RECEPTOR DE SENSOR DE PRESENÇA COM ALARME PARA USO VEICULAR – COM PIC12F675

Usando um pequeno transmissor e este receptor, é possivel imobilizar um veiculo em caso de roubo . Veja mais…

Já foi publicado um pequeno receptor didático para sensor de presença no artigo ‘ RECEPTOR PARA EMISSOR DE PRESENÇA PARA FINS DE BLOQUEADORES VEICULARES – COM PIC12F675 ‘. Vamos agora, usar de forma prática a idéia, com o circuito abaixo:

Ele dispõe de 3 reles, sendo um para o corte da bomba de combustível, outro para ligar uma sirene eletrônica comercial, destas a venda para alarmes, e o último rele, para acionar as setas do veículo, em conjunto com a sirene eletrônica. O pino 7 do PIC12f675 recebe de tempos em tempos, uma transmissão oriunda de um chaveirinho de presença, com protocolo para ci HT6P20B. Toda vez que recebe esta transmissão, reseta um contador de tempo. Quando este transmissor não se encontra nas proximidades, o contador atinge um valor que aciona um flag para ‘armar o alarme’. Estando na condição de ‘armado’, ao se abrir uma porta ou ligar a chave de contato, irá disparar a sirene e acionar os piscas do veiculo, por um período de 4 minutos. Após o que, ele desliga a sirene e piscas, mas apenas se as portas forem fechadas ou contato desligado. Assim, ao se aproximar com o chaveirinho de presença próximo do carro estando ele disparado, fará cessar o alarme e permitir o funcionamento do motor do veiculo. No caso de ter de deixar o veiculo (ex. no caso de roubo), com o ‘chaveirinho’ no bolso, o sistema contará 45 segundos e acionará a sirene e também os piscas do veiculo. Após isto, contando-se mais 45 segundos, irá bloquear a bomba de combustível (ou cortar a bobina de ignição), parando o motor do veiculo. Enquanto a chave estiver ligada ou porta aberta, continuará o toque da sirene e a ação dos piscas. Desligando-se o contato e fechando as portas, contará 5 minutos e após o que, desligará o alarme. No entanto, ainda estará em ‘stand_by’, pois se for aberta a porta ou acionado o contato, ligará a sirene e os piscas novamente, até que receba o sinal do ‘chaveirinho’ cadastrado.
Note que, uma vez disparado, somente com o sinal do transmissor de presença é que irá desliga-lo.

Quanto ao transmissor, poderá ser usado um chaveirinho de controle remoto de portão com ci HT6P20B internamente. Para que ele transmita de tempos em tempos, terá que usar um ci 555, temporizando para transmitir entre 10 a 30 segundos, por um período de 200 milisegundos.
Certamente, com esta opção, a vida da bateria cairá bastante. Outra opção, é a publicada no artigo ‘ CHAVEIRO EMISSOR DE CÓDIGO HT6P TEMPORIZADO ( TRANSMITE A CADA 40 SEGUNDOS, PARA FINS DE ALARMES DE PRESENÇA) ‘, em que usamos um PIC para emular o protocolo HT6P20B e as devidas temporizações. A versão com ‘sleep’ permite uma economia notável de bateria.
É importante lembrar, que este ‘chaveirinho’ de presença nunca deverá ser colocado junto a chave de contato, pois em caso de assalto, em que os ‘meliantes’ levem o veiculo, este será bloqueado depois de um tempo e acionará o alarme. Mas, se estiver junto as chaves do carro, isto não ocorrerá.
Dependendo do tempo escolhido entre transmissões, devemos aguardar de acordo, perto do veiculo antes de entrar, para dar o tempo de desligar (ocorrer uma transmissão), especialmente se ficamos muito tempo longe.
É importante lembrar, que o transmissor (chaveirinho) tem que ser aprendido primeiro. Para isto, aperte o botão ‘learn’ brevemente e provoque uma transmissão. O led ‘learn’ piscará uma vez para indicar a aceitação do transmissor. No esquema, foi previsto o uso de porta com acionamento da luz de cortesia, ligando ao gnd e também a versão ligando ao +12volts.
Escolha qual usar, conforme o veiculo a ser montado. Se não forem usados, deverá ser ligado ao gnd. A alimentação deste sistema deverá provir de forma direta da bateria, logicamente, usando proteção por fusíveis. O fio da bomba de combustível deve ser interrompido e fazer passar pelos contatos do rele ligado ao pino 6 do PIC. Deve ser previsto uma chave escondida, que restabelece esta ligação em caso de pane no sistema e que também desligue o circuito, em emergência. Muitos preferem não interromper a bomba, pois um carro que para o seu motor em velocidade, pode gerar acidentes graves em uma pista. Outra opção, seria apenas desligar o motor de partida, impedindo o acionamento do motor. Mas, no caso de roubo, o veiculo ainda continuaria a rodar, mas com pisca e sirene acionados. Isto chamaria bastante a atenção, apesar de não ser garantia de recuperar o veiculo. Atenção: Consulte a legislação de trânsito de sua localidade para saber se este tipo de dispositivo é permitido legalmente, antes de montar/usar.
Obs. Esta montagem é apenas didática, sendo testada apenas em placa de protoboard, sujeita a bugs não observados, sendo fornecido o arquivo ASM, que poderá ser alterado segundo as necessidades dos hobistas. Portanto, o autor não se responsabiliza pelo uso deste dispositivo e suas consequências.

Segue o arquivo ASM:

RX_PRES_ALARME_V1_ASM

Segue o arquivo HEX:

RX_PRES_ALARME_V1_HEX

Manuais:

PIC12F675 datasheet

Curiosidades:
Os danos da pornografia
Por que tantas pessoas sentem solidão?
Há futuro para o controle de armas?
A matemática é para todos
Um número muito útil e intrigante
Doença de Lyme e os carrapatos
Antártida: a última fronteira
A ciência e a Bíblia são compatíveis?
Yellowstone: encontro de águas, rochas e fogo
A reconstrução da Biblioteca de Alexandria
Jantar Mantar — um observatório sem telescópios
Comunicação — essencial nos ecossistemas da Terra
Uma das nozes mais úteis do planeta
Robert Boyle – lições do passado
Balolo – o caviar do Pacífico
A língua da selva — segredos da comunicação entre os animais
Ultimato “em nome de Deus”
Carros – no presente e no passado
O sistema de ‘spray’ do besouro
Ouvindo sons do espaço
Porque as estrelas são cintilantes?
Uma voz silenciosa que pode se ouvida

Outros assuntos:
Como fazer seu segundo casamento dar certo
Quando seu filho tem uma deficiência
O que fazer se você tem um problema de saude – Parte 1
Como parar de discutir
Como enfrentar o bullying sem ter de partir para a briga (animação)
Como acabar com a tática do silêncio
Como resolver problemas em seu casamento?
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!!!

Clique aqui para comentários/sugestões fora deste tópico

30 comments on “RECEPTOR DE SENSOR DE PRESENÇA COM ALARME PARA USO VEICULAR – COM PIC12F675

  1. ola Claudio ,teria como fazer uma versão deste alarme para ligar e desligar pelo controle remoto . uma apertada no botão do controle liga o alarme e da 3 bips na sirene .outra apertada no botão do alarme desliga o alarme e da um bip na sirene. abraços

Comments are closed.

Back To Top