PLACAR ELETRÔNICO – C/ PIC 16F628A (REF310)

Faça um placar eletrônico para suas atividades esportivas…

A proposta desta montagem é construir um simples indicador de pontos usando 4 displays de 7 seguimentos. Dependendo do uso, poderá optar por adquirir aqueles modelos maiores de display, para se obter uma melhor visibilidade a distância.
Veja o esquema abaixo:

Uma breve olhada no esquema revela o componente principal, um PIC 16F628A para multiplexar 4 displays de 7 seguimentos. Temos 2 displays para a marcação dos pontos do time “A” e 2 para o time “B”. Temos 2 interruptores de pressão para ajustar os pontos no placar, sendo um para incrementar e outro para decrementar. O interruptor “SEL” seleciona qual par de display que será incrementado ou decrementado. E para zerar o placar, use o interruptor “ZERAR”. Como o circuito tem apenas a unidade e a dezena, logicamente a marcação terá como máximo 99 pontos por time.
As modificações no placar são salvas na EEprom interna do PIC. Toda vez que o equipamento é ligado, ocorre o retorno desses valores gravados na EEprom para os displays. Isto é interessante na situação de ocorrer uma queda temporária no fornecimento de energia da rede elétrica. Não será perdido os valores dos displays quando normalizar o fornecimento de energia.
Na pasta de arquivos da montagem temos 2 arquivos HEX, sendo um para opção de montar com displays do tipo ânodo comum e outro para cátodo comum. Use o esquema apropriado para o tipo de display.
Para aumentar o brilho dos displays poderá alterar os valores dos resistores dos seguimentos. Estes podem até ser eliminados para se obter o brilho máximo com a corrente limite do port do PIC (por volta de 25 mA). Use displays com alto brilho.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue abaixo uma pasta zipada com os arquivos desta montagem:

PLACAR_ELETRONICO

Manuais:
PIC16F628A DATASHEET

Curiosidades:
Esportes da antiguidade e a importância de vencer
Caçadores de aventuras: por que essa atração fatal?
Quatro perguntas importantes sobre redes sociais
Tomar chá à moda chinesa

Outros assuntos:
Preciso escolher melhor meus amigos?
Eu tinha pavio curto
Eu amava o beisebol mais do que tudo!
A atitude faz a diferença
O que você deve saber sobre transtornos mentais

Vídeos:
As maravilhas da criação revela a glória de Deus – Padrões
Perdoem uns aos outros
O que acontece quando morremos?
Por que Deus criou a Terra?

Até o próximo artigo!

10 comments on “PLACAR ELETRÔNICO – C/ PIC 16F628A (REF310)

  1. Boa tarde, Cláudio

    Estou com um problema. Eu montei esse projeto, fiz frente e verso, na frente os 4 displays maiores e no verso 4 displays menores em paralelo com os maiores. Acontece que só acende os menores, os maiores só acendem se eu desconectar os menores. O que pode ser?

    1. Olá Rogersrms!
      Poderá ligar os ânodos/cátodos juntos (A0 da frente com o A0 de trás, idem para os outros) mas nos seguimentos use resistores separados, sendo 7 resistores originais para os displays da frente (p.ex.) e 7 adicionais para os displays de trás. Não ligue direto os seguimento “a….g” da frente com os “a….g” de trás, pois do contrário, o led do seguimento que tiver menor queda de tensão irá acender e o outro não.

  2. Boa tarde, Cláudio.
    Tenho uma dúvida. Pra mudar o par de display usei um push button. Só que não basta apertar uma vez para mudar o par, tenho que segurar o botão e apertar o botão de incrementar. O certo nesse caso seria usar um botão com trava?

  3. Boa tarde! Montei esse circuito porém esqueci ligar os resistores de 4k7 nos pinos 1, 2, 17, e 18. O display ficava marcando 00 e não saía disso. Será que posso ter queimado o pic?

    1. Olá rogersrms!
      Quando você diz que esqueceu de colocar os resistores quer dizer: “liguei direto do pic a base do transistor”. No caso de estar usando displays de ânodo comum não tem problema a falta deles pois o transistor está configurado como seguidor de emissor. Com display do tipo cátodo comum, irá circular uma corrente elevada até a limitação interna do pic acionar por volta de 25 mA. Mas acredito que não tenha queimado o pic se for somente por isto. Coloque os resistores e tente gravar o hex novamente no pic. Se não funcionar troque o pic.

      1. Vou regravar pra ver se dá certo. Aproveitando, poderia fazer um cronômetro regressivo de 30 segundos que ao zerar emite um bip?

        1. Eu regravei e funcionou, muito obrigado. Só uma dúvida, eu vou montar um painel com frente e verso ou seja, vou usar o dobro de displays. Acontece que me venderam 4 displays com anodo comum e 4 com catodo comum. é possível misturar?

          1. Olá Rogersrms!
            Que bom que conseguiu gravar. Infelizmente não da para misturar: ou tudo ânodo ou tudo cátodo. Troque na loja que adquiriu ou então compre mais 4 do tipo que deseja usar.

Comments are closed.

Back To Top