DIMMER PARA VENTILADOR COM CONTROLE REMOTO (RF 433MHZ) – COM PIC 12F675 (REF112)

O uso de Dimmers em ventiladores já se tornou comum, por oferecer flexibilidade no ajuste da velocidade do ventilador. E que dizer de construir um que funcione com um controle remoto RF comercial, destes usados em portão automático e alarmes? Veja mais…

Esta matéria é uma adaptação do artigo ‘CONTROLANDO CARGAS AC COM DIMMER REMOTO – COM PIC12F675’, com modificações que visam controlar a velocidade de ventiladores domésticos.
Veja o esquema abaixo:

Note que o esquema em si, foi pouco alterado em relação ao do artigo mencionado acima. Foi acrescentado 2 chaves para fins de regulagem de limites, sendo uma no pino 7, junto com o led ‘Prog’ e outra no pino 4. Qual a razão destas chaves? Se você montou o circuito anterior, percebeu que com cargas resistivas como lampadas e resistências de aquecimento, o circuito trabalhava bem. Mas quando usávamos, por exemplo, um ventilador, o ponto de trabalho de sincronismo mudava, devido a indutância do motor e nos extremos mínimo e máximo, produzia mau funcionamento, evidenciado por ‘roncos, mudança repentina de rotação e aquecimento’.
Para remediar a situação, testei os valores máximo e mínimo, em que o funcionamento era correto e fixei no arquivo ASM como uma ‘constante’. Mas não resolveu, porque mudando o tipo de ventilador (indutâncias diferentes), também alterava o ponto correto de trabalho.
Qual foi a solução achada para remediar a situação? Permitir que os limites máximos e mínimos sejam regulados conforme o modelo de ventilador ligado, otimizando o seu funcionamento.
Como fazer para operar esta função? Visto que estes limites estão gravados na EEprom, precisamos seguir uma sequência correta para programar corretamente.
Siga os passos a seguir:
1) Monte o circuito no protoboard e conecte a carga desejada, conforme o esquema fornecido.
2) Grave o ‘Firmware’ (arquivo hex) fornecido no chip (ou recompile o ASM e obtenha o HEX).
Atenção: Grave o chip fora do circuito, com baixas tensões. Não tente gravar ‘in-circuit’, com a alimentação ‘FAST’.
3) Alimente o circuito e ‘aprenda’ um controle remoto comercial de 433Mhz (‘chaveirinho’ tem que ser da família com ci HT6P20B).
Basta apertar qualquer botão do controle remoto e em seguida, apertar o botão ‘learn’ do esquema.
4) Feito isto, o controle já deverá controlar a carga para mais ou menos, somente que ainda não foi regulado os limites. No mínimo e no máximo deverá apresentar os ‘roncos e aquecimentos’. Não force nestas situações, para não danificar seu ventilador.

Regule os limites conforme segue:

1) Desligue a alimentação do aparelho da tomada.
2) Aperte ambos os botões de limites ( ADJ_LIM_MIN e ADJ_LIM_MAX), e mantendo apertados, religue a alimentação.
3) Ao começar a piscar o led ‘Prog, solte ambos botões. Piscará 5 vezes para indicar que os limites estão em seus extremos máximos e liberar a ação de ajuste.
4) Com o controle remoto, aperte no sentido de abaixar a velocidade do ventilador, na velocidade desejada, ou se desejar, apenas parar , sem aparecer ‘ronco’. Caso passou do ponto, aperte para aumentar. Quando obtiver a posição apropriada, aperte o botão ‘ADJ_LIM_MIN’ para gravar na Eeprom este novo limite. O led ‘Prog’ piscará uma vez.
5) Também usando o controle remoto, aperte o botão para aumentar a rotação do ventilador até o seu máximo, mas sem ‘ronco’, em uma posição que seu funcionamento ainda está ‘suave’. Caso passe do ponto e comece a ‘roncar’, diminua a velocidade com o outro botão do controle. Quando estiver na melhor posição de regulagem, aperte o botão ‘ADJ_LIM_MAX’, para gravar na Eeprom. O led ‘Prog’ piscará uma vez.
6) Se foi tudo bem até aqui, finalize a programação. Se algo deu errado, ou não gostou da regulagem feita, repita os passos de 1 a 5.

O circuito com controle de fase, disparado a Triac, tende a ser muito ‘ruidoso’ eletricamente falando, por gerar sinais que interferem em outros equipamentos. Foi previsto um filtro na entrada, com 2 indutores feito de toroides de ferrite, dessas encontradas em lampadas fluorescentes eletrônicas compactas queimadas, e capacitores de poliéster de alta isolação.
Todo cuidado é pouco ao manusear este equipamento, por não ser isolado da rede elétrica. Uma boa prática é usar um transformador de isolação de 110V para 110V, na fase de desenvolvimento e testes. Não recomendo para iniciantes, que nunca trabalharam com circuitos elétricos diretamente ligados a rede elétrica, sob risco de choques elétricos, que podem ser fatais em alguns casos. Cada hobista deverá assumir o risco envolvido ao decidir realizar a montagem, ciente da necessidade de trabalhar com segurança.
Obs. Este circuito é apenas didático, sendo montado em placa de protoboard, sujeito a bugs ainda não observados. Antes de montar em placa este circuito impresso, monte em protoboard e teste para ver se este circuito atende as suas necessidades.
A nova versão (versão 2) permite o desligamento 100% da carga quando atinge o valor mínimo. Isto permite regular uma faixa de operação do ventilador mais personalizada.

Segue o arquivo ASM (Versão 2- atualizado em 02-10-2013):

DIMMER_VENT_V2_ASM

Segue o arquivo HEX (Versão 2- atualizado em 02-10-2013):

DIMMER_VENT_V2_HEX

Manuais:
PIC12F675
Triac TIC246
Triac BT139
Esquema de Dimmer com Potenciometro p/Ventilador
Outros Esquemas Curiosos

Curiosidades:
Galileu confronta a Igreja
Platão e sua influência na atualidade
Um ‘curioso’ monumento ao ‘Diabo’
Poder, negócio e tributo
Porque saber mais sobre ‘Ciro, o Grande’?
Admire o projeto; conheça o Projetista
A ciência e o relato de Gênesis
Um grande mistério científico desvendado
É anticientífico acreditar em Deus?
O “presente magnífico” de Joaquim Barrande
“Impossível!” — o que isso significa?
Quando gigantes habitavam a Europa
Seja grato pela chuva
Sincronizados com o vento
A luta pelo meio ambiente — êxitos e fracassos

Orientações que promovem a felicidade de casais:
Como tratar o conjuge com respeito
Aprenda a perdoar
Sobreviver ao primeiro ano de casamento
Quando um dos cônjuges tem necessidades especiais
Como evitar ferir com palavras?
Como resolver problemas no casamento
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos

Orientações para adolescentes:
Por que eu me corto?
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como posso dar conta de tanta lição de casa?
Por que devo ajudar os outros?
Videos Bíblicos

Até o próximo artigo!!!

21 comments on “DIMMER PARA VENTILADOR COM CONTROLE REMOTO (RF 433MHZ) – COM PIC 12F675 (REF112)

  1. Boa tarde Claudio, tudo bem? tenho uma pergunta pra vc e se é possível, tem como colocar botões para aumentar e diminuir a velocidade do dimmer sem a necessidade do controle? direto nesse circuito que vc projetou? Agradeço sua prestatividade!

    1. Olá Sergio!
      Infelizmente, não temos pinos que sobrem para serem usados nesta função, neste esquema. Mas dimmer sem controle remoto são muito comuns na internet, e poderá escolher o que melhor atenda a sua necessidade.
      Cláudio

  2. Claudio, parabens pelo blog! excelente!
    Gostaria de saber qual programa vc usa para criar os seus diagramas esquematicos como esse do dimmer, mto bom!

    1. Olá Denys!
      Poderá usar o programa PcbExpress. Ele é bem simples, e você pode criar uma biblioteca. Mas outros preferem software com mais recursos como o Proteus, inclusive com possibilidade de simulação.
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top