INDICADOR DE RESERVA DE COMBUSTÍVEL SONORO (EXPERIMENTAL) – COM PIC 12F675 (REF162)

Ficar sem combustível (pane seca) pode levar você a receber uma multa de transito. Que tal um aviso sonoro para ‘lembrar’ de abastecer?

Em geral, olhamos com regularidade para o painel de instrumentos do carro e percebemos que o tanque está vazio ou chegando já na ‘reserva’ de combustível. Mas pode acontecer de estarmos tão agitados com as ‘pressões’ da vida moderna, que não lembramos nem de olhar para o painel de instrumentos! O que poderia adicionalmente ajudar a indicar esta situação, já que a luz de reserva não será percebida? Talvez um apito sonoro ou um ‘bip’. Pensando nisto, podemos implementar um circuito, usando um pequeno PIC de 8 pinos, para realizar esta tarefa com facilidade. Veja o esquema abaixo:

O circuito experimental proposto aqui é composto por um PIC 12F675, 2 leds de aviso, um disco piezo elétrico para o ‘bip’, 3 jumpers, uma chave dactilar para programação do ponto de trabalho, alguns resistores, um regulador de voltagem 78L05 , com capacitores de filtros.
Usamos o conversor analógico/digital interno, programado para ler a tensão no pino 5 do pic, proveniente da boia de combustível do veículo.
Temos um importante divisor de tensão nesta entrada, que impede que tensão maiores que 5 volts cheguem ao port do pic.
O interruptor ‘learn’ ao ser apertado, guardará na primeira posição da Eeprom interna do pic, o valor da tensão presente na entrada da boia. Este valor será usado para comparar com as medições futuras e decidir se aciona ou não, o ‘bip’. Caso deseje corrigir ou gravar uma nova posição da bóia, apenas aperte novamente o botão ‘learn’.
Fazendo uma pesquisa sobre boias automotivas notei que alguns carros trabalham com boias de 2 tipos: as ‘normais’ e as ‘invertidas’.
Com ‘normais’ convencionamos aqui as boias cuja resistência ôhmica aumenta quando aumenta a quantidade de combustível no tanque, e as invertidas, aquelas que diminuem a resistência ôhmica quando aumenta a quantidade de combustível no tanque. Algumas variam de 0 a 80 ohms, outras de 250 a 40 ohms, com muitos valores diferentes.
Como então se poderia fazer um sistema que pudesse funcionar em praticamente qualquer valor de resistência e modo de operação?
Teria que poder escolher o tipo de operação. Nesta montagem, foi optado pelo uso de ‘jumper’ para definir se estamos usando boia invertida ou não. É o ‘jumper’ nomeado de ‘J_INV’ colocado no pino 6 do pic que define esta função.
Ficou assim: Se colocado= boia normal , se retirado (sem jumper)= boia invertida.
Adicionalmente foi colocado mais outros 2 jumpers:
1 ) No pino 2 ->Jumper colocado= ‘led reserva’ acende direto na reserva, se retirado (sem jumper)= pisca o ‘led reserva’ .
Este led é um led adicional para luz de reserva (opcional). Se desejar, poderá retira-lo do circuito.
2) No pino 7 -> colocado= sem delay no acionamento , se retirado (sem jumper)= com delay
Quando está próximo da reserva, o movimento do carro altera em muito a posição da boia.
Foi previsto um ‘delay’ que atrasa o acionamento do bip, eliminando os movimentos momentâneos, com o balanço do carro. A boia tem que ficar por um tempo na situação de reserva para realmente acionar. É recomendado deixar sem o jumper (com delay).

Para vencer as dificuldade com vários valores de resistência das boias, o sistema teria que ser bem flexível. A melhor forma foi então, ‘aprender’ uma determinada tensão de boia como sendo o limite para acionar o bip e a luz de reserva adicional. Para programar, basta então deixar o carro chegar na situação de ‘começo da reserva’ e apertar o botão ‘learn’. Irá acender o led ‘learn’ por 0,5 segundos e apagará, indicando que foi aceito o valor programado. Ficará gravado na Eeprom interna no pic indefinidamente, ou até nova programação.
Por este método pode-se perfeitamente avisar outras situações de tanque, com 1/2 tanque, 3/4 de tanque, etc.
O modo de operar o bip foi determinado no programa para dar 4 toques (bip…bip…bip…bip..) e parar por um período correspondente a 250 bips. Passado este tempo irá acionar novamente dando mais 4 toques. Assim, de tempos em tempos temos um lembrete de que estamos ‘andando na reserva’.
Obs. Esta montagem é didática, sendo realizada apenas em placa de protoboard, sujeita a bugs ainda não identificados. Está sendo fornecido os arquivos que poderão ser modificados pelo hobista conforme suas necessidades.

