FAÇA UM INDICADOR DE NÍVEIS DE TENSÃO (VU) COM 12 LEDS (BARRA OU PONTO) – C/ PIC 12F675 (REF149)

Gostaria de fazer um simples indicador com leds usando um pequeno pic de 8 pinos?

Esta montagem usa um PIC 12F675 para controlar nada menos do que 12 leds em modo barra ou ponto, usando a multiplexação de 4 saídas apenas.
O modo de operação para modo ‘barra’ é conseguido por se deixar sem o jumper que faz o aterramento do pino 4 do PIC. Colocando o ‘jumper’ obtemos o modo ‘ponto’.
Veja o esquema abaixo:

No modo ‘barra’, um led é aceso após o outro, formando uma ‘barra luminosa’. Para conseguir isto neste aparelho, necessitamos acender um led por vez, e deixar que a persistência da nossa retina nos faça ver todos leds que foram acionado como ‘acesos’.
Já no modo ‘ponto’, apenas um led é aceso por vez, como se deslocasse para frente ou para trás, a medida que mudamos a tensão de entrada de controle.
Foi montado intencionalmente um diodo IN4148 em série com cada leds para dar uma queda de tensão de 0,7 volts. Isto é necessário para que mais de um led não acenda por retorno, pois, além do led desejado, sempre mais 2 leds ficarão em série. Caso o led a ser usado tenha tensão de barreira maior que 2,2 volts, não será necessário colocar o diodo em série. No meu caso, usei leds com 1,65v de barreira, resultando no inconveniente citado.
A entrada no pino 5 deverá receber a tensão de controle. Foi usado o conversor analógico/digital interno para capturar esta tensão. Após convertida em 8 bits, seu valor é dividido por 12 para dar os valores de acionamento dos leds.
No arquivo “C” tem a variavel ‘vin_max’ que foi ajustada para 5, ou seja, com 5 volts de entrada ocorrerá o acendimento do led 12 (máximo). Poderá ser alterada para 4 (4 volts),ou menos (minimo ‘1’), sempre usando valores inteiros. Isto ajuda a conseguir pleno acionamento quando estiver usando menor tensão de entrada.
Lembre-se que ao alterar o arquivo “C”, este deverá ser recompilado para obter o novo arquivo ‘.hex’ (poderá usar o compilador CCS C v3.200).
Quanto ao tipo de led, de preferência a serem de boa qualidade, com alto brilho e de mesmo fabricante, para não se observar diferença entre eles, durante o uso.
A alimentação poderá ser retirado do circuito que será instalado ou por meio de um transformador de 110/220 para 9 volts, com retificadores, capacitores de filtro e um regulador 7805 para obter os 5 volts regulados. Carregadores de celulares com saída regulada em 5 volts, poderão ser utilizados também.
Quanto a possíveis usos desta montagem podemos sugerir: indicador para saída de som, indicador de nível de caixa d’agua (usando um potenciometro para alterar a tensão de entrada), voltimetro de barra,etc.
Obs. Esta montagem é de carater didático apenas, sendo testada apenas em placa de protoboard, sujeita a bug’s ainda não detectados. Esta sendo fornecido os arquivos que poderão ser alterados conforme a necessidade do hobista.

Segue pasta com os arquivos necessários a esta montagem:

VU_PB

manuais:

Datasheet PIC12F675

Curiosidades:
Petróleo – Como afeta você?
A arca de Noé e a arquitetura naval
A vida numa tenda de circo
O que fazer para dormir melhor
Preservados numa gota dourada
O esplendor subterrâneo das cavernas de Carlsbad
Atenas: passado glorioso e futuro incerto
Como surgiu a moderna indústria do diamante
Corcovado — o “diamante bruto” da Costa Rica
Comunicação — essencial nos ecossistemas da Terra
Louis Braille trouxe luz para os prisioneiros da escuridão

Orientações que promovem a felicidade de casais:
Como controlar as birras
Quando seu casamento não é o que você esperava
A violência doméstica tem solução!
Como tratar o conjuge com respeito
Aprenda a perdoar
Sobreviver ao primeiro ano de casamento
Quando um dos cônjuges tem necessidades especiais
Como evitar ferir com palavras?
Como resolver problemas no casamento
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos

Orientações para adolescentes:
O que fazer se estão falando mal de mim?
Por que eu me corto?
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como posso dar conta de tanta lição de casa?
Por que devo ajudar os outros?
Videos Bíblicos

Assista a videos bíblicos

Até o próximo artigo!!!

10 comments on “FAÇA UM INDICADOR DE NÍVEIS DE TENSÃO (VU) COM 12 LEDS (BARRA OU PONTO) – C/ PIC 12F675 (REF149)

  1. olá larios,quando tiver um tempo,dar uma olhada nesse vu muito interessante,que usa o pic16f88,seria possivel fazelo com 12f675 com menos led ou 16f628a o diferencial do vu é um retardo de apagamento do ultimo led quando ele ta voltando,é bastante usado em amplificadores de audio.
    https://www.youtube.com/watch?v=tzoOQIkoogs
    a operacao em barra é a mais usada.

    grato desde já.

    1. Olá Morais!
      Vou dar uma olhada. Mas o pic 12f675 acredito ser bem limitado na memória para colocar muitos enfeites e o pic 16f628a não tem conversor analógico necessário neste tipo de trabalho.
      Obrigado

  2. Prezado sr Claudio.
    Conheci este seu valoroso espaço por intermédio do Google. De imediato tomei a liberdade de inscrever-me! Parabéns!
    Tenho alguma prática com montagens eletrônicas, no entanto muito mais dificuldades! Pretendo colocar para funcionar este seu projeto de VU – no entanto desejo construí-lo de maneira definitiva. Isso requer, creio, uma placa de circuito impresso. O senhor poderia me ajudar na elaboração – ou informar-me com qual programa posso criar a placa a partir de seu diagrama esquemático? Uma placa de apenas uma face (ainda que necessite de muito jumpers…) seria-me o ideal. Muito obrigado!

    1. Olá Test!
      Obrigado pelo seu comentário apreciativo ao trabalho deste blog. Quanto a montagem pretendida, seria interessante você fazer uma montagem em placa experimental e verificar se ela atende os objetivos desejados. Eu não faço desenho de placas, em raros casos, de forma manual, usando o PcbExpress (gratuíto). Alguns colegas usam programas com roteamento automático, como o Altium e Proteus, mas não tenho ainda facilidades para isto. Consulte algumas entradas na internet como ‘como rotear placa de pcb’, que encontrará vários programas e tutoriais explicativos.
      Cláudio

      1. Obrigado pela atenção!
        Imaginei que houvesse algum programa que “transformasse” o diagrama esquemático em placa de circuito impresso. Pelo que notei tem-se de “traças” as trilhas uma a uma.

        Tentarei me aprimorar nisso!

        1. Olá Test!
          Como disse, existe programas como o Altium Designer, onde você cria o circuito (esquema) e depois pode gerar uma placa de pcb com roteamento automático. Mas não é minha ‘praia’.
          Cláudio

    1. Olá Liliano!
      Obrigado por avisar da falta do hex no ‘vu’. Irei providenciar o hex assim que tiver um tempo. Quanto a outra pergunta sobre ‘suportar controle comercial’, não funcionará, pois tem um protocolo diferente na quantidade de bytes enviados.
      Claudio

Comments are closed.

Back To Top