FAÇA UM ALARME PARA VAZAMENTO DE GAS – COM PIC 12F675 (REF107)

As noticias confirmam inúmeros casos de explosões por vazamentos de gas. Seria possível construir um simples detetor de vazamentos de gas, usando um PIC, para incrementar a segurança em seu lar? Veja mais…

Infelizmente, as estatisticas mostram que vazamentos de gas tem causado tremendas explosões, com perdas de vidas e grandes estragos materiais. Há casos de varias casas terem de ser demolidas, por danos irreparavéis em suas estruturas, após este evento catastrófico. Existe no mercado, sensores especificos para detecção de gases GLP, propano e gas hidrogênio. A idéia é justamente fazer um PIC trabalhar junto com um destes sensores, e produzir algum tipo de aviso para os ocupantes de uma casa, para que possam tomar providências.
Veja o esquema abaixo:

O sensor pode ser do tipo MQ-2, sensivel a gas GLP e também ‘fumaça’. Este permite detectar entre 300 a 10000 partes por milhão de gas. Também poderá ser usado o MQ-5, sensivel a GLP e gas natural, permitindo detectar entre 200 a 10000 PPM.
Este funcionam por mudança de resistência de um material feito de SnO2 e Al2O3 na presença de gas. Para operar corretamente, este material é aquecido por uma resistência de carga de 31 ohms, nos terminais ‘h’ e ‘h’.
O circuito é bem simples, sendo usado o comparador interno do PIC para detectar quando a tensão do sensor (no pino 7) ultrapassa o valor da tensão de comparação dada pelo potenciometro de 10k, no pino 6 (gpio 1).
Quando ocorre uma detecção de gas, o led piscará mais rápido e se ouvirá um som de alarme na capsula piezoeletrica, ligada ao pino 2 do PIC. Este sinal será ouvido por 2 minutos. Caso deseje ‘mutar’ o som, deverá apertar o botão ‘MUTE’. Quando o tempo acabar, o led voltará a piscar devagar, para indicar que o dispositivo está ligado.
O potenciomentro (trimpot) de 10k no pino 7, permite ajustar a sensibilidade do aparelho. Deve ser ajustado de forma a não produzir falsos disparos , mas que ainda garanta um nivel seguro de detecção. A aproximação de isqueiro soltando breves rachadas de gas, poderá ser usado para o ajuste do ponto inicial de funcionamento.
A alimentação poderá ser feita com 4 pilhas AA, colocando um diodo em série para reduzir a tensão a valores seguros para o PIC. Note que, devido ao consumo elevado da resistência de aquecimento, o tempo de vida das pilhas será pequeno. Talvez a melhor solução seja usar um carregador de celular, que forneça 5 volts regulados, para alimentar o circuito direto da tomada.
Visto que faísca são as grandes vilãs das explosões com gas, todo cuidado deve ser tomado neste tipo de montagem, com conexões bem soldadas. O fabricante do sensor recomenda que o mesmo fique ligado na tensão de trabalho de 5 volts (pré_aquecimento), por no mínimo 48 horas, para depois então realizar a calibração do ponto de trabalho. Ao ligar o aparelho com o sensor frio, poderá disparar. Neste caso, aperte o botão ‘mute’. Assim que ocorrer o aquecimento, voltará ao modo normal de serviço.
Obs. Esta montagem é apenas didática, sendo realizada apenas em placa de protoboard. Está sendo fornecido o arquivo ASM e o HEX, podendo ser alterados segundo as necessidades dos hobistas. Cabe a cada um assumir os riscos desta montagem e consequências de seu uso. Consulte a legislação de sua região, quanto a uso deste tipo de equipamento.

Segue o arquivo ASM:

ALARME_GAS_ASM

Segue o arquivo HEX:

ALARME_GAS_HEX

Manuais:
Mq-2
Mq-5
Pic12f675
Sensores de gas

Curiosidades:
A luta pelo meio ambiente — êxitos e fracassos
Os custos das minas terrestres
Um universo cheio de surpresas
O som da neve
O que estamos fazendo com nosso alimento?
Mestres medievais da astonomia
Faça bom uso de sua curiosidade
Florestas tropicais – como explorar sem destruir?
Busca de um céus mais seguros
O que aprendemos dos projetos da natureza?
Carros – no presente e no passado
O sistema de ‘spray’ do besouro
Ouvindo sons do espaço
Porque as estrelas são cintilantes?
Uma voz silenciosa que pode se ouvida

Outros assuntos:
Aprenda a perdoar
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!!!

7 comments on “FAÇA UM ALARME PARA VAZAMENTO DE GAS – COM PIC 12F675 (REF107)

  1. Bom dia,
    Gostaria de saber após feita a calibração , visando um maior tempo de duração das baterias, a leitura ser feita de 30 em 30 segundos, sendo a leitura do sensor durante 1 segundo. Você acha q seria viável?

    1. Olá Henrique!
      Parece que o grande vilão do consumo é o aquecimento do sensor. Creio que, se respeitar o tempo mínimo de aquecimento antes de uma leitura, o circuito venha a funcionar. Terá que fazer experiencias neste sentido, acrescentando um rele ou um transistor para ligar/desligar o aquecimento. Também, você deverá alterar o programa fornecido para atender este novo modo de operação. Serão mudanças significativas, talvez tendo que mudar o pic para um com mais pinos de saída.
      Cláudio

    1. hello Claudio Larios

      If you add a remote pt2262, pt2240b like FAÇA UM SIMPLES ALARME RESIDENCIAL I will be very pleased.

    1. Olá José! Foi adquirido por compra na Internet. Não sei se é fácil de encontrar nas lojas de componentes da sua localidade.
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top