CONTROLE REMOTO COM 15 CANAIS (RF) – COM PIC 16F628A (REF208)

Controlando a distância muito mais dispositivos…

Controlar dispositivos a distância pode ser bem prático. Por isto voltamos a este tema, tirando o máximo de canais que pode ser conseguido de forma direta em um PIC 16F628A. Note que esta montagem é um aprimoramento do controle remoto de 8 canais do artigo “CONTROLE REMOTO 8 CANAIS ON/OFF – PIC 16F628A”, sendo portanto, também compilado em ‘ASM’ por motivos óbvios.
Abaixo podemos ver o novo esquema, tanto do transmissor como do receptor, com mais 7 canais adicionais, em relação a montagem anterior citada acima.

Como o PIC 16F628A dispõe de 18 pinos e apenas 15 pinos que podem ser configurados como saídas, obtemos este máximo de 15 canais, conforme pode ser observado no esquema acima.
Os meios de transmissão podem ser diversos:
1) Par tx/rx por rádio frequência, como os comerciais de 27 , 72 , 315, 430 Mhz.
2) Por luz usando diodo emissor infrared no transmissor e apontando para um fototransistor no receptor.
2) Ligando direto por um fio do pino de saída do transmissor (pino 17) para a entrada do receptor (pino 4), sendo que neste caso, visaria apenas economizar cabos. Os comandos seriam enviados por um único fio ao invés de 15 fios.

Porém, o esquema acima trata apenas do envio por RF, com um transmissor de 27 Mhz e um receptor da mesma frequência.
Cada interruptor pode ser programado no código do receptor, para operar em modo retenção ou pulso. Cada hobista escolherá no arquivo ‘asm’, por comentar ou descomentar a opção desejada. Depois, deverá compilar no Mplab para gerar o arquivo ‘.hex’ a ser carregado no pic. O arquivo do transmissor é o mesmo independente da opção ‘retenção’ ou ‘pulso’.
Na pasta dos arquivos desta montagem foi feita 3 compilações que podem ser carregadas no pic: a primeira com todas as saídas em retenção, a segunda com todas as saídas em modo pulso e a terceira com 8 saídas em retenção e 7 em modo pulso. Qualquer outra opção diferente destas terá que mudar no arquivo ‘asm’ e recompilar, conforme já mencionado.

Obs. Esta montagem foi realizada apenas em placa experimental (do tipo Protoboard), sujeita a bugs ainda não observados. Está sendo fornecido os arquivos que poderão ser alterados conforme a necessidade do hobista.

Segue pasta com os arquivos desta montagem, unicamente em ‘ASM’, atualizada em 20/05/2016:

CR_REMOTO_15C_PR

Manuais:

PIC 16F628A

Curiosidades:
As magníficas araras
Pneus — sua vida pode depender deles!
Preservados numa gota dourada
Quem dividiu a Bíblia em capítulos e versículos?
Dinheiro e pesos nas Escrituras Hebraicas
A vida sem visão

Outros assuntos:

Será que é amor ou paixão?
O que fazer quando seu filho mente
Como conversar com seu filho adolescente — sem discutir
A Bíblia é apenas um bom livro?
Como ensinar seu filho a usar a internet com segurança
Perguntas Bíblicas Respondidas
Coleção de Vídeos Educativos
Histórias Bíblicas Ilustradas

Até o próximo artigo!!!

34 comments on “CONTROLE REMOTO COM 15 CANAIS (RF) – COM PIC 16F628A (REF208)

  1. Hola Claudio
    Mi pregunta es si el control remoto de 15 canales
    Podría ser el mismo sistema como el LX32 con les en TX
    El LX 32 funciona de maravilla el 16f628 es más barato
    Que el 16f877 a veces necesita menos canales
    Gracias por tu atención
    Un saludo Manuel Pereira

    1. Olá Manuel!
      Talvez possa ser feito. Mas no momento, não irei mexer com este tópico, me dedicando a outros temas diversos. Fica anotado no ‘caderninho’ de possibilidades.
      Cláudio

  2. Boa noite Claudio, eu montei o projeto e ficou show, só que agora eu queria fazer ele funcionar da seguinte forma, um dos botões ficasse permanentemente acionado no transmissor, digamos o botão SW0 e o transmissor enviasse um sinal cada 60 segundos para PISCAR algum LED no receptor nesse intervalo de tempo, digamos o LED0, já tentei fazer