CONTROLE REMOTO 8 CANAIS ON/OFF – PIC 16F628A

Controlar brinquedos por controle remoto tem sido um dos passatempos mais apreciados por crianças e também ‘adultos’. Muitos gastam ‘fortunas’ comprando replicas de carros, locomotivas, etc. Os menos afortunados nas finanças , preferem ser mais ‘economicos’, montando suas proprias réplicas e construindo seus próprios circuitos eletrônicos. Em alguns casos, queremos apenas controlar alguma coisa a distância, como por exemplo, um aparelho colocado no telhado ou em um prédio distante. Será que poderiamos tirar proveito das facilidades de programação de um microcontrolador para fazermos isto? Veja a resposta…

Veja o esquema abaixo:

Este projeto experimental, utiliza 2 PIC’s 16F628A , sendo um no transmissor e outro no receptor. No transmissor, temos 8 chaves ligadas aos pinos do PIC, que quando acionadas, setarão as respectivas saidas no receptor (led 0 a led 7). Esta saidas poderão controlar reles de carga, controlando assim maior potência. Cargas pequenas poderão ser controladas por transistores, também pode-se usar foto acopladores como MOC3021 para controlar triac’s diretamente em corrente alternada (lampadas, motores,etc). Use sua imaginação!!!

O protocolo usado, basicamente envia um startbit, seguido por um numero de 8 bit, correspondente ao ‘NÚMERO IDENTIFICADOR’ do aparelho, após o que, vem os 8 bits correspondentes ao estado dos botões e um intervalos final entre transmissões. A idéia do numero do aparelho, é poder usar varios conjuntos tx + rx de numeros diferentes, sem que um controle o outro (pelo menos em teoria). Este número poderá ser alterado no arquivo asm e deverá ser recompilado para obter o novo arquivo hex.
Um bit ‘0’ é formado por 1 periodo de tempo ‘low’ + 2 periodos de tempo ‘high’ na saida, pino 17. O bit ‘1’ corresponde a 2 periodos de tempo em nivel ‘low’, seguido de 1 periodo de tempo em nivel ‘high’ na saida, pino 17.
A rotina de recepção examina a cada 50 microsegundos o estado do pino 17 (entrada de rf) e se=0 incrementa o contador ‘LC’. Se for =’1′, incrementa o contador ‘HC’. A diferença entre eles corresponde ao bit a ser transferido no contador de saida (Res1,Res0). Em uma recepção bem sucedida, o byte Res0 é comparado com um número fixo do aparelho, e se for igual, irá colocar na saida (Portb), os valores recebidos. Caso cesse a transmissão, os contadores de tempos NOTX1 E NOTX, serão decrementados pela rotina, e , chegando em ‘zero’, irão apagar todas as saidas (clrf portb).

Deverá ser usado transmissor e receptor na frequencia cedida a controle remotos na faixa de 27 mhz . Existe muitos vendidos comercialmente, mas poderão ser também montados. Abaixo temos um exemplo ilustrativo de circuito transmissor e receptor, comum nos sites da internet, (porém, não tendo sido testado por mim, nem tenho algum em especial para recomendar):

Como se trata de uma montagem experimental, foi testada apenas em protoboard, com um tx + rx de 433 mhz, mas, para uso em brinquedos, não é permitido, porque nesta frequencia, poderá atrapalhar o funcionamento de equipamentos como portões, alarmes, etc.

Segue abaixo o arquivo ASM para TX:

CR27_TX_ASM

Segue abaixo o arquivo HEX para TX:

CR27_TX_HEX

Segue abaixo o arquivo ASM para RX:

CR27_RX_ASM

Segue abaixo o arquivo HEX para RX:

CR27_RX_HEX

Adicionalmente, pode-se aproveitar as portas que sobram do portA para colocar uma chave ‘DIP’ externa, com o
objetivo de com um único transmissor, poder controlar vários receptores que usem o mesmo ‘serial number’ escolhido no ASM.
Aquele que tiver a combinação da chave “DIP’ igual a do transmissor é que será acionado naquele momento.
Veja o esquema para esta opção de montagem abaixo:

Como temos 6 bits disponíveis, isto permite usar até 64 receptores em um grupo de mesmo ‘serial number’.
Note que o acionamento é apenas momentâneo, uma vez que paramos de apertar a tecla, a saída do receptor desliga.
Assim, deverá ser previsto circuitos do tipo flip-flop ligados na saída do microcontrolador, quando se desejar funções de ‘retenção’.

Segue o arquivo ASM do TX desta versão com chave ‘DIP’:

CR_TX_8C_SEL_ASM

Segue o arquivo HEX do TX desta versão com chave ‘DIP’:

CR_TX_8C_PROG_HEX

Segue o arquivo ASM do RX desta versão com chave ‘DIP’:

CR_RX_8C_SEL_ASM

Segue o arquivo HEX do RX desta versão com chave ‘DIP’:

CR_RX_8C_PROG_HEX

Em 15/03/2014, foi realizado modificações no receptor para que se possa escolher entre modo pulso ou retenção, alterando o ASM e recompilando. O esquema é o mesmo, apenas foi ajustado o arquivo ASM. Portanto, segue abaixo a pasta com esta nova versão configurável pino a pino de saída, com atualização em 01/12/2015 (eliminado bug que alternava saída em modo retenção se interruptor fosse continuamente acionado):

CR_8C_PROG_RET_v4

Em 16/12/2015 foi feita esta versão abaixo que grava na EEprom a situação das saídas programadas para modo ‘Retenção’, retornando os valores após um reset (como na falta de energia elétrica da rede doméstica):

CR_8C_SEL_RET_V5_EEPROM_FILES

Caso queira uma versão PWM de 8 canais e 5 botões on/off veja o artigo ‘FAÇA UM CONTROLE REMOTO PWM 8 CANAIS (1MS A 2MS) – COM PIC 16F628A’
Caso deseje outra versão PWM de 2 canais e 3 botões on/off, veja o artigo ‘FAÇA UM PEQUENO CONTROLE REMOTO PWM DE 2 CANAIS (1MS A 2MS) – COM PIC 12F675’
Caso deseje ainda outra versão PWM de 2 canais (sendo uma de 0-5v) e 3 botões on/off, veja o artigo ‘FAÇA UM ‘VERSÁTIL’ CONTROLE REMOTO REMOTO – COM PIC12F675’

Curiosidades:
Filas
Petróleo – acabará algum dia?
Gás Natural – energia para o lar
Ponte da torre – Uma entrada para Londres

Outros assuntos:
Qual o objetivo dos pais ao criar os filhos?
Como lidar com os sogros?
Desempenhem bem o papel de pais
Como reagir ao assédio sexual
Como lidar com problemas financeiros e dívidas
Converse com seus filhos sobre sexo

Assista a este vídeo: O que é um amigo de verdade?

Até o próximo artigo!!!

156 comments on “CONTROLE REMOTO 8 CANAIS ON/OFF – PIC 16F628A

  1. Amigo esta lendo o projeto com mais canais porem acho que esse me serve porem fiquei com uma duvida tem como fazer esse projeto acionar mais de uma saida ao mesmo tempo igual ao que pode ser feito com a familia ht12e HT12D , pois preciso que acione até 6 canais ao mesmo tempo que os 6 botões fossem pressionados , tipo se usar em modo pulso e preciso acionar o canal 1 e o canal 4 ao mesmo tempo , tipo uma soma de codigos seria possivel ?

    1. Olá Liliano!
      O transmissor lê o estado do port e envia ele inteiro para o receptor. Se for acionado um ou mais botões, até mesmo os 8 canais, ocorrerá mudanças em todos eles.
      Cláudio

  2. Olá Claudio, Desde já gostaria de agradecer pelos projetos e pela pagina, Estava pesquisando no seu site e encontrei esta pagina, queria ligar e desligar uma bomba de agua a distancia, vai me servir, porem como não sei muita coisa de programação, e gostaria de saber se seria possível um LED acender no RB1 do TX na hora que fosse acionado o RB0, pois irei colocar uma boia pra acionar a entrada RB0, e internamente ele iria me dizer se a boia esta acionada ou não atravez do LED na RB1, desde ja obrigado

    1. Olá Tayroborges!
      A boia não poderia acionar também o led? Aí não precisa mudar nada. Mas a mudança não seria difícil.
      Cláudio

      1. Sim, claro, acho que não me expressei direito, na verdade devido a distância ira colocar uma lâmpada,uma carga maior, pois de longe saberia qual o estado da boia e saberia se realmente o sinal esta chegando no pic, ate conseguir realizar o ajuste no sitio.
        Grato pela atenção

  3. Hola Claudio
    Te avia comentado el control remoto de
    8 canales que fuera con EEPROM para que asi aguantara la
    posición eso esta en tu pagina ya lo e instalado
    y Funciona ala Perfección ahora mi pregunta es si este
    mismo sistema se podria ampliar 16 canales
    muchas gracias Manuel p

    1. Hola Manuel!
      Es necesario cambiar el código en el receptor y el transmisor. Creo que tendrá que pasar otro byte (RES4) que corresponden a los ocho nuevos canales. En el receptor, tendrá que hacer frente a este nuevo byte. Usted tendrá que añadir unos 16 contadores de tiempo, y repetir las rutinas de los nuevos canales. Como se hizo en ‘asm’ es un poco difícil de explicar y aún no tienen una idea formada acerca de cómo hacerlo. Cuando usted tiene un poco de tiempo, voy a echar un vistazo.
      Cláudio

      Voce precisará alterar o código tanto no receptor como no transmissor. Creio que terá que transmitir mais um byte (RES4) que corresponderá aos 8 novos canais. No receptor, terá que tratar este novo byte. Terá que acrescentar mais uns 16 contadores para tempo, além de repetir as rotinas para os novos canais. Como foi feito em ‘asm’ fica um pouco díficil explicar e ainda não tenho a idéia formada sobre como fazer. Quando tiver um tempinho, vou dar uma olhada.
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top