AVISO DE FALTA DE ENERGIA NA REDE POR SMS – C/ SIM800L E PIC16F628A (REF321)

Preocupado com perda de alimentos por falta de energia elétrica?

Muitos comerciantes vão para casa preocupados com alimentos perecíveis guardados em grandes freezers. Isto porque é muito comum ocorrer falta de energia elétrica, em especial, quando se fazem manutenções na rede elétrica ou por acidentes com as linhas de transmissão. O objetivo desta montagem é justamente avisar esta condição de falta de energia diretamente no celular do comerciante, logo no começo do problema. Desta forma ele terá tempo suficiente para tomar providências, como ligar um gerador de eletricidade ou remover o material para uma outra localidade que ainda tenha energia elétrica.
Veja o esquema abaixo:

O sistema é baseado em um módulo GSM conhecido como SIM800L, de baixo custo. Ele funciona colocando um cartão SIM previamente registrado na sua operadora e com créditos. Com ajuda de um microcontrolador é possível facilmente enviar comandos do tipo AT para realizar a maioria das operações comuns em um celular típico. Usa-se a comunicação serial do PIC, trabalhando a 9600 bauds, 8 bits, sem paridade, 1 bit de parada. Atenção especial deve ser tomada com a tensão de alimentação deste módulo, que deve ficar entre 3,4V a 4,4V (típico 4V).
Nesta montagem, estamos apenas enviando um SMS para um número telefônico, previamente declarado no programa C do PIC. Uma breve mensagem já é suficiente para o interessado tomar as medidas necessárias. Ela é disparada quando falta tensão no pino 1 do PIC. O número escolhido é digitado diretamente no programa C e depois compilado. Isto foi feito para simplificar a montagem. Antes de usar, você deverá alterar este número telefônico no programa ‘C’ e depois recompilar usando o CCS C Compiler. Lembre que este número é o que receberá o SMS, ou seja, o seu celular. O novo arquivo .Hex obtido nesta recompilação é que será usado para carregar o PIC. Use um programador de PIC de sua preferência (como JDM, PICKIT2,etc).
Quando falta energia por mais de 15 segundos, será disparada a mensagem para indicar a falta de energia na rede. Mas quando ela retornar também será enviado uma mensagem, mas agora para indicar que voltou a energia elétrica. O circuito tem que ter uma bateria de 12 Volts e 7 Amperes para fornecer a alimentação na ocasião da falta de energia.
Quando se liga a alimentação do módulo, o led monitor irá piscar a cada segundo na fase de procura de rede ou em caso de erro, como a falta do cartão SIM. Mas depois de uns 10 segundos, se tudo estiver ‘OK’, irá piscar a cada 3 segundos e deverá se manter assim.
Nota: O programa foi mantido o mais simples possível, sem uso de respostas do módulo para o PIC, mas apenas transmissão de comandos do PIC para o módulo. Este é o começo de testes com este tipo de módulo, portanto ainda não tenho ‘know-how’ para responder perguntas que venham a surgir deste componente. Mas a leitura do seu datasheet poderá ajuda-lo a se familiarizar com os comandos ‘AT’ empregados na comunicação com o mundo externo.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

SIM800L_ENERGY_SENSOR

Manuais:
PIC16F628A datasheet
SIM800L datasheet

Curiosidades:
O faro do cachorro
Anemias – Causas, sintomas e tratamentos
As manobras impressionantes da mosca-das-frutas
A nadadeira da baleia-corcunda
Plantas com habilidade matemática
O coletor solar da asa de borboleta

Outros assuntos:
Como manter as pazes com seus parentes
O casamento é apenas um compromisso formal?
Quando os filhos saem de casa
Como parar de discutir

Vídeos:
Por que existe tanto sofrimento?
Quer ouvir uma boa notícia?
O que é o Reino de Deus?
Você Pode Ter uma Família Feliz!
‘Não falhou nem uma única palavra’

Até o próximo artigo!

Back To Top