AEROMODELISMO – ADAPTADOR DE SINAL PROPORCIONAL (SERVOS) P/ PWM (REF198)

Acrescentando novas funcionalidades em seu equipamento…

Muitos tem rádios controles comerciais com vários canais para servo motores, sendo que muitos deles não estão sendo usados. Que tal usa-los para incrementar com mais utilidades? Mas o que precisamos mesmo, em determinadas ocasiões, não é um canal para servo, mas sim, um canal para controlar a rotação ou sentido de um motor. Então, esta montagem visa resolver este problema. Veja o esquema abaixo:

O adaptador se resume a um pic 12F675 programado para converter sinais proporcionais para servo, com tempos de pulso de 1000 useg a 2000 useg em um sinal PWM com 2 saídas, para controlar, por exemplo, um motor DC. O uso de 2 saídas permite fazer a inversão da rotação do motor com o uso da ‘ponte H’. No esquema acima, vemos alguns transistores montados para produzir esta ‘ponte’, mas apenas para facilitar o entendimento do funcionamento. Outras pontes H podem ser usadas, inclusive algumas são vendidas comercialmente e com correntes que atendam ao motor usado. O uso de um BC548/558 limita o uso a pequenos motores, portanto sendo necessário substitui-los por transistores de potência condizentes com as correntes de trabalho maiores.
Quando chega no pino 4 do PIC um sinal de 1500 useg, as saídas se mantém desligadas, sendo o ponto que nenhum acionamento ocorreu no transmissor.
Ao acionarmos o Joy Stick para produzir outros valores de pulso, dependendo da largura deste pulso, teremos ora uma saída acionada ou outra, com pulsos PWM de ‘duty Cicle’ (tempo ligado/tempo desligado) também proporcionais.
O programa faz uso da interrupção de mudança de estado do pino 4 para capturar por meio do timer 0 a largura do pulso positivo vindo do receptor comercial. Depois, por meio da interrupção de ‘over flow’ do timer 1, é gerado o PWM para as saídas 1 ou 2.
Deve ser certificado que a tensão vinda do receptor comercial no pino 4 do pic não ultrapasse os 5 volts da alimentação. No caso de equipamentos com tensões maiores, deve ser colocado um resistor limitador nesta entrada.
Obs. Esta montagem é de natureza didática, sendo realizada apenas em placa de montagem experimentais (do tipo Protoboard), sujeito a bugs ainda não observados. Esta sendo fornecido os arquivos desta montagem, podendo ser alterados conforme a necessidade dos hobistas.
Atenção: Antes de fazer placa de circuito impresso, teste em placa de montagem experimental e veja se o circuito atende as suas necessidades.

Segue pasta com os arquivos desta montagem, compilados com MplabX (XC8 Compiler):

Conv_prop_pwm_files

Manuais:

PIC12F675

Curiosidades:

O menor cãozinho do mundo
A galinha: comum e popular
Como conviver com o albinismo
O que é vitiligo?
Já viu um pelado mexicano?
Dicas de segurança para os idosos
Como lidar com problemas da próstata
Um imperador para o almoço
Brita-ossos (águia-pesqueira)

Outros assuntos:

Deus é uma força impessoal?
O que a Bíblia diz sobre livre-arbítrio? Nossa vida é predestinada por Deus?
Os eruditos acreditam que Jesus existiu?
Jesus morreu numa cruz?
O nome de Deus é Jesus?
Jesus era casado? Jesus tinha irmãos?
Quem é o anticristo?
É errado morar junto antes do casamento?
O que é pecado?

Vídeos Educativos para assistir com seus filhos pequenos

Até o próximo artigo!!!

5 comments on “AEROMODELISMO – ADAPTADOR DE SINAL PROPORCIONAL (SERVOS) P/ PWM (REF198)

  1. claudio usarei motor pra 12v mais quanto a parte dos transitores drives estava pensando em usar mosfet de RDSon baixo(irf1404 gate+)(irf9540n gate -) pra forma a ponte H,e a respeito do projetos realmente nao funcionou acho que texto foi feito pra outros copiladores no qual nao sabemos infelizmente.Posso testar essa ponte H pra ver se dar algum problema com o disparo de 5v

    mais uma vez grato pelo apoio.

    1. Olá Morais!
      O arquivo “C” foi compilado com ajuda do MplabX-Ide , usando o XC8 Compiler (versão gratuita, com limitações), que foi instalado junto com este. Com respeito a uso de ponte Mosfet usando tipo N e P, terá que usar algum tipo de driver para adaptar os níveis de tensão, uma vez que, para desligar o P-mosfet, sua gate deverá ter o potencial do Source. No caso será +12 volts e o Pic fornece apenas 0 ou 5 volts. Posso estar enganado, mas acredito que uma ponte usando apenas N-mosfet ficaria menos trabalhosa. Mas creio que você já deve ter algum esquema de circuito funcional, que possa ser adaptado a este caso.
      Cláudio

      1. ok!já estava atento a esse detalhe(p-mosfet) a ponte é o menor problema ,vou dar uma olhada na opçao usando apenas n-mosfet.

        valeu pela dica.

  2. olá larios,venho aqui ´´incomoda-lo´´ novamente,vejo nesse seu projeto uma luz no fim do tunel pra um circuito de servo motor, ou seja o circuito que controlasse o motor determinando sua posicao de acordo com o pwm de entrada esse circuito está muito próximo.seria possivél implementar o potenciometro que controlaria a posicao do motor.
    nao será preciso entrar em detalhes sobre parte mecanica.
    as vezes precisamos de servo com bastante forças ou até mesmo simples servo.

    grato desde já

    1. Olá Morais!
      Não obteve sucesso com o arquivo que me enviou? Independente da resposta, que tipo de motor você pensar em usar? Corrente continua 12v, 24v, 48v? Usar algum motor AC com redutor?
      Claudio

Comments are closed.

Back To Top