FAÇA UMA MINUTERIA ELETRÔNICA – COM PIC 12F675 (REF173)

Gostaria de temporizar aquela luz da escada que todos esquecem ligada?

As minuterias são dispositivos eletrônicos, para temporizar por um tempo, o acendimento de uma lampada ou luminária, após o acionamento de um interruptor momentâneo (do tipo usado para acionar ‘campainhas’).
Mas quanto tempo fica a lampada ligada? Geralmente, o tempo é de aproximadamente 90 segundos em muitas minuterias comerciais.
Para entender a vantagem deste dispositivo, pense na iluminação da escada de sua casa ou de outro lugar. É muito comum utilizar um interruptor paralelo na parte de baixo da escada e outro na parte de cima. O problema que ocorre geralmente a noite, é que ao passar por esta dependência da casa, esquecemos ligado esta lampada.
Veja agora com a minuteria: Um único toque no interruptor de baixo ou de cima e a lampada ficará ligada o tempo suficiente para passarmos por esta escada e depois de 90 segundos, se apagará. Pense na economia de eletricidade a longo prazo!
Veja agora a proposta de um circuito de minuteria:

O circuito utiliza uma FAST (Fonte Alimentação Sem Transformador) usando a reatância capacitiva para reduzir a tensão da rede para 5 volts. A vantagem deste método é que não gera aquecimento, diferente de um resistor em série. Mas necessita mais componentes como o diodo adicional, o resistor de descarga (segurança) em paralelo com o capacitor (270nF/600v) e o resistor em série de baixo valor (fusível e controla picos perigosos).
Para obter o resistor em série equivalente (reatância capacitiva), use a formula:

R= 1/6,28 x F x C

onde:
R= valor do resistor equivalente em Ohms;
F= frequência da rede em Hz;
C= Valor do capacitor em Farads

O programa vigia o pino 3 visando perceber quando a rede passa pelo ponto zero. Então, se o pino 2 estiver em ‘1’ (interruptor está acionado), seta um flag que indica este acionamento. O programa entra na rotina que passa contar os ciclos e aciona a saída do triac em cada meio ciclo. Após um número programado de ciclos, a rotina reseta o flag e desliga completamente a lampada. O capacitor e o resistor no pino 2 tem por objetivo eliminar as interferências captadas pelo comprimento do fio até os interruptores momentâneos.
Note que o acionamento do triac utiliza tensão negativa em sua gate, operando nos chamados ‘quadrantes II e III’. Note que nem todos os triacs trabalham bem com acionamento positivo. Alguns exigem mais corrente na gate para um acionamento correto em ambos sentidos.
Obs. Esta montagem é de caráter didático, sendo montado e testado em placa de protoboard apenas, sujeita a bugs ainda não observados. Esta sendo fornecido os arquivos que poderão ser alterados conforme a necessidade do hobista.
Cuidados adicionais deve ser tomado por se tratar de montagem envolvendo altas tensões sem isolação da rede elétrica. Use transformador isolador nos testes. Não permita crianças nas proximidades, durantes os testes. Não programe o pic no circuito, sob o risco de destruir o programador, bem como o risco de eletrocussão, e outras avarias. Programe fora e depois coloque no circuito. Se você não tem experiência com este tipo de equipamento, seria prudente ter supervisão de alguém experiente.

Segue pasta com os arquivos desta montagem:

MINUTERIA

Manuais:

Pic 12F675

Curiosidades:

As penas do pinguim-imperador
Enxaqueca — o que você pode fazer?
Diabetes — como se prevenir
A Terra foi ‘fundada’ por acaso?
Os ciclos que sustentam a vida
“Quase projetado”?
Será que toda vida tem um ancestral em comum?

Outros assuntos:

Depressão
Como ser um bom pai
O que você deve saber sobre transtornos mentais
Como se proteger do crime
Como ensinar seu filho a usar a internet com segurança
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Como posso controlar meu peso?

Até o próximo artigo!!!

Back To Top