COMPILE SEUS PROGRAMAS P/ PIC OU AVR – USANDO O MESMO COMPILADOR (REF330)

Procurando um compilador fácil de usar e ainda gratuito?…

Pesquisando em sites da internet, procurando por compiladores gratuitos, eu me deparei com este ambiente de programação: Great Cow Basic.
A primeira vista o nome pode parecer um tanto estranho para um compilador, em especial quando vemos o ícone de uma “vaca” no atalho do programa.
Mas acredite! Sua funcionalidade não perde em nada para muitos compiladores conhecidos.
A linguagem de programação deste compilador é o Basic. Trata-se de uma linguagem bem simples e intuitiva. Quem está acostumado com linguagem “C” não terá muitas dificuldades em replicar comandos em Basic.
O ambiente de programação pode ser baixado do site ‘Great Cow Basic’ e facilmente instalado em seu PC.
Veja na figura abaixo a aparência deste ambiente de programação:

Note que um programa bem simples foi aberto como exemplo: Um pisca led.
Fixe a sua atenção na parte do programa em que está escrito:
‘ —– Configuration
#chip 16f877a ‘Make into a comment to use the AVR chipset
‘ #chip mega328 ‘Uncomment to simply use the AVR chipset

Você percebeu algo importante?
Isso mesmo. Segundo o manual de uso, o compilador suporta todos os microcontroladores PIC’S de 8 bits da família 10, 12, 16 e 18 e toda a família de microcontroladores Atmel Avr de 8 bits.
Basta declarar o modelo de microcontrolador usando a declaração “#chip xxxxx”e todo o serviço pesado de configurações será feito pelo compilador!
Desta forma, fica muito mais fácil migrar um programa de um PIC para Avr e vice-versa.
Quem é iniciante em programação terá muita facilidade em programar neste compilador, bastando se basear nos vários exemplos disponíveis no próprio ambiente. Para isto, basta clicar na tecla ‘view demos’ para abrir um browser com vários exemplos. Podemos então usar a função de copiar (Control+C) e colar (Control+V) para obter porções de código que nos sejam úteis em um novo programa.
O ambiente conta uma vasta biblioteca de arquivos ‘includes’ para conectar e gerenciar muitíssimos componentes como relógios, sensores de pressão atmosférica, sensores de inclinação, sensores de temperatura, displays gráficos, sensores de toque, sensores ultrassônicos, Nextion GLCD, etc.
Apesar de ser um código aberto, conta com uma equipe que faz constante manutenção no programa, gerando novas versões de atualizações e aprimoramentos. Qualquer programador pode colaborar enviando sugestões ou mesmo arquivos ‘includes’ com novas funcionalidades.
Em caso de duvidas, você conta com um Forum que lhe fornecerá suporte técnico, bem como dicas de outros usuários.
Um detalhe importante para quem gosta de programação com interface gráfica: já na instalação haverá uma opção para ambiente gráfico de programação.
Ela funciona de forma ainda mais simples, onde o programador arrasta e solta ícones com funções como ‘if’,’while’, ‘for’, etc. Vale a pena conferir!
Para fins de teste rápido, disponibilizamos um programa para produzir som de sirene em um disco piezo elétrico baseado em um exemplo ‘demo’. Ele mostra a portabilidade entre famílias pois tem o mesmo programa para um PIC 12F675 e outro para o ATMEGA8. Observe que foi alterado APENAS o chip no cabeçalho e o pino de saída.
Poderá conferir estes arquivos na pasta zipada abaixo:

SIRENE_GCB

No YouTube você poderá encontrar bastante material explicativo de como instalar o aplicativo, como configurar seu programador para operar junto ao ambiente de programação, exemplos de uso, interligar com Arduino, com Display Nextion GLCD, etc. Tem realmente muita coisa interessante para ser vista e analisada.

Manuais:

Documentação do Great Cow Basic (on line)
Documentação do Great Cow Basic (pdf)
Forum GCB
Vídeo: Comparação de velocidade entre Arduino e Great Cow Basic (english)

Curiosidades:
abelha versus computador
O relógio das abelhas
Os dentes do ouriço-do-mar
O favo de mel
As asas da libélula

Outros assuntos:
Como lidar com o estresse
Ter autocontrole faz bem
Nossa segurança está ameaçada
Será que temos data marcada para morrer?

Vídeos:
Teve um Projeto? O voo da abelha mamangava
Porque existe tanto sofrimento?
Vídeo Clip – Nunca estou só
Vídeo Clip – Na frente dos meu olhos
Como a vida começou
As maravilhas da criação revelam a glória de Deus – A água
Deixe a tristeza de lado
Eu me cansei das religiões

Até o próximo artigo!

7 comments on “COMPILE SEUS PROGRAMAS P/ PIC OU AVR – USANDO O MESMO COMPILADOR (REF330)

  1. Boa noite Cláudio tudo bem.
    Seria possível substituir o 12f675 no artigo inversor de voltagem 60hz pelo 12c509

      1. Você sabe que o 12C509 é OTP (programa uma vez somente e se sair errado você joga o chip fora)? Você pode até tentar alterar o chip no programa “C” para 12c509, também alterar o endereço de alguns registradores que são diferentes em relação ao 12F675. E não esqueça de alterar a palavra de configuração. Depois compile.
        Mas você tem que rodar o programa em um simulador e testar muito bem o programa antes de passar para o chip. Qualquer erro no programa e você perde o chip (pois não tem como regravar). Antigamente se comprava a versão com apagamento por ultravioleta (12ce509 janelado) para fazer todos os testes antes de passar para os chips OTP.
        Mas pelo preço deles em relação ao 12F675, creio que não valha a pena o trabalho extra.

  2. Gostei muito, mais espero que vc não abandone o CCS compiler pois uso ele a muito tempo
    e fiquei tão contente quando vc começou a usar tambem, tem uns codigos em assembly que eu desejaria portar , para C mais não consigo por não conhecer o assembly, da uma tristeza tão grande rsrs

  3. oi Lario parabéns pela publicação desta ferramenta tão util, melhor ainda gratuita. embora conheço pouco de programação, mas ja usei o basic em outras plantaformas de desenvolvimento, linguagem fácil. obrigado mesmo!! abraço

Comments are closed.

Back To Top