RECEPTOR PARA EMISSOR DE PRESENÇA PARA FINS DE BLOQUEADORES VEICULARES – COM PIC12F675

Entre os armamentos usados contra roubo de carro está o ‘chaveirinho de presença’. Gostaria de uma montagem usando este método? Leia mais…

A algum tempo atrás, o artigo ‘CHAVEIRO EMISSOR DE CÓDIGO HT6P TEMPORIZADO ( TRANSMITE A CADA 40 SEGUNDOS, PARA FINS DE ALARMES DE PRESENÇA)’ trouxe a atenção, a possibilidade de se fazer um chaveirinho emissor de sinal para permitir o acionamento de uma aplicação quando estivesse presente. Neste artigo, apresento uma possibilidade de receptor, já conjugado com um rele, pronto para uso. Utiliza o protocolo padrão do ci HT6P20B.
Veja o esquema abaixo:

Utilizando o transmissor do artigo citado e este receptor, podemos fazer um dispositivo que permite funcionar um carro se o chaveirinho transmissor estiver nas proximidades, o qual acionará o rele, e liberará, por exemplo, o funcionamento da bomba de combustível ou mesmo do platinado (veiculo antigos).
Temos 3 leds: Um para indicar o aprendizado do(s) chaveirinho(s), chamado led ‘learn’. O outro é usado para advertir que não houve recepção de transmissão ( chaveirinho longe) e que ao ligar, dará 1 minuto de tempo antes de bloquear o veiculo. E o terceiro led indica quando aceso, que já foi bloqueado o veiculo. O sistema funciona basicamente desta forma: A cada recepção bem sucedida do transmissor previamente ‘aprendido’ irá resetar um contador de tempo de aproximadamente um minuto. Se não receber, ao fim de 1 minuto irá ligar o led de advertência e mais um minuto, irá desligar o rele. No interim, se receber uma transmissão, irá continuar com o rele ligado.
Para usar, precisamos primeiro carregar no PIC, o arquivo HEX fornecido. Depois temos que ‘aprender’ o tx (concluindo que já tenha montado um). Para isto, retire a bateria do tx, aperte o botão ‘learn’ e rapidamente religue a bateria, soltando em seguida o botão ‘learn’. Deverá ligar o rele, se tudo correu bem no aprendizado.
Caso perca o chaveirinho, ou deseje apagar o mesmo da memória do receptor, aperte o botão ‘learn’ por mais de 10 segundos, até o led ‘learn’ começar a piscar varias vezes. Depois, reaprenda os emissores remanescentes.
A idéia para fins de bloqueador é apenas uma possibilidade de uso. Pode se pensar também, em usar o dispositivo para acessar o interior de um veiculo, pela proximidade, destravando as portas. Ou quem sabe, outras aplicações interessantes que possam surgir.
Nesta montagem, usamos a tensão da bateria do veiculo para alimentar o PIC , via um ci 7805 e um rele de 12 volts.
Obs. Montagens que possam desligar o motor com o veiculo em movimento podem gerar acidentes de trânsito, devendo ser levado em conta esta possibilidade antes de montar/instalar tais dispositivos. Consulte a legislação local quanto a permissão de uso de tais equipamentos.
Esta montagem é apenas didática, sendo testado em placa de protoboard apenas, sujeita a ter bugs ainda não observados em uso prático. Está sendo fornecido o arquivo ASM, podendo ser alterado conforme a necessidade do hobista.

Segue o arquivo ASM:

RX_PRESENCA_ASM

Segue o arquivo HEX:

RX_PRESENCA_HEX

Segue pasta com arquivos da versão revisada em 03/07/2014, com alteração no modo de aprendizado e no reset do pic:

rx_presenca_ht6p_rev2

Manuais:
Pic12f675

Curiosidades:
Como conciliar ciência e religião
Quando comer peixe lhe faz mal
Você sabia?
Quem criou as leis que governam o Universo?
Como o árabe tornou-se a lingua dos instruidos
Mestres medievais da astonomia
Faça bom uso de sua curiosidade
Florestas tropicais – como explorar sem destruir?
Busca de um céus mais seguros
O que aprendemos dos projetos da natureza?
Nostalgicos moinhos de vento!
A história da ‘cortiça’
Carros – no presente e no passado
O sistema de ‘spray’ do besouro
Ouvindo sons do espaço
Porque as estrelas são cintilantes?
Uma voz silenciosa que pode se ouvida

Outros assuntos:
Os milagres são possíveis – 3 objeções
Como enfrentar o bullying sem ter de partir para a briga (animação)
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Para crianças:
É errado roubar?(vídeo)
Você foi feito maravilhosamente

Até o próximo artigo!!!

Clique aqui para comentarios/sugestões fora deste tópico

27 comments on “RECEPTOR PARA EMISSOR DE PRESENÇA PARA FINS DE BLOQUEADORES VEICULARES – COM PIC12F675

  1. Bom dia Claudio, muito bom seu post, principalmente pelos links adicionais:curiosidades e outros assuntos, eu tambem uso esse site com frequencia.
    Mas por gentileza, esse CKT do bloqueador, ele suporta até quantos transmissores gravado na memoria dele, pois precisaria de pelo menos 3 gravações.
    Grato pela ajuda e parabens pelo site.

