COMO SIMULAR DEZENAS DE CONTROLES HCS PARA TESTES DE RECEPTORES COM PIC16F628A

Quando precisamos fazer testes com muitos controles remotos? Comprar uma dezena deles? Ou simular, via software, em um microcontrolador? È possível com a familia HCS? Sim, veja como….

Veja o esquema abaixo:

Com um simples PIC 16F628A (conhecidícimo!!!) podemos simular via software, os sinais de vários controles remotos do padrão Hcs 200..301 (roler code). O segrêdo está em usar uma combinação de chaves para gerar um número hexadecimal a ser transmitido junto com uma parte fixa previamente determinada no código ASM. Estas chaves poderão ser daqueles modelos miniaturas ou se disponivel, chaves hexadecimais, em que cada posição já gera um código hexa. Esta parte não é crítica, ficando a critério do hobista esta escolha. Cada chave tem um ‘peso’ por assim dizer. Se você fez a montagem do ‘CONTROL_TESTER1…3’ poderá facilmente acompanhar os números transmitidos a medida que se muda as posições das chaves. O esquema limitou a 6 bits, o que equivale a até 64 controles diferentes que podem ser transmitidos para teste de receptores de portão automático, chama_garçom, etc. O motivo da limitação reside na necessidade de gravar 2 bytes na EEprom interna do contador de transmissão única. Como a EEprom interna tem apenas 128 bytes, podemos ter apenas 64 controles simulados. Como o código transmitido do Hcs é de 8 bytes, tres bytes de endereço provêm da escolha no software, e 1 byte vem da porta P1, pelas chaves que podem ser alteradas.O restante dos bytes tem que ver com a encriptação de dados. Os pinos 1,2,17 e 18 tem que ter os resistores de pull up . Os pinos 17 e 18 são os botões correspondentes aos comandos dos controles remotos ( ou seja, equivale aos dois botões do controle remoto do ‘chaveirinho’).As chaves nos pinos 1 e 2 normalmente não são usadas, mas devem ter os pull ups ligados para não iniciar transmissão espontaneamente. Foi usado um transmissor comercial para 433MHZ, miniatura, facilmente encontrado no comércio eletrônico. A alimentação pode provir de bateria de 9 volts com regulador para 5 volts ou uma fonte externa regulada em 5 volts (como carregadores de celulares modernos padrão ‘usb’).

Nota importante: O circuito simulador de vários TX acima descrito SOMENTE funcionará em receptores cujos ci’s HCS 200..301 forem programados com a mesma ‘key’ assinalada no código ASM. Não irá funcionar com receptores comerciais, cujas ‘key’s são desconhecidas, pelo processo de encriptação.
Portanto, somente deverá ser usado quando estiver fazendo o seu próprio receptor, usando a sua ‘própria key’.

Segue o código ASM:

M_CONTROLE_HCS_628_ASM

Segue o código HEX:

M_CONTROLE_HCS_628_HEX

Assuntos relacionados:
Como programar HCS dos chaveirinhos
Como fazer receptor para controle remoto com Hcs 200 a 301
Datasheet Hcs200
Faça sua placa de portão com Hcs200..301
Lendo o código do chaveirinho

Curiosidades:
Criptografia no passado
Proteja-se de Fraudes na Internet!!!
Cinco sugestão para conseguir emprêgo

Outros assuntos:
Como conviver com doença crônica
Como lidar com sogros
Como administrar bem o seu dinheiro
Como resolver ‘diferenças’ no casamento
Entrevista com um bioquímico

Até o próximo artigo!!!

One comment on “COMO SIMULAR DEZENAS DE CONTROLES HCS PARA TESTES DE RECEPTORES COM PIC16F628A

  1. ola amigo , agora entendo como testou o chama garçom uma excelente ideia , pois ficaria dificil compra tantos controles , boas ideias pra vc

Comments are closed.

Back To Top