RELAXING SOUND – ADICIONANDO SOM A APLICAÇÕES COM PIC – C/ PIC 16F628A E FLASH 25L1606E (REF166)

Gostaria de ouvir o som de uma cachoeira ao simples toque de um botão? Ou dormir com o som de uma chuva suave após um dia cansativo?

Algumas pessoas tem dificuldade para relaxar em virtude do estresse do dia a dia. Até mesmo dormir pode ser um verdadeiro desafio!
A muito se sabe que certos tipos de sons são extremamente relaxantes. Por exemplo, como você se sente ao ouvir o som de uma cachoeira? Ou o som de uma chuva suave?
Algumas pessoas baixam tais sons em seus celulares ou computadores e os ouvem pouco antes de dormir. Então, porque não fazer um dispositivo especifico para isto? Pensei então no seguinte esquema, dando origem assim ao ‘relaxing sound ‘:

Podemos notar que o coração do circuito é um PIC16F628a, usado para ler um som gravado previamente em uma memória flash de alta capacidade (2MBytes) e depois reproduzi-lo usando o módulo PWM interno. A frequência usada foi de 19530hz por permitir uma boa qualidade de reprodução com uso moderado de espaços da memória. Como a memória tem 2.097.152 bytes e reproduzindo a 19530hz teremos um tempo máximo de reprodução de 107 segundos. Para obter uma reprodução constante, temos que providenciar um loop infinito na leitura da flash. Enquanto estiver ligado haverá a reprodução de alguma parte destes 107 segundos gravados.
A flash usada foi a 25L1606E obtida a partir de uma sucata de um roteador. O protocolo de comunicação usado é o SPI (Serial Peripheral Interface), fazendo uso de 4 pinos: CS (Chip Select), SLK (Clock), MOSI (Master out Slave in) e MISO (Master in Slave out). Esta flash é muito usada como ‘BIOS’ em notebooks e similares. Elá deverá ser previamente gravada com os arquivos fornecidos nesta montagem e depois montada no circuito. Alguns fornecedores desta flash gravam para o cliente, se lhes for fornecido o arquivo a ser gravado. Se não, poderá usar um gravador comercial de bios, comuns na internet de preços variados. Ainda, se dispuser de um computador com saída paralela (ou adaptador junto a uma porta USB) poderá usar o programa SPIPGM (by Martin Rehak). Necessitará de um hardware simples, com alguns resistores limitadores para gravar com sucesso esta memória. Existem várias versões que poderá optar, se for o seu caso, nos links da internet. Este programa trabalha no velho e bom “DOS”, sendo possível fazer alguns arquivos .bat para automatizar o apagamento, gravação e leitura. Caso seu PC já não tenha mais acesso a este programa, poderá rodar em uma ‘maquina virtual’ instalando nela um Window XP.
Um lembrete importante é a tensão desta flash que é de apenas 3 volts. Cuidado para não ligar 5 volts por engano! Foi usado um resistor e um diodo Zener de 3 volts para fornecer a sua alimentação. Para interfacear o pic de 5 volts com ela, foram usados alguns resistores divisores de tensão para garantir que não ocorra excessos de tensão. Existe a opção de gravar o PIC fora do circuito e depois monta-lo no circuito, e usar apenas 3 volts para alimenta-lo, dispensando assim os resistores divisores e o diodo Zener. Isto seria melhor caso deseje fazer uma montagem compacta alimentada apenas por 3 volts. Note que neste caso, a saída amplificadora teria que ser mudada para operar com esta tensão inferior.
Mas na montagem atual, a alimentação poderá vir de uma fonte de 110/220 volts para 12 volts, desta que colocamos direto na tomada. Também poderá optar por alimentar com 4 pilhas AA de 1,5 volts em série com um diodo 1N4007. Neste caso, o amplificador de saída seria alimentado com apenas 6 volts. Foi usado um pequeno alto falante de 8 ohms, deste encontrados em rádios de pilha ou similar. Todos os componentes podem ser acondicionados em uma pequena caixa plastica própria para montagens.
Na pasta ‘flash_bin_files’ fornecida, temos as opções de sons que poderão ser reproduzidos pelo ‘Relaxing Sound’: Maré baixa, cachoeira e chuva suave. Note que apenas um arquivo poderá ser gravado na flash.
Logicamente, se desejar, poderá editar seus próprios sons e criar seus próprios arquivos.
Como o circuito se trata de um reprodutor de sons gravados, pode ser gravado também mensagens que se repetem constantemente a cada 107 segundos, com fins publicitários. Mas isto ficará por conta da sua criatividade!
Obs. Esta montagem é didática e foi realizada apenas em placa de protoboards, sujeita a bugs não observados. Esta sendo fornecido os seus arquivos que poderão ser modificados conforme a necessidade do hobista.

Segue abaixo pasta zipada com os arquivos desta montagem:

relax_sound

Adicionalmente, segue pasta zipada com montagem opcional, sendo usado 4 interruptores para escolher o som desejado (chuva, riacho, cachoeira, mar):

MIX4_SOM

Manuais:

25L1606E
PIC16F628A

Curiosidades:

Como a vida se originou?
Minha saída contra a poluição sonora
Consegue distingui-los?
Calipso — música original, típica de Trinidad
“Cavalos que bailam ao vento”
Enxaqueca — o que você pode fazer?
Como contornar o problema do trânsito?
As causas do ódio
Boa música pode ser um bom remédio
Projeto intencional ou obra do acaso?
Uma invasão tecnológica
O nome de Deus na música russa

Outros assuntos:

O que os números significam na Bíblia? A numerologia tem base bíblica?
Jesus era casado? Jesus tinha irmãos?
Como os pais podem ensinar os filhos sobre sexo?
O que acontece quando morremos?
O que é o inferno? É um lugar de tormento eterno?
Artigos para promover a felicidade de casais
A Bíblia é produto da sabedoria humana?
O que é um amigo de verdade?
Por que rejeitar a pornografia?
Para crianças pequenas – videos educativos (desenho animado)

Até o próximo artigo!

5 comments on “RELAXING SOUND – ADICIONANDO SOM A APLICAÇÕES COM PIC – C/ PIC 16F628A E FLASH 25L1606E (REF166)

  1. Olá Claudio, verifiquei seu código para este projeto e não descobri como reproduzir um trecho do som gravado na eeprom externa, nos projetos anteriores foi mais fácil já que estavam assim reproduzir(0x00,0x7fff); com o endereço inicial e final. Eu consigo alterar este para reproduzir trechos que eu escolher? Tens alguma dica?

    1. Olá Fernando!
      Sim, é possível reproduzir apenas alguns trechos que você escolher. Assim que puder, darei um exemplo, provavelmente no próximo artigo.
      Cláudio

  2. Fala sério, e ainda com componente de sucata!!! Encontrei duas W25X32 em duas sucatas de roteadores aqui e segundo datasheet são de 4mb, minha gravadora de eeprom suporta eles. Claudio, muito obrigado mesmo por mais essa aventura, vou gostar muito de brincar com este projeto, sem falar na oportunidade de aprender sobre este protocolo SPI.

    1. Olá Fernando!
      Que bom que já tem componentes ‘free’ para ‘brincar.’ Muita diversão para você , Fernando.
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top