INTERRUPTOR POR BATIDA DE PALMAS (CLAPPER) – C/ PIC 12F675 (REF202)

Acionando equipamentos de uma forma ‘exótica’…

Quem já não viu algum filme em que o personagem bate palmas para apagar as luzes de seu quarto!
Encontramos uma farta variedade deste tipo de circuito na internet. Alguns usam apenas transistores, outros usam o circuito integrado temporizador 555, e ainda outros mais sofisticados, usam microcontroladores para a detecção.
A montagem proposta usa um PIC 12F675 para comandar um rele na sua saída. Não se trata de um circuito refinado, com algum software complicado de detecção de sons. Na realidade, tem um funcionamento bem simples: usamos somente o comparador analógico interno do PIC para comparar uma tensão de referência com o sinal que vem do microfone. Veja abaixo o esquema:

Para captar os sons do ambiente, temos um microfone de eletreto. O sinal obtido sofre uma amplificação com ajuda de um transistor, para alcançar os níveis corretos e enviado para o PIC no pino 6. Este está configurado para ser a entrada invertida do comparador analógico de tensão.
A entrada normal do comparador fica ligada internamente na fonte de tensão de referência interna, sendo ajustada para fornecer cerca de 1,66 volts. Através do ‘trimpot’ de 4K7 no coletor do transistor, nós ajustamos para obter uma tensão acima de 1,66 volts. Quanto mais próxima deste valor, mais sensível fica. Por exemplo, se ajustamos para 1,8v a tensão de coletor, um som qualquer que seja pouco mais alto que o som de fundo pode começar a acionar o circuito. Deve portanto ser ajustado para operar sem ficar acionando com outros sons ambientes.
No coletor do transistor foi colocado um capacitor de 220 nF para reduzir o sinal com som mais agudos. Assim, o acionamento tende a ser com sons mais graves.
Para operar corretamente, o microfone deve receber 2 palmas seguidas com um breve intervalo entre elas.
Na primeira palma, abrimos uma janela de permissão de acionamento, que pode ser detectada quando acende o led ‘janela’. Se enquanto ele estiver aceso batemos outra palma, ocorrerá o acionamento da saída. Para inverter a saída, basta repetir o processo usando mais 2 palmas.
Um som que ultrapasse o patamar de comparação irá setar o flag COUT (programado para modo invertido no CMCON). Usamos o estado deste flag na rotina de detecção. Após a primeira detecção (palma n.1) aguardamos um tempo para o termino da palma no ambiente (reverberação) de 100 microssegundos. A partir daí, não deverá ocorrer outra detecção até o fim deste período de intervalo, mas se ocorrer, sairá da rotina por erro. Em seguida, o programa aguarda por mais uma palma, e se ela não ocorrer, irá sair da rotina por tempo. O objetivo do tempo de pausa supervisionado é garantir que um som continuo não dispare a saída, fazendo ligar e desligar continuamente. Infelizmente, mesmo com este recurso, algum som inesperado pode provocar o disparo (ex.musica alta, com sons graves, em carro passando pela rua).
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter mais didático, montada apenas em placa experimental (do tipo Protoboard), sujeita a bug’s ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta com os arquivos desta montagem, com opção para compilador CCS C e também para XC8:

CLAP_SWITCH_FILES

Manuais:
PIC12F675

Curiosidades:
A vida sem visão
A capacidade de cicatrização do corpo humano
Uma visita a Liechtenstein
Como enfrentar os desafios do trânsito
O túnel rodoviário mais comprido do mundo
Perigos da calibragem baixa dos pneus
Quando a montanha tentou juntar-se ao mar
Use a tecnologia de modo respeitoso e econômico
Gás natural — energia para o lar

Outros assuntos:
Como contribuir para a paz na família
O fim do mundo
Um matemático fala de sua fé
Como controlar seu estresse
Quando seu casamento não é o que você esperava
Recuperar a confiança no casamento
Como acabar com a tática do silêncio
Como ser feliz no casamento?
Como ser um bom ouvinte
Como lidar com as dívidas
Aprenda a perdoar
Como lidar com os sogros
Como criar filhos responsáveis

Ouça Leituras Bíblicas Dramatizadas
Assista ao Vídeo: Estratégias Alternativas à Transfusão: Simples, Seguras, Eficazes

Até o próximo artigo!!!

Back To Top