FAÇA UM SORTEADOR DE NÚMEROS ALEATÓRIOS PARA FINS RECREATIVOS – COM PIC 16F628A E LCD (REF129)

Cansado de perder a ‘pedrinhas numeradas’ da tombola usada na reunião da família? Então, que tal fazer uma versão eletrônica? Veja mais…

Muitos apreciam brincar com tombola em reuniões familiares, visto que permitem uma boa quantidade de participantes, diferentes de outras brincadeiras que apenas 2 ou 4 pessoas participam por vez. Mas, quando você vai usar… cadê as pedrinhas numeradas? Facilmente são perdidas ou ‘somem’ quando as crianças as usam como ‘rodinhas’ ou para outras brincadeiras.
A solução proposta é um sorteador pseudo-randomico para realizar o sorteio de forma eletrônica das ‘pedrinhas’.
Veja o esquema abaixo:

Foi usado um PIC 16F628a e um LCD de 16 por 2 linhas, e com um único botão de sorteio. Ao ligar aparece o nome do dispositivo e em seguida irá aparecer a frase: ‘INICIAR SORTEIO’ na linha 1 e ‘APERTE O BOTÃO’ na linha 2.
Ao apertar o botão começará o sorteio das ‘pedrinhas’ a cada aperto do botão.
Na primeira linha teremos o número sorteado da vez com os dizeres: ‘NUM. SORT: XX’, onde ‘xx’ é o número sorteado.
Já na coluna 2 aparecerá a frase: ‘RESTAM: yy’, onde ‘yy’ é o número de sorteios que ainda faltam para encerrar a partida.
Ao finalizar o total de pedras sorteadas, aparecerá a frase: ‘FIM DO SORTEIO’ na linha 2.
No arquivo ‘C’, é possível alterar de ‘tombola’ (90 pedras) para ‘bingo’ (75 pedras).
Para obter os números aleatórios, fazemos uso do valor momentâneo do timer 0. Com este valor, incrementamos o valor de um contador (cont1) e ao mesmo tempo, giramos os bits correspondentes a cada número incrementado. (Obs. Esses bits de ‘Tdado’ servem para determinar se um número já foi escolhido ou não).
Após o término do incremento pelo número de vezes do valor do timer 0, iremos analisar se o número já foi sorteado.Fazemos isto por testar se o bit é = ‘1’ou ‘0’. Se for ‘1’, então ainda não foi sorteado, sendo portanto apresentado o valor de cont1 no lcd e depois resetando o bit para não ser mais sorteado. Caso seja ‘0’, irá buscar o número mais próximo válido, quer para o lado direito ou esquerdo. O bit ‘0’ do timer 0, determinará o lado da procura, quer para um lado ou outro. Outro contador (cont2) vai sendo decrementado até que termine todas as ‘pedras’ a sortear.

A alimentação do circuito poderá ser feita com 4 pilhas AA com um diodo em serie para prover 5,3 volts. Também, poderá ser usado um carregador de celular com saída regulada de 5 volts, ou mesmo uma fonte padrão com transformador de 9 a 12 volts, retificadores, capacitores de filtro e regulador 7805 para obter os 5 volts.
Obs. Esta montagem é de caráter didática apenas, sendo montada apenas em placa de protoboard, e sujeita a bugs ainda não observados. Esta sendo fornecidos os arquivos que poderão ser alterados segundo as necessidades dos hobistas. Também não se incentiva seu uso para fins de ‘jogatina’, a qual tem trazido a ‘desgraça financeira‘ e a ‘infelicidade familiar‘ para muitos, mas unicamente para fins recreativos.

Segue pasta zipada com os arquivos “C” ( usado compilador ‘C’ da CCS versão 3.2):
(Nota: O arquivo ‘LDC.C’ faz parte da biblioteca do compilador CCS).

TOMBOLA_BINGO

Manuais:

Pic 16f628a
LCD

Outros assuntos:
Trabalhador diligente versus trabalhador compulsivo
O pai: por que está desaparecendo
A Bíblia condena a jogatina?
Quando nenhuma escravidão será tolerada
O passado e o presente dos brinquedos
É errado fazer apostas quando envolve apenas pouco dinheiro?

Outros assuntos:
Como administrar o seu dinheiro
Como ser feliz no casamento?
Como ser um bom ouvinte
Como lidar com as dívidas
Como resolver problemas no casamento
Aprenda a perdoar
Como lidar com os sogros
Como criar filhos responsáveis
Ensine valores morais a seus filhos
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!!!

Back To Top