SIMULANDO UM SENSOR DE TEMPERATURA DS18B20 PARA FINS DE DESENVOLVIMENTO E TESTES (REF144)

Gostaria de simular a ação de um DS 18B20 para testar seu projetos de termômetro/termostato sem ter que ficar esquentando e esfriando o sensor?

Quando queremos simular um LM35 poderemos usar um simples potenciômetro para obter as várias tensões fornecidas por ele. Mas no caso do DS 18B20 da Maxim (antiga Dallas), já não é tão simples assim. A proposta aqui delineada é justamente usar um potenciômetro comum para gerar níveis de tensão, os quais serão convertidos em valores idênticos ao fornecido pelo integrado DS18B20 usando um pequeno PIC12F675. Para visualizar tanto valores positivos como negativos, a posição central do potenciômetro ficou sendo o zero. Usando o termômetro do artigo ‘FAÇA UM TERMOMETRO DIGITAL – COM PIC16F628A E SENSOR DS18B20 (VERSÃO DISPLAY DE 7 SEGUIMENTOS)’ e ligando a saída deste circuito simulador ao pino 16 (retirando o DS18B20 do circuito é claro!), e interligando os gnd’s, poderemos ver nos display o valor ‘0,0’. Virando o cursor do potenciômetro para um lado teremos valores positivos no display e para o outro, negativos. Logicamente, não foi implementado todas as funções que um DS 18B20 tem, mas apenas as necessárias para os testes como o reset, conversão, e leitura. Nada impede que o hobista aumente a lista destas funções por colocar mais linhas de código no arquivo “C”. Um estudo profundo do datasheet será de grande ajuda nesta realização.
Deverá ser previsto uma fonte de alimentação de 5 volts para o PIC . Esta poderá ser feita com um pequeno transformador de 110/220 para 9 a 12 volts, e uma ponte retificadora, capacitores eletrolíticos de filtro, bem como um regulador de tensão do tipo 7805. Poderá, se desejar, retirar os 5 volts do circuito que será testado. Neste caso, pode-se omitir a fonte.
Obs. Esta montagem é apenas didática, sendo testada apenas em placa de protoboard, estando sujeita a bugs ainda não observados. Estão sendo fornecidos os arquivos que poderão ser alterados conforme a necessidade do hobista.

Veja o esquema abaixo:

simula ds 18b20

* Segue pasta com arquivos “C” e Hex (CCS Compiler v3.200) versão antiga:

simula_ds18b20

* Segue pasta com arquivos “C” e Hex (CCS Compiler v3.200) versão de 13/04/2014, melhorada:

CLONE_DS18B20_V1

* Segue pasta zipada com arquivos “C” e Hex (CCS Compiler v3.200) versão atualizada de 20/03/2017, usada para testar o ‘Termostato para Aquário (ref275)” usando um potenciômetro para variar os valores de temperatura:

clone2_ds18b20_pot

Adicionalmente, foi realizado uma montagem usando 2 chaves dactilares para obter os valores entre -55 e +125 °C, sendo uma para incrementar e outra para decrementar. Veja o esquema abaixo:

E somente para uso com este esquema com chaves, ao invés de potenciômetro, segue a pasta com os arquivos ASM e HEX:

CLONE2_DS18B20

* Segue pasta zipada com arquivos “C” e Hex (CCS Compiler v3.200) versão atualizada de 20/03/2017, usada para testar o ‘Termostato para Aquário (ref275)” usando 2 interruptores (‘up’ e ‘down’) para variar os valores de temperatura:

clone2_ds18b20_botao

Manuais:

DS18B20 datasheet
PIC12F675

Curiosidades:
O sistema de navegação do besouro africano
Quem foi Joseph Priestley?
‘Dessas montanhas extrairás cobre’
Já sorriu para um crocodilo?
Uma batalha contínua contra as águas
O que é a Grande Bacia Artesiana?
A canoa — “veículo perfeito” do Canadá
Como está a saúde da sua gengiva?
Por que o mar é salgado?
Onde o rio corre em sentido contrário
O “velho Tâmisa” — patrimônio especial da Inglaterra
Aquilo é mesmo uma árvore?
O dente do ouriço-do-mar
Você precisa de seguro?
Em busca do gene da “imortalidade”

Outros assuntos:
Um site para você
Estou pronto para sair de casa?
Quando seu casamento não é o que você esperava
Como resolver diferenças no casamento
Como recuperar a confiança no casamento
Como controlar o estresse
Quando um dos cônjuges tem necessidades especiais
Aprenda a perdoar
Como acabar com a tática do silêncio
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!!!

Back To Top