Segue pasta com os arquivos desta montagem:

indicador_reserva

Manuais:

Pic 12f675
Tabela de boias

Curiosidades:

Ondas assassinas: mitos e verdades
Árvores que vivem na água
Já provou a frutinha que pula?
A tromba do elefante
“A máquina de aprender mais potente do Universo”
Descoberta em Red Bay
As espantosas correntes da vida

Outros assuntos:
Será que a Bíblia está de acordo com a ciência?
Os desastres naturais são castigo de Deus?
Por que rejeitar a pornografia?
Como ser feliz no casamento?
Quando seu casamento não é o que você esperava
Como resolver diferenças no casamento
Como recuperar a confiança no casamento
Quando um dos cônjuges tem necessidades especiais
Aprenda a perdoar
Como acabar com a tática do silêncio
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Como posso controlar meu peso?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!!!

7 comments on “INDICADOR DE RESERVA DE COMBUSTÍVEL SONORO (EXPERIMENTAL) – COM PIC 12F675 (REF162)

  1. ola larios daria muito trabalho transformar esse projeto para medir o nivel da agua da caixa dagua pois a boia de controle da muito problema tenho uma ideia de funcionamento ;1sensor (um fio positivo e 3 pontas parair somando as tensao e levadas ao micro controlador) do nivel cheio,medio e vazia(leds verde,amarelo e vermelho)sendo que um pino recebe o nivel de tensao igual a esse projeto e 3 leds indica os niveis. O botao learn precisaria para ajustar o sensor de tensao,mais quando o ultimo led apagar um outro pino será elevado ao estado alto (para encher a caixa)permanecerá até que o ultimo led(cheio)acenda quando ele aceder claro a caixa tará cheia e o motor só voltara a funcionar novamente quando o led vermelho apagar.é uma idéia muito bacana nao conseguir encontrar projetos dessa natureza na net só tem com arduino.nao sei se é possivel com 12f675 ,mais pra quem ja tirou leite de pedra fazendo volt amper 12f765 e mais com lcd esse é assoviar e beber agua ao mesmo tempo parabens pelo projeto.fica a ideia desde já agradeço pelo blog e a atensao 😉 😉

    1. Olá Morais!
      Agradeço a sua sugestão e seu comentário apreciativo. Irei analisar se é possível implementação com 12f675.
      Cláudio

  2. Bom dia Claudio desculpa desenterrar o topico, mas qual seria valor dos capacitores? E os arquivos .hex e .c na pasta para download como eu abro?

    1. Olá Mota!
      Os capacitores são eletroliticos, com valores em microfarads, sendo a única excessao o capacitor de 0,1 microfarads, de poliéster, com tensão de 50 a 100v. Para abrir, use o descompactador de arquivos zipados como o RAR ou similar. Caso queira alterar o programa “c”, use o CCS Compiler. Para gravar o pic, use um programador de pic, usando o arquivo .hex fornecido. Caso tenha duvidas, veja tutoriais na Internet.
      Cláudio

  3. Bom dia Claudio, tive uma ideia de um projeto mas não sei se é viável, e é referente ao uso de telefone fixo, as operadoras enviam as contas, mostram a relação de chamadas efetuadas e o tempo de cada ligação, mas os aparelhos telefônicos não contam com um recurso de log para confrontar com a conta da operadora,pelo menos eu não conheço nenhum que tenha essa função. Poderia ir para o caderninho essa ideia rs. Estou ainda estou engatinhando em microcontroladores acho que esse projeto ainda não é pro meu bico, mas fica aí a ideia.
    Abraços

    1. Olá André!
      É uma ideia interessante, mas teria que se aplicar até mesmo com celulares. Hoje, se queremos controlar, temos que marcar cada ligação e o seu tempo, o que não é prático. Também, cada operadora tem tarifas diferenciadas por períodos e tipos de serviços, sendo uma grande confusão para se calcular. Ainda não tenho noção de como realizar tamanho empreendimento ( “ainda não é pro meu bico”), mas quem sabe surjam idéias a respeito no futuro.
      Cláudio

  4. amigo esse projeto me veio na mente um sistema pra comparar uma determinada tensão e caso abaixe alertasse com o beep , interessante pra ser usado em amplificador de audio tb .
    ou ate memso um sensor de temperatura com opção de memorizar a temperatura ideal . mais uma vez otimo projeto

Comments are closed.

Back To Top