TERMÔMETRO FALANTE P/ CEGOS – C/ PIC 16F628A E FLASH 25Q16 (REF303)

Ouça a temperatura a um toque de botão…

Esta montagem visa ajudar pessoas com problema de visão pois permite que a temperatura seja ‘ouvida’ ao invés de ‘visualizada’ em um display. Veja o esquema abaixo:

Para facilitar o programa, foi usado um circuito integrado sensor de temperatura chamado de DS18B20 da Maxim. Ele funciona através do protocolo de comunicação 1-Wire.
A memória que guarda os sons gravados foi obtida de sucata de roteador ( também em Bios de NoteBook). É uma 25Q16 de 2 MBytes (8 Mbit). Ela é similar a 25L1606E e pode ser usada para substituir a 25Q16. A maior dificuldade além de conseguir esta memória é grava-la. Terá que usar um gravador de Bios comercial, ou usar o programa SPIPGM 2.26 encontrado no site Rayer’s HomePage. Mas necessitará usar um PC que ainda tenha porta paralela e estar rodando um Windows mais antigo como o XP. A memória deverá ser carregada com o arquivo contido na pasta ‘flash_file’ dentro da pasta principal com os arquivos desta montagem. Esta pasta zipada foi nomeada de ‘termometro_falante.zip’ e pode ser baixada no link no final deste artigo.
No pino 4 do PIC temos um interruptor (‘ouvir’) que ao ser apertado inicia a reprodução do som referente a temperatura atual do sensor DS 18B20. No pino 6 do PIC temos outro interruptor cujo objetivo é selecionar entre modo automático ou manual. No modo automático, teremos uma leitura reproduzida a cada 15 segundos continuamente. No modo manual, somente haverá reprodução ao apertar a tecla ‘ouvir’.
A saída de som é simplificada com 3 transistores comuns ( de uso geral). Caso deseje, poderá colocar um potenciômetro de ajuste de volume, mas acredito que seja desnecessário.
A alimentação pode ser feita com 4 pilhas, conforme o esquema, ou usando um adaptador de parede com saída de 6 Volts CC.
A faixa de operação desta montagem é a mesma do DS 18B20: de -55ºC a +125ºC. Portanto, terá um leque grande de aplicação, como ver a temperatura corporal, temperatura ambiente, etc.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

termometro_falante

Segue um vídeo caseiro com a montagem em BreadBoard:

Manuais:
DS 18B20 datasheet
PIC16F628A datasheet
flash 25Q16 datasheet
SPIPGM programador de Bios (software)
Programador SPIPGM (hardware)

Curiosidades:
Glaucoma — distúrbio que provoca perda da visão
Você tem daltonismo?
Pontos que flutuam diante dos olhos?
Como conviver com a esclerose múltipla
Acidente de automóvel: ‘Só acontece com os outros’?

Outros assuntos:
Tragédias – O que fazer quando sua vida esta em risco?
O que eu preciso saber sobre abuso sexual – parte 2
Quando seu filho tem uma deficiência
O que você deve saber sobre transtornos mentais

Vídeos:
O que acontece quando morremos?
Por que Deus criou a Terra?
“Quem está do lado de Jeová?”
Você Pode Ter uma Família Feliz!

Até o próximo artigo!

One comment on “TERMÔMETRO FALANTE P/ CEGOS – C/ PIC 16F628A E FLASH 25Q16 (REF303)

  1. Mais um grande projeto. Muito bom Lários. Eu ainda estou engatinhando, estou sofrendo aqui pra fazer um relógio com o PIC16F628a e display de LCD por polling, interrupção ainda estou quebrando a cabeça pra entender hehehe

Comments are closed.

Back To Top