SUPER-SENHA – FECHADURA ELÉTRICA MULTISENHAS (CODE LOCK) COM PIC 16F628A

As fechaduras elétricas em portões já são uma necessidade na vida moderna, em virtude da crescente onda de violência, generalizada em todo o mundo. Gostaria de montar uma com múltiplas senhas? Veja mais…

Veja o esquema abaixo da nova fechadura elétrica com multisenhas:

Este projeto visa atender prédios pequenos, podendo ser cadastrada até 128 senhas. Para guardar estas senhas, foi usado uma EEprom externa 24c08. Para indicação de mensagens do sistema, foi empregado um LCD 16×2 , com iluminação de fundo. Para confirmar um digito apertado e sequencias de digitação, foi utilizado um disco piezoelétrico para emitir os tradicionais ‘bips’. Para a construção do teclado, poderá ser usado chaves dactilares . Como opção, poderá ser empregado um teclado de telefone convencional. A saída do sistema emprega um rele, que controlará em seus contatos, a fechadura situado no portão. No geral, o circuito é bem simples, e uma pequena placa de circuito impresso deverá acomodar o circuito. Quanto a fonte de alimentação, ela deverá prover 12 volts para o rele, e 5 volts para o circuito. Poderá ser feita de forma convencional, com transformador, retificadores e capacitores, regulando com um 7805, ou usar fontes chaveadas. Fica a critério do hobista esta escolha.
Como ela funciona?
Para obter acesso as dependências, deverá ser digitado uma senha de 8 digitos (mais segura). Se ela for correta (ou está cadastrada), deverá acionar a fechadura do portão e será visto a mensagem: ‘ACESSO LIBERADO’ e ‘–BEM-VINDO–‘. Sobre este acionamento, foi previsto uma temporização, de alguns segundos e depois volta a desligar. Também, no código ASM, poderá optar por ser um acionamento pulsado (tec-tec-tec) ou continuo, neste período de temporização.
Caso a senha esteja incorreta, aparecerá a mensagem : “SENHA INCORRETA’. Após 3 tentativas (pode ser alterado no ASM), o sistema fica bloqueado por 1 minutos), por segurança. Este tempo também pode ser alterado no ASM, lembrando de alterar a mensagem também: ‘–BLOQUEADO–‘ e ‘AGUARDE 1 MIN…’.
Como cadastrar as senhas para os usuários?
Deverá ser designado alguém como administrador de senhas. Ele ficará com a ‘senha de administrador’, que permite fornecer uma senha provisória para cada usuário ( note que, ao compilar o ASM, você deverá alterar esta senha para uma diferente, por ela já ser conhecida por todos). Digitando a senha de administrador, o sistema pedirá o número do apartamento e 5 dígitos adicionais que comporam uma senha provisória. Ex. apto 45 – Digite a senha do ADM (neste ASM é ‘#741593#’), depois digite ‘045xxxxx’ , onde ‘x’ são números quaisquer entre 0 e 9 . Esta senha deverá ser fornecida e ser explicado que o usuário deverá trocar imediatamente por outra.
Como o usuário poderá trocar sua senha por outra?
Por usar uma senha pública digitando ‘#yyy759# ,onde y = número do apartamento. Ex. apto 4 – Digite ‘#004759#’. Será pedido a senha antiga para ser possível fazer a troca. Após digitar a senha do apto de forma correta, pedirá para digitar uma nova senha e depois, pedirá a confirmação. Todos os usuários devem conhecer esta senha pública, para que possam alterar suas senhas de tempos em tempos.
Ao digitar, será ouvido um ‘bip’ . Entre operações , será ouvido um ‘bip’ mais longo. Uma outra caracteristica é que, se começar a digitar e por algum motivo parar, depois de 20 segundos o sistema reseta. A iluminação do LCD aciona assim que uma tecla por apertada e desliga após o tempo sem digitar.
Obs: Esta montagem é didática apenas, sendo montada em placa de protoboard, sujeita a bugs ainda não observados. Esta sendo fornecido o arquivo ASM, que poderá ser alterado segundo as necessidades do hobista.

Segue o arquivo ASM:

SUPER_SENHA_ASM

Segue o arquivo HEX:

SUPER_SENHA_HEX

Curiosidades:
Como lidar com problemas da próstata
Mapeamento do céu: no passado e no presente
Alimentos nutritivos ao seu alcance
Tomar chá à moda chinesa
Como é viver acima das nuvens
Gota — causas e fatores de risco
O projeto maravilhoso da molécula de hemoglobina
O que fazer para dormir melhor
Pressão alta: prevenção e controle
Quem criou as leis que governam o Universo?
Como o árabe tornou-se a lingua dos instruidos
Mestres medievais da astronomia
Faça bom uso de sua curiosidade

Outros assuntos:
Como disciplinar seu filho adolescente
Por que eu me corto?
Desempenhem bem o papel de pais
Como fazer seu segundo casamento dar certo
O que acontece quando morremos?
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!!!

Clique aqui para comentarios/sugestões fora deste tópico

32 comments on “SUPER-SENHA – FECHADURA ELÉTRICA MULTISENHAS (CODE LOCK) COM PIC 16F628A

    1. Olá Babu!
      Esta rotina foi escrita em ‘asm’ e não está provida de algum ‘define’ facilitador para alterar o número de caracteres da senha. Portanto, tal modificação exigirá que você altere o programa ‘na unha’, em vários lugares diferentes espalhados em rotinas e subrotinas (como os relacionados com captura da digitação do usuário, gravação na eeprom, comparação, etc). Mas, uma senha de 8 dígitos é com certeza mais segura que uma de 4, apesar de dar mais trabalho para digitar ou memorizar.
      Cláudio

        1. Olá Babu!
          Creio que está alterando a senha mas não esteja gravando definitivamente na eeprom. Verifique as rotinas de gravação, que deverá ser alterado para gravar 4 dígitos ao invés de 8.
          Claudio

    1. Olá Maiconaaj!
      Eu não disponho deste código em “C”, apenas em “ASM”. Altera-lo envolve refazer todo o projeto.
      Cláudio

  1. Boa noite, montei o seu projeto deu tudo certo, porem queria saber se tem como descadastrar a senha dos usuarios

    1. Olá Maujo!
      Você se refere quando sai um morador do apartamento e você deseja cancelar a senha dele, certo? Neste caso, o administrador cria uma senha provisória qualquer para aquele apartamento, cancelando o acesso da senha antiga. Quando for ocupado o apartamento, deverá criar uma nova senha provisória e passar para o morador , que alterará segundo o seu gosto, para uma nova senha. Saindo do apartamento, o administrador repete o cancelamento, por criar uma senha provisória qualquer para aquele apartamento.
      Cláudio

  2. Olá Cláudio.
    O vendedor estava mesmo a brincar comigo, tem confiança para isso.
    Tudo isto faz parte da aprendizagem, ainda tenho muito que aprender,e no percurso,”sinuoso”, às vezes, vou assimilando.Contando,sempre com a ajuda do mestre.
    Grato!
    Costa.

Comments are closed.

Back To Top