A estratégia BI da Microsoft

A Microsoft Corporation, frequentemente abreviada como MS, é a uma empresa multi-nacional de softwares dos EUA, sendo a maior do mundo neste ramo. Popular pelo fornecimento dos sistemas operacionais Windows e da plataforma Microsoft Office, a empresa também fornece soluções para BI.

A solução de BI fornecida pela empresa, utiliza o conceito de três camadas: armazenamento de dados, relatórios e análise e gerenciamento de desempenho.

Entre os produtos oferecidos pela empresa estão:

  • MS SQL Server 2005 – Repositório de dados robusto e escalonável que permite a montagem da base do Data Warehouse corporativo. Possui ferramentas gráficas para a modelagem e manutenção da estrutura do BI.
  • MS SQL Server 2005 Integration services – Ferramenta capaz de reunir dados de fontes distintas.Criado para funcionar em ambientes heterogêneos com fonte de dados distintas. Trata-se de uma ferramenta de ETL.
  • MS SQL Server 2005 Analysis services – Proporciona uma visão unificada e integrada dos negócios. Permite que usuários façam o uso de ferramentas OLAP, definam indicadores de performance (KPIs). Permite ampla integração com a plataforma Ms Office, facilitando o uso em ambientes já conhecidos pelos usuários. Também o serviço implementa conceitos de mineração de dados.
    Dentre as possíveis análises que a ferramenta realiza, estão:

    o Recomendação de produtos que podem ser vendidos em conjunto. Determina combinações de sucesso para as vendas.
    o Cria relatórios demonstrando clientes que apresentam riscos de cancelar os serviços.
    o Define segmentos de marketing onde há tendência de maior sucesso nas campanhas.
    o Previsão de vendas e estoques, ajuda a entender como os dois estão inter-relacionados.
    o Ajuda a entender o consumidor, por analisar seus padrões de comportamento e preferências.
    o Determinar como os usuários do website usam o sistema e identificar seus padrões de comportamento.
    o Aumento da eficiência nas campanhas de marketing por determinar de maneira mais apropriada o público alvo.
    o Identificar anomalias nos dados que se encontram no data warehouse.
    o Analisar respostas(texto) de empregados e clientes, para encontrar temas e tendências em comum.

  • MS SQL Server 2005 Report services – Ferramenta de consulta e relatórios. que permite encontrar e publicar dados. Permite a geração de relatórios em uma vasta gama de formatos, permitindo a interação do usuário para obter mais ou menos detalhes. Permite que os usuários criem os seus próprios relatórios por meio de uma interface amigável. Por meio de integrações com o Ms Sharepoint, é possível realizar a publicação e discussão de relatórios com outros usuários.
  • MS Office Excel 2007 – Ferramenta de planilha de dados, permite a elaboração de tabelas dinâmicas, gráficos, funcionalidades de análise, integração com SQL Server segura e intuitiva.
  • MS Excel Services – Este serviço, permite a publicação de análises e planilhas elaboradas sobre o Excel. Permite a montagem e elaboração de dashboards, bem como a manipulação dos dados via web, como se estivesse dentro da aplicação do Excel.
  • PerformancePoint – Permite a elaboração de scorecards, painéis e indicadores de performance. Também, é possível identificar tendências, oportunidades, ameaças por meio de análise aos dados corporativos. Ajuda a realizar o planejamento de orçamentos e previsões de negócios.
  • API – Plataforma permite a extensão de funcionalidades, por meio do uso de suas API’s (Interface de programação de aplicativo).

A empresa possui uma grande quantidade de recursos técnicos, como versões de demonstração, paper’s explicativos, material com exemplos de customização, blog’s sobre os produtos, laboratórios virtuais sobre as ferramentas, webcasts com apresentações sobre as ferramentas etc. Isto facilita muito a vida das equipes que: irão tomar a decisão, implantar e dar suporte aos usuários do produto.

Fonte:http://www.microsoft.com/brasil/servidores/bi/
http://www.microsoft.com/bi

Back To Top