    1. Olá Cleber!
      Obrigado pelo seu elogio ao site. Se com CKT você se refere ao receptor do artigo, poderá usar até 42 tx , pois grava-se 3 bytes para cada tx, sendo que a eeprom tem 128 bytes.
      Cláudio

      1. Obrigado pelo retorno Claudio.
        E eu posso usar qualque TX de presença, desde de que seja na mesma frequencia do receptor?(nesse caso 433Mhz)
        Ou ele só reconhece o TX do artigo anterior, que voce publicou?

        1. Olá Cleber! O sistema foi feito para usar o Tx do artigo anterior. Não tenho a menor ideia se irá funcionar com algum vendido comercialmente. Parece que cada fabricante tem o seu protocolo.
          Cláudio

          1. Bom dia Claudio, tudo bom?
            Estou com um problema nesse ckt,podeia me ajudar? Fiz a montagem do ckt acima só retirei o led do pino 3 do ci, quando preciona o botão para gravar um controle, mesmo sem eu ter o controle o ckt fica em loop, ou seja ele conta o tempo como se tivesse reconhecido um chaveiro,conta 1 min acende o led de advertencia e após 1 min para ele bloquear ele só desliga o relay e volta a atracar (como se fosse um repique) e começa a contagem novamente como se tivesse reconhecido um chaveiro, só que não tem nenhum chaveiro configurado, e quando aciono o botão learm por 10 segundos(apaga chaveiro)dai toda a rotina funciona normalmento, estou usando um RX comercial de 8 pinos e no seu esquema acima voce usaa um de 4 pinos, mas acho que esse não é o problema OBS: usei o pino saida digital do RX para a comunicação com o ci

          2. Olá Cleber! Assim que tiver um tempinho vou montar o circuito e analisar o que você me apresenta.
            Agradeço seu comentário.
            Claudio

  2. Boa Tarde Claudio, gostaria de saber, se é possível ou onde posso alterar o , ASM do receptor de presença, onde em condições , que o controle esteja próximo o funcionamento seria semelhante a esse seu projeto, e quando o transmissor, estiver longe ele ao invés de acender o led de advertência ele acionaria um transistor , esse iria acionar setas e sirene, por volta de 5 minutos e depois parasse, mas ao ligar a chave do carro, (pós chave) ele voltaria a disparar novamente por 5 minutos e isso sucessivamente,mas que com condições que se o transmissor longe ele não iria disparar com a chave desligada (pós chave desligado), mas ao ligar ele disparasse, e ao se aproximar, parasse, não sei se é possível imaginei tirando os leds de bloquei e de advertência se seria possível fazer ele funcionar dessa maneira, Obrigado!
    Bruno

    1. Olá Bruno! É uma idéia interessante. Mas terá que se feita muitas alterações no arquivo asm. Poderá tentar modificar por estudar o funcionamento e alterar nas rotinas apropriadas. Se achar dificil, quando tiver oportunidade (vai para o ‘caderninho’) irei ver o que dá para fazer.
      Claudio

  3. boa tarde Claudio

    gostaia de saber se psso usar neste projeto ao inves do 12f675 o 12f629

    abraço

    1. Olá Walker!
      Sim, você poderá usar o 12f629. Basta ‘comentar’ a linha conforme abaixo, no inicio do programa e recompilar no mplab_ide.
      ;===================================================================================================================
      ;DEFINIÇÕES DO USUARIO (DESCOMENTE A OPÇÃO DESEJADA E COMENTE AS OUTRAS)

      #DEFINE PIC_629 ;ESCOLHE MICROCONTROLADOR PIC12F629 ; descomente esta linha
      ;#DEFINE PIC_675 ;ESCOLHE MICROCONTROLADOR PIC12F675 ;comente esta linha

      Claudio

  4. Valeu amigo este projeto ficou muito bom mesmo , eu gosto do seu jeito de pensar pois afinal pra que fazer um programa e projetar um circuito se ele não tera uma grande utilidade , mudando de assunto fui até o campo de sugestões mas não sei como fazer pra colocar uma ideia lá depois que vc me explicar faço lá por enquanto vou colocar neste anuncio aqui ok
    lá vai outro dia vi um projeto com um pic que não conheço muito bem 10f alguma coisa mas isso não importa o que gostei vou que ele fez um circuito touch sensitive capacitor , ou seja sensor capacitivo de toque , gostei muito da ideia ai pensei teria como fazer um projetinho em que pudesse ligar um relê ou até mesmo um triac e acionar alguma carga com um simples toque afinal a tecnologia esta evoluindo até tenho o projeto em asm se quiser te passo pra tirar alguma duvida só que ele não é meu ai ja não sei se posto ok .
    na teoria o pic gera uma frequencia de uns 96Khz e tem em sua saida um diodo que reotrna em uma porta como entrada de um comparador senso que o sensor esta nesta mesma porta logo o propio ja é um capacitor porém quando aproximamos o dedo ja altera seu valor , sendo que o comparador esta com referencia de 0,6 V logo se almentarmos a tensa do comparador ele altera o seu estagio ele usa o timer0 para contar um tempo de botão pressionado pois só asim faz a leitura do sensor , amigo na teoria é isso mas não sei colocar isso em um programa . minha ideia seria este sensor acionar e mater uma saida enquanto não houver outro toque , ok obrigado

    1. Olá Liliano! Não tenho conhecimentos sobre sensor de toque, mas se desejar, poderá me enviar a matéria que você leu.
      Claudio

          1. Olá Liliano! Sim, estou vendo como funciona. Tem mais algumas Note applications com métodos diferentes, bem interessantes.
            Claudio

Comments are closed.

Back To Top