FAÇA UM VOLTÍMETRO DE 3 DÍGITOS COM PIC16F628A

Gostaria de montar um voltímetro digital para a sua fonte de alimentação? Ou controlar a tensão de algum processo, de uma forma barata? Então, você desejará saber mais…

Veja o esquema abaixo:

O circuito proposto trata-se de um voltímetro digital de 3 digitos, construido com a técnica de conversão Delta_Sigma, própria para microcontroladores que não dispõem de conversor analógico/digital internos. Os displays são multiplexados, usando a rotina do timer 0 para orquestrar esta multiplexação.

A TÉCNICA DELTA-SIGMA

Para iniciar, note nos pinos 17 e 18, a presença de uma malha resistiva/capacitiva (RC). Ela visa atuar como um integrador da tensão a ser medida. Veja que no terminal do capacitor de 0,22 microfarads , recebe a soma da tensão de entrada com a tensão fornecida pelo modulador de 1 bit (fornece somente ‘0’ ou ‘5’ volts), através do resistor de 47k ligado ao pino 17 (porta,0).
Pelo pino 18 (porta,1) é comparado a tensão presente nele com a tensão de refêrencia (2,5 volts). Se a tensão de referência for maior, aciona o pino 17 para nivel ‘1’, decrementa contador de resolução (CICLO1/CICLO) e começa a carregar o capacitor até que a tensão seja maior que a de referência. Nesta ocasião, após a comparação, se a tensão de entrada do integrador for maior que a de referência, a saída do pino 17 se torna ‘0’, descarregando o capacitor e incrementando nesta ocasião, o resultado em C1/C0 e decrementando o contador de resolução. Isto continua até terminar o número de conversões determinado pelo contador de resolução. Mais detalhes desta técnica poderá ser visto na Note Application AN700 da Microchip.

O CÓDIGO ASM

O programa começa realizando a configuração de portas e registradores. O comparador é ligado para funcionar apenas um dos dois comparadores no chip. A voltagem de referência interna também é ligada e ajustada para 2,5 volts, ligando sua saída para o pino 1 (porta,2). Depois, o programa entra no loop principal, fazendo a leitura da entrada e dando um atraso entre a próxima leitura, em um ciclo infinito. O timer 0 é ligado com prescaller e interrupção, que é usada na rotina de multiplexação dos display de 7 seguimentos de ânodo comum. O ponto é fixo, sendo ligado junto a saída ‘k1’.

UTILIDADES

A idéia veio da necessidade de construir um voltímetro para uma fonte de bancada, mas que fosse com o PIC 16F628a. Mas, nada impede de outros usos para este voltímetro. Vai da sua necessidade e criatividade!
Pode ser usado para medir de 0 a 25 volts , com segurança. Para outras tensões, deverá mudar os resistores de entrada.

CALIBRAÇÃO

Para calibrar de forma simples, apenas ligue o ponto de teste ‘PT1’ Ao Vcc (+5 volts). Ajuste o trimpot para ler exatos ‘5.0 volts’. Pronto! Caso queira mais facilidade no ajuste, coloque um trimpot ‘multivoltas’, pois o ajuste é um pouco sensivel.
Obs. Este material foi montado e testado apenas em placa de protoboard, podendo ter bugs ainda não identificados. Esta sendo fornecido o arquivo ASM, que poderá ser alterado segundo as necessidades dos hobistas.

Segue o arquivo ASM:

PIC_VOLT_628_ASM

Segue o arquivo HEX:

PIC_VOLT_628_HEX

Adicionalmente, em 31/12/2014, acrescentei esta versão em código “C”:

PIC_VOLT_C

Ainda em 16/03/2024 foi acrescentado esta pasta zipada com uma versão de voltímetro  com 3 displays de cátodo comum, com escala máxima ajustada no programa para 99.9 Volts. Note que o  esquema da ligação dos pinos é  um pouco diferente das versões anteriores.

PIC_VOLT_628_100V_ZIP

E abaixo a versão para display de 7 seguimentos do tipo ânodo comum:

PIC_VOLT_628_100V_ANODO_ZIP

Manuais:
AN700 – Conversor Delta-sigma
Pic 16F628A

Curiosidades:
Conceito equilibrado sobre o trabalho
Histórias de sobreviventes do tsunami do Japão
O rei dos relógios
O desafio da longitude para os navegadores do passado
Os melhores brinquedos
O mistério de Cahokia
Quais são alguns dos avanços no campo da energia
Por que tantos crimes violentos?
Como vai a sua Tireóide?
Matemática para todos
Beneficios da amamentação na Inteligência das criança
A glória das estrelas
Al_Jazari – ‘pai da robótica’?
O ‘pim’ – confirma relato biblico

Outros assuntos:
Como sobreviver ao primeiro ano de casamento
Quando um dos conjuges tem necessidades especiais
Como lidar com dívidas
Como resolver diferenças no casamento
Como tratar o conjuge com respeito
Como evitar ferir com palavras
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Como você encontra tempo para deveres escolares?

Até o próximo artigo!!!

32 comments on “FAÇA UM VOLTÍMETRO DE 3 DÍGITOS COM PIC16F628A

  1. claudio tenho uma ideia pra dar uma nova versao a esse super projeto eu ja motei ele pelo menos 4 veses uso ele em som automotivo para monitorar a bateria no pic sobraram 3 pinos a ideia é fazer um remote modo para desligar o modulo de audio quando a bateria atingir uma tensao muito baixa por exemplo 10v. O funcionamento ficaria assim, o autoradio envia o sinal do remote ao voltimentro 12v converte-se em 5v o voltimetro so ia ligar o display quando tivesse esse 5v presente no seu pino sendo que o voltimetro ficava ligado direto na bateria,entao acionado ele passa a monitorar a bateria se ele checar que tem mais de 10v ele faz um pino ir para o estado alto 5v este 5v é convertido em 12v e entregue ao modulo que passa a ser acionado a corrente necessaria para acionar o modulo é na ordem de 0,01A acho que bem menos que isso.por quer deixar o voltimetro ligado direto? pra nao ter que estar fazendo o reset.nao sei se é possivel o empremento mais se for fica turbinado o sistema 😉 desde agradeço a atençao.

    1. Olá Morais!
      Um remoto para ligar o display e um detetor de nível de bateria baixo, tudo junto.
      Parece uma ideia bem interessante! Vou analisar sua sugestão.
      Muito obrigado!
      Claudio

    2. Olá Morais!
      Com respeito a sua sugestão de “incrementar” o voltímetro com uma função adicional de cortar a saída de som quando estiver com tensão limite, gostaria de saber o seguinte:
      O fio que vem do autoradio (remote), se o mesmo estiver desligado fará que a saída para o amplificador seja também desligada?
      Eu imagino da seguinte forma:
      Se o autoradio estiver ligado, ligará o display e a saída de som através de um relé (por ex.), mas se a bateria chegar ao valor limite desligará o relé, mesmo se o autoradio continuar ligado.
      Se desligar o autoradio, desliga também este relé e o display.
      Quando cortar o relé, necessitará desligar o autoradio (remote = 0), para poder rearmar.
      Seria mais ou menos isto que pensou também?

      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top