CONTROL_TESTER3 – TESTANDO CONTROLE REMOTOS (CHAVEIRINHOS) COM INDICAÇÃO EM LCD (VERSÃO COM PIC 16F628A)

Há algum tempo atrás, publiquei versões de testadores de controle remoto usando o microcontrolador AT89c2051. Mas muitos hobistas estão acostumados a trabalhar apenas com PIC e gostariam também de ter uma versão com ele. Veja, então, como ficou …

O esquema abaixo mostra as ligações entre Lcd, Pic e receptor de controle remoto miniatura.

Como funciona?
Basta ligar o aparelho, que irá apresentar no Lcd o nome : ‘Control_tester4’ e após algum tempo mostrará: ‘TX?’ , ou seja, ficará aguardando um controle remoto ser acionado próximo a ele. Ao ocorrer isto, existindo nele um circuito integrado da familia HT6P20B ou da familia HCS 200 … 301, será mostrado no visor do LCD o conteúdo da transmissão e qual familia pertence (HCS ou HTP).

Por exemplo: Se aparecer o seguinte:
‘CIRC.INTEG.HTP:’ na primeira linha e ‘F573498’ na segunda linha, significa que o chaveirinho trabalha com integrado HT6P e gerou o sinal hexadecimal equivalente a F573498. Como não é hoppingcode, o valor mostrado sempre será o mesmo.

Agora, se aparecer o seguinte:
‘CIRC.INTEG.HCS:’ na primeira linha e ’00F357349877FBAB’ na segunda linha, significa que o chaveirinho trabalha com integrado HCS e gerou o sinal hexadecimal equivalente a 00F357349877FBAB. Como é hoppingcode, o valor mostrado sempre será modificado a cada vez que apertar o botão. Note que os 4 primeiros números se refere a parte fixa do código e os 4 restantes, ao Hopping code (fica mudando a cada transmissão).
Foi colocado também, uma pequena capsula de cristal (daquelas usadas em campainha de telefone) para ‘ouvirmos’ o som da recepção. Isto ajuda quando estamos em dúvida, se está havendo transmissão ou não (como no caso de bateria fraca no chaveirinho).
Caso precise testar controles de varias frequências, poderá colocar varios receptores com frequências diferentes e uma chave seletora na entrada do pino 17. O mais usual é a frequencia de 433 MHZ, mas temos muitos ainda com 315MHZ e outras estão chegando.
Para 433 MHZ, um pequeno pedaço de fio de 15 cm será suficiente como antena. A alimentação poderá provir de 4 pilhas AA com um diod em série, ou uma bateria de 9 volts com o regulador 7805 instalado para reduzir aos seguros 5 volts. Também poderá usar um transformador, retificadores e capacitores, como nessas fontes de parede de 9 volts. Modernamente, tem saido no mercado, carregadores de celulares cuja saída é de exatos 5 volts. Poderão também ser usados, visto que seus preços são inferiores em relação ao de se montar uma fonte com transformador comum e outros componentes (melhor acabamento também e tamanho reduzido). O Lcd usado é um 16×2, muito comum nas lojas de componentes (e compras pela Internet).
Para mais detalhes de operação, veja os artigos ‘CONTROL_TESTER1‘ e ‘CONTROL_TESTER2 neste blog.

Segue abaixo o arquivo ASM:

CONTROL_TESTER_PIC4_ASM

Segue abaixo o arquivo HEX:

CONTROL_TESTER_PIC_4_HEX

Curiosidades:
Universo cheio de surpresas
Universo – obra do acaso?
Nosso inigualável sistema solar
Mapeamento do céu
Qual a origem do universo e a vida?
Ponte da Torre – Entrada para Londres
O planeta vivo

Outros assuntos:
Quatro dicas para lidar com problemas financeiros e dívidas
Como lidar com sucesso com os sogros
Como reagir a um assédio sexual
Como parar de adiar as coisas

Até o próximo artigo!!!

15 comments on “CONTROL_TESTER3 – TESTANDO CONTROLE REMOTOS (CHAVEIRINHOS) COM INDICAÇÃO EM LCD (VERSÃO COM PIC 16F628A)

    1. Olá Bruno! Para pensar em um frequencímetro desta natureza, deverá ser necessário um ‘prescaller’ para no mínimo 1 Gigaherts. O problema é obter tal.
      Claudio

Comments are closed.

Back To Top