CONTROL_TESTER1 – UMA SIMPLES OPÇÃO PARA TESTAR CONTROLES REMOTOS COM HT6P20B

Já ficou curioso de saber qual é o código de um determinado controle remoto? Ou ainda, gostaria simplesmente de saber se ele está transmitindo corretamente? Eis aqui uma solução bem simples. Apresento o CONTROL_TESTER1!!!

Veja o esquema abaixo:

Com ajuda de um LCD e um AT89C2051, mais um receptor miniatura de RF na frequencia de 433mhz (ou outra), é possivel receber e ler o código enviado por um transmissor de controle remoto que opere com ci HT6P20B. Após ser ligado, aparecerá o nome do aparelho e em seguida ficará aguardando uma transmissão. Ao receber, apresentará na segunda linha do LCD, um numero com 6 digitos, correspondentes aos 24 bits uteis de endereço + dado enviados pelo HT6P20B. Estes números estão em formato hexadecimal, sendo o a mais esquerda, o nible mais significativo.

Exemplo: Código recebido foi : 123456

Sendo:
1= d23,d22,a21,a20
2= a19…a16
3= a15…a12
4= a11…a8
5= a7 …a4
6= a3 …a0

Nota-se que, ao apertar um botão e depois o outro, mudará o numero mais significativo, correspondendo assim a tecla acionada (d23,d22).
O anticode no final da transmissão é desprezado, não sendo mostrado.
A montagem pode ser alimentada por uma fonte externa de 5volts, ou um arranjo de 4 pilhas de 1,5 volts, com um diodo em serie, para dar uma pequena queda de tensão.
Foi usado um cristal de 12mhz e capacitores de 22pf junto a ele.
O ‘reset’ do microcontrolador é feito por um capacitor de 10 microfarads por 16 volts, toda vez que a alimentação for ligada.

Segue o arquivo ASM:

CONTROL_TESTER1_ASM

Segue o arquivo HEX:

CONTROL_TESTER1_HEX

Até o próximo artigo!!!

2 comments on “CONTROL_TESTER1 – UMA SIMPLES OPÇÃO PARA TESTAR CONTROLES REMOTOS COM HT6P20B

  1. 🙄 Claudio seria possivel vc fazer uma ideia ai com pic, achei interessante este projeto, mas não tenho nehuma experiencia com este modelo de micro, se possivel ja agradeço antecipado, valeu ai pelo os seus post, de ótima qualidade, parabens ai ok.

Comments are closed.

Back To Top