIP. Mas no meu caso, usei um soquete de chip DIP com 8 pinos e soldei cuidadosamente as pernas da 25Q64FV neste soquete, com ajuda de pequenos fios de cobre. Precisei usar um lente de aumento para conseguir fazer isto!
A saída de som não é crítica, podendo ser feita com transistores BC548/558 ou usar um circuito integrado como o LM386 ou similar. O ajuste de volume pode ser acrescentado, se achar necessário. Nas pasta zipada com os arquivos desta montagem tem duas opções, sendo uma a transistor e a outra com o LM386.
A alimentação pode ser feita com 4 pilhas AA. Como o PIC trabalha com 5 Volts e a flash com 3 Volts, precisamos obter estas tensões a partir dos 6 Volts das pilhas. Pode ser usado um circuito integrado regulador de 3,3 Volts ou simplesmente colocar 3 diodos 1N4148 em série, para reduzir a tensão de 5 para 3 Volts. Um pequeno alto-falante basta para reproduzir corretamente o som. Poderá aproveitar aqueles modelos usados em rádios portáteis.
Caso queira tornar a montagem mais atraente, poderá esconder toda a eletrônica debaixo de uma gaiola decorativa. Esta poderá até ter um passarinho artificial em seu interior. Veja a sugestão abaixo:

.

Caso queira mudar o canto, para outro tipo de pássaro, terá que refazer todo o conteúdo deste arquivo da flash. O artigo ‘TUTORIAL III – CONVERTENDO ARQUIVOS DE SOM PARA 8 BITS P/ USO C/ MÓDULO DE FALA – COM APLICATIVO ‘BTC SOUND ENCODER 3.0’ (REF288)‘ dá um ideia de como fazer isto.
Para gravar o PIC poderá usar um simples JDM ou adquirir um programador comercial como o PicKit2 ou 3.
Para gravar a flash 25Q64FV terá que usar um programador de Bios comercial. Poderá também usar uma opção mais barata, desde que seu PC tenha porta paralela e esteja rodando um Windows XP ou anterior. Poderá ver este programador no site ‘Rayer’s Homepage”, no artigo SPIPGM 2.26 e esquema elétrico.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

CANARIO_ELETRONICO

Segue um vídeo caseiro com a montagem na placa de BreadBoard:

Manuais:
16F628A datasheet
25Q64FV datasheet
LM386 datasheet

Curiosidades:
Alergia ou intolerância alimentar – qual a diferença?
Depressão em adolescentes
Controle seu peso

Outros assuntos:
Uso de bebidas alcoólicas – conceito da Bíblia
A jogatina – o que é?
Deus condena o fumo?
Pornografia – inofensiva ou mortífera?

Vídeos:
Imagine-se no Paraíso
Quer ouvir uma boa notícia?
O que é o Reino de Deus?
Você pode ter uma família feliz

Até o próximo artigo!

4 comments on “CANÁRIO ELETRÔNICO – C/ PIC 16F628A E FLASH 25Q64FV (REF302)

  1. Bom dia amigo, estava olhando essa memoria ai 25q64 e nao vi onde conseguir ela, ao desmontar alguns hd que tenho encontrei as Pm25w020, 25fw406a e outras de 8 pernas.
    Essas memorias poder ser usadas no mesmo projetos e outros futuros? Pois tenha uns 20 hds com defeitos que eu poderia utilizar essas memorias.

    1. Olá Cpexpert2!
      Infelizmente não conheço a capacidade destas memórias, nem se são I2C ou SPI. Tente encontrar o datasheet delas. Daí dará para te dar uma resposta.

      Cláudio

        1. Olá cpexpert2!
          Use a memória indicada no artigo, a W25Q64FV cuja tensão de trabalho é 3 Volts. A W25Q64FW não é compatível por trabalhar com 1,8 Volts, apesar de ser idêntica na funcionalidade. Fique atento a este fato antes de adquirir memórias para suas experiências. No final dos datasheets geralmente mostram o significado dos números e letras que compõem a identificação da memória (veja a pagina 86 do datasheet da W25Q64FV).

Comments are closed.

Back To Top