FAÇA UM CONTROLE REMOTO (INFRARED) PARA SUA PERSIANA – C/ PIC 12F675 (REF142)

O controle remoto veio mesmo para ficar. Como adaptar esta facilidade em uma persiana?

O objetivo desta montagem eletrônica é usar um controle remoto comercial de tv/dvd para também acionar 2 pequenos motores DC para subir/descer a persiana e controlar a entrada de luz. Logicamente poderá ser usado em conjunto com persianas horizontais também. A parte mecânica, envolvendo cabos, engrenagens e fixação de fins de cursos e motores não será aqui explicada, cabendo a cada hobista fazer estas adaptações. Mas o receptor de controle remoto infravermelho está sendo detalhado, conforme mostra a figura abaixo:

Em uma visão geral, temos um sensor de infravermelho TSOP1550 ou similar, que recebe as emissões provenientes de um controle remoto. O pic 12f675 se encarrega de decodificar os sinais de infravermelho entregues a seu pino 4. As variações de níveis neste pino dispara interrupções de mudança de estado, que tratará gradativamente da recepção destes sinais. Ao termos uma recepção de tecla confirmada, o programa verifica se ela está na lista das teclas programadas e se estiver, aciona a respectiva saída. O sistema trabalha com 2 teclas para um motor e 2 teclas para o outro motor. São necessários 4 pequenos reles de 12 volts (miniatura), trabalhando aos pares, para controlar o sentido da rotação dos motores. Para o desligamento do motor, via fim de curso, foi usado a saída contrária como entrada. Assim, se acionamos, com o pino 6 em nível ‘1’, então o pino 5 será entrada, usada para ler o fim de curso, e vice-versa. O mesmo ocorre com o outro motor, nos pinos 3 e 4. As redes resistivas com os resistores 3K9, 4K7 e 1K, ligados as bases dos transistores e aos fins de cursos, não deverão ser modificadas nos seus valores. Qualquer alteração nestes valores causará mau funcionamento. A fonte de alimentação deve prover corrente suficiente para funcionar os motores sem derrubar a tensão.

PROGRAMANDO TECLAS

Para testes, usei o controle remoto universal _RCA _SYSTEMLINK 4, em modo ‘TV’ usando o código 006 (protocolo ‘NEC’). (Obs. Caso esteja tentando usar um controle remoto com padrão ‘NEC’ extendido, não irá funcionar. Neste modelo, para que possa funcionar, NÃO DEVERÁ ser comparado o ADDRESS com ADDRESS INVERTIDO, pois estes não serão complementares, mas uma extensão do endereço. Se for o seu caso, altere a linha de código na rotina de interrupção de mudança de estado:

de:
if (!(buffer[0]+buffer[1]+buffer[2]+buffer[3]+0×2)){ flag_rok=1;}

para:

if(!(buffer[2]+buffer[3]+1)){ flag_rok=1;}.

E depois recompile no compilador “C” CCS (v3.200), para obter o novo Hex.)

Antes de usar o equipamento, deverá ser gravado 4 teclas quaisquer do controle remoto usado. Para isto, deverá apertar o botão ‘PROG’ na placa e aguardar acender o led ‘PROG’, devendo-se então soltar o botão. Em seguida, acione a primeira tecla do controle para ser gravada. O led ‘PROG’ indicará com um ‘ok’ por piscar uma vez. Acione a segunda e espere 2 piscadas. Acione a terceira e espere por 3 piscadas e finalmente aperte a quarta e última tecla, piscando 4 vezes. Também irá sair do modo de programação , apagando o led ‘PROG’. Caso deseje sair antecipadamente do modo de programação, aperte o botão ‘PROG’ por mais de 2 segundos, até que apague e soltando o botão.

USANDO O EQUIPAMENTO

Após programado as teclas desejadas, ao acionar uma tecla deverá acionar um dos motores em um sentido definido pelas ligações elétricas. Apertando de novo a mesma tecla, irá parar o motor. Apertando a outra tecla do mesmo motor, irá ligar o motor em sentido contrário. Outro aperto nesta mesma tecla irá também parar o motor. Caso o motor esteja girando após um aperto na tecla, apertando a outra tecla deste motor, irá primeiro parar o motor, aguarda 1 segundo e reverter a rotação. Isto evita forçar o mecanismo e promove um movimento suave, sem trancos perigosos.

As saídas podem ser alteradas para controlar outros tipos de motores, como para outras aplicações além de mover persianas como janelas, vitros,portas deslizantes, etc.
Quando for gravar o pic, certifique de salvar o byte de calibração do mesmo, sem o qual não funcionará esta montagem. Caso tenha perdido este byte ( para saber, leia o ultimo endereço da flash que não poderá ser 0x3ff , mas 0x34xx), poderá descomentar no arquivo ‘c’, o define perdi_byte_de_calibração e recompilar. Será colocado um valor provisório para realizar os testes. Mais detalhes, veja o artigo ‘como calibrar a frequência do oscilador interno do pic 12f675/629’.

Obs. Esta montagem é apenas didática, sendo testada apenas em placa de protoboard, sujeita a bug’s ainda não identificados. Esta sendo fornecido os arquivos que poderão ser alterados conforme a necessidade do hobista.

