PT2240_CLONE – GERANDO CÓDIGO PT2240 POR SOFTWARE EM UM PIC 12F629/675 (REF121)

As vezes, é interessante simular um protocolo diretamente no microcontrolador. Que tal simular o PT2240! Veja mais…

Existe uma grande variedade de protocolos em transmissores de RF para controle remoto. Os vários integrados dedicados facilitam a montagem e ocupam pouco espaço, com baixo consumo. Mas, pode acontecer de necessitarmos gerar o protocolo no próprio microcontrolador da aplicação. Veja o esquema abaixo:

Foi usado um PIC12F675 (com uma pequena alteração no asm, poderá usar o PIC12F629), para gerar por software, o protocolo usado no PT2240. São necessários somente alguns componentes simples de obter, como interruptores, resistores, capacitores e também um tx comercial miniatura para 433mhz.
Falando um pouco do protocolo do PT2240, este envia serialmente um total de 20 bits de endereço, mais 4 bits de dados, e para sincronizar a transmissão, um bit de sincronismo no final da transmissão. Como é diferenciado o bit ‘1’ do ‘0’? Pelo tempo de transmissão e intervalo sem transmitir. Assim, o bit ‘1’ é obtido por manter a saída em ‘1 lógico’ (transmitindo) por 96 ciclos de clock e depois, um intervalo com a saída em ‘0 lógico’ (sem transmitir) por 32 ciclos de clock. O bit ‘0’ é ao contrário: saída em ‘1 lógico’ por 32 ciclos de clock e um intervalo com saída em ‘0 lógico’ por 96 ciclos de clock. No ci PT2240 tem um pino que recebe um resistor ao Vcc, para definir a frequência do oscilador interno, ou seja, o clock citado acima. No datasheet mostra uma curva de resposta de frequência, de acordo com o seu valor. Parece que na maioria das aplicações, um valor elevado entre 2M a 4M7 tem sido usado. Isto deixa a frequência próxima dos 100 khz. No código ASM, a equate ‘T_pulso’ que determina esta frequência, e poderá ser alterada para outros valores.
Os 4 interruptores alteram os bits de dados (D0, D1, D2 e D3) que são enviados na transmissão. O endereço (serial number) pode ser alterado trocando os valores das equates ‘Ser0, Ser1 e Ser2’. Depois, deve-se recompilar , com ajuda do Mplab_Ide.
A fonte poderá ser a tradicional com transformador, retificadores, capacitores e regulador 7805, ou usar um carregador de celular de 5 volts regulados na saída. Pilhas também poderão ser usadas, desde que se regule em 5 volts, a tensão para o PIC.
Obs. Esta montagem foi feita apenas em placa de protoboard, sujeita a bugs ainda não identificados. Esta sendo fornecidos os arquivos ASM e HEX, podendo ser alterados conforme a necessidade do hobista.
Atenção: Esta montagem foi testada apenas com o receptor genérico ‘rx_gen_pt2240’ deste blog. Aguardo retorno de hobistas quanto a funcionar com receptor comercial (alarme, acionamento de portão,etc) que trabalhe com a decodificação do ci pt2240b no TX.

Segue o arquivo ASM( com opção no texto para 12F675 ou 629):

CLONE_PT2240_ASM

Segue o arquivo HEX (p/ 12f675):

CLONE_PT2240_HEX

Poderá obter os arquivos ASM , HEX para 675 e HEX para 629, zipados aqui.

Manuais:
PT2240b
Pic12F675

Curiosidades:
Como surgiu a moderna indústria do diamante
A Torre de Londres — monumento histórico de passado turbulento
Quando a noite cai ao meio-dia
Será que a lua influencia sua vida?
O mistério das marés de Euripo
Calendário
A Armada Espanhola — uma viagem rumo à tragédia
O homem que “moveu a Terra”
O impressionante calendário maia
Milagres que você já viu
A reconstrução da Biblioteca de Alexandria

Outros assuntos:
Um site para você
Como disciplinar seu filho adolescente
Por que eu me corto?
Desempenhem bem o papel de pais
Como fazer seu segundo casamento dar certo
O que acontece quando morremos?
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!!!

2 comments on “PT2240_CLONE – GERANDO CÓDIGO PT2240 POR SOFTWARE EM UM PIC 12F629/675 (REF121)

  1. Olá Claudio Larios, eu compilei o RX_GEN_FLEX_X.C, gravei o pic, mas não consigo faze funciona no protoboard. Estou usando TX com o HT6P20B. Faço as configurações corretas, mas não consigo gravar o TX. Onde estou errando visto que o seu programa compila corretamente sem erro?

Comments are closed.

Back To Top