COMO LER TENSÕES NO PC USANDO UM TERMINAL SERIAL E UM PIC12F675

Gostaria de ver diretamente na tela de um monitor de PC, tensões que você possa medir de outros circuitos? Veja então esta matéria….

Veja o esquema abaixo:

Com ajuda de um microcontrolador PIC 12F675, podemos construir também um voltimetro , inicialmente, de 0 a 5 volts. Com a colocação de uma chave de multiplas posições e alguns resistores, poderá ser aumentado a escala de leitura, se necessário. A visualisação será feita no PC, onde deverá estar rodando um programa terminal de rs 232 (como, por exemplo, o HyperTerminal). Deverá ser configurado para 38400 bauds , 8 bits, sem paridade, nenhum controle de fluxo (none).
Ao ligar a comunicação, rodando o HyperTerminal, deverá apresentar na tela do PC, algo assim:

*************PIC_VOLTIMETRO_RS232******************

Blog: ‘LARIOS.TECNOLOGIA.WS’

VOLTAGEM = 4,50 V

Para calibrar, coloque a ponta positiva no vcc (5v) e ajuste o potenciometro para marcar exatos ‘5.00 V’ na tela do PC. Foi colocado um resistor de 220 ohms e um diodo zener de 5v1, visando a proteção do Pic , caso, acidentalmente, seje submetido a tensões acima de 5 volts .
Foi usado um cristal de 4 mhz para estabilizar a comunicação. A alimentação poderá vir de uma fonte externa e um regulador 7805 ou da aplicação que estiver monitorando a tensão.
A parte do arquivo ASM é bem simples, onde temos as configurações de portas e do adc. Em seguida é feita 4 leituras, tirado a média e enviado para o PC via serial. Após um periodo, é feita nova leitura em ciclo que se repete indefinidamente.
Obs. Esta montagem é em caracter didático e foi feita unicamente em protoboard, sendo sujeita a bugs ainda não identificados.

Segue o arquivo ASM:

VOLT_METER_232_ASM

Segue o arquivo HEX:

VOLT_METER_232_HEX

Manuais:
PIC12f675
EIA-232

Curiosidades:

Como se proteger de fraudes na InterNet
Quando um bebe gorila chorou
Doenças transmitidas por insétos – um problema crescente
A natureza provoca assombros
O ano extraordinário de Einstein

Outros assuntos:

Os desastres naturais – Por que acontecem?
Mudanças que os filhos trazem no casamento
Ensine valores morais para seus filhos
Converse com seus filhos sobre sexo
Como se comunicar com seus filhos adolescentes
Como administrar dinheiro
Como lidar com as dívidas
Como parar de discutir

Até o próximo artigo!!!

13 comments on “COMO LER TENSÕES NO PC USANDO UM TERMINAL SERIAL E UM PIC12F675

  1. amigo , deixei um comentario no seu ultimo projeto mas ele ainda não foi postado não sei se é algum erro no sistema é que preciso muito da sua ajuda , espero não estar te encomodando ok

    1. Olá Liliano! Está obtendo sucesso em espantar os ‘gatos do telhado’ da montagem? Estava correta a paavra de configuração?
      Claudio

Comments are closed.

Back To Top