Segue pasta com os arquivos “C” (CCS Compiler v3.200) e “HEX”:

PERSIANA

Segue pasta com os arquivos “C” e Hex alterados para a versão estendida do protocolo ‘NEC’ :

persiana_v_ext

Segue pasta com os arquivos “C” e Hex alterados para versão usando protocolo ‘Sony’ de 12 bits:

persiana_infrasony

Curiosidades:
Você tem daltonismo?
Camafeus italianos: obras-primas em miniatura
Como tornar seguro o ambiente de trabalho
O “endereço” perfeito da Terra
A arca de Noé e a arquitetura naval
O que descobriram em Jezreel?
“Vamos nos encontrar no poço?”
Faça sua parte por manter a casa limpa
Use a tecnologia de modo respeitoso e econômico
Casas com “casaco de pele”
Vigor juvenil para sempre!

Outros assuntos:

Recuperar a confiança no casamento
Como ser feliz no casamento?
Como ser um bom ouvinte
Como lidar com as dívidas
Como resolver problemas no casamento
Aprenda a perdoar
Como lidar com os sogros
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!!!

16 comments on “FAÇA UM CONTROLE REMOTO (INFRARED) PARA SUA PERSIANA – C/ PIC 12F675 (REF142)

  1. Hola Claudio el control remoto infrarrojo
    Yo pregunto si se podía hacer por RF y dos pulsadores
    manual y control remoto
    Para persianas de casa
    Estoy cambando las persianas de mi casa y para mi seria
    Muy interesante si tienes algún diagrama así parecido
    Los finales de carrera ya los incorpora el motor
    seria cambiar finales de carrera por 2 temporizadores
    Gracias por tu atención Manuel p

    1. Olá Manuel!
      Verifique nos artigos sobre controle remotos por rf se não tem algo que possa adaptar a sua necessidade. Quem sabe tem algo pronto que possa usar.
      Cláudio

  2. como faço pra colocar a codificação do outro projeto ir pois este protocolo nenhum controle que testei deu certo , o led fica aceso direto e não muda em nada , verifiquei se os pulsos estão chegando ao micro e esta tudo certinho .

    1. Olá Liliano! Quando se usa o protocolo ‘Nec’ extendido poderá não funcionar. Veja o artigo novamente, que coloquei a orientação necessária para alterar para este padrão.
      Modifique e recompile.
      Cláudio

      1. amigo desculpa o incomodo mas nem com a versão extendida não aceita o controle e fiz a montagem igaul a do esquema sem alterar nada e estou usando um controle da sky que pode ser configurado varios controle mas não aceita mesmo nãosei se vc usou o mesmo protocolo da versão que usar controle de 5 canais por IR mas aquele funcionou

        1. Olá Liliano! o controle remoto de 5 canais foi fornecido com 3 possibilidades: nec normal, estendido e sony. Qual deles você usou?
          Cláudio

          1. amigo acho que foi o nec estendido , graveir varias vezes pra testar e funcionou bem mas este não quis dar certo , vou tentar usar outro micro pra ver se ele esta certo ok

          2. amigo hoje testei com um controle e DVD digix que funcionou mas são poucas marcas que funcionaram , achei que ficou com pouca opção de conrole usando este da nec o que é mais estranho que o primeiro projeto com Ir que vc fez e eu montei funcionava o controle da century e da elsys que usam o ci ht6221 mas estes ultimos projetos não funcionam , e outra coisa que observei mas isso em teste foi o fato do sensor acionar o motor independente mas isso não vai acontecer pois em teste eu aproximei o imã dai acionava sozinho normal ja que leva positivo pra base do transistor.

          3. Olá Liliano! Não entrarei no mérito da escolha de protocolo, pois cada um usa o que acha melhor ou que tem disponível no comercio de sua região. Infelizmente, não posso postar todos os modelos possíveis de protocolos, nem é este o objetivo deste blog. Cada hobista poderá estudar o protocolo que desejar e implementar um código que permita a sua recepção. Adicionei uma versão para protocolo Sony de 12 bits junto ao artigo original. Quanto ao sensor acionar a saída, note que temos um rede resistiva que não permite o acionamento na saída a partir do Vcc vindo do sensor. Mas tem que respeitar o circuito mostrado em seu valores. Em alguns casos, devido a tolerância dos resistores, supõem se que possa acontecer um acionamento. Então, nesta hipótese, poderá ser trocado o resistor de 3k9 por um de 4k7 para reduzir ainda mais a tensão que chega na base do transistor drive do rele. Ao acionar o sensor, deverá aparecer menos de 0,4 volts na base destes transistores.
            Cláudio

          4. Olá Liliano! Você tem como identificar exatamente qual foi o artigo que tem o hex que você usou e que funcionou para os controles que você tem?
            Cláudio

  3. amigo testei varios controles , não aceitou elsys nem century , não sei qual modelo que aceita esse protocolo , pesquisei pela internet e diz que acieta philips mas não funcionou

    1. Olá Liliano! Usei o controle remoto universal _RCA _SYSTEMLINK 4, em modo ‘TV’ usando o código 006 (protocolo ‘NEC’).
      Cláudio

  4. lario bom projeto,com esta modalidade dos fins de curso vou usar este maravilhoso circuito no meu futuro robô,tipo mando levantar braço direito ele obedece quando chega em cima no alvo aciona o fim de curso e para.tanto braço direito como esquerdo subir ou descer muito bom são muitas aplicações valeu pelo brilhante desenvolvimento.

Comments are closed.

Back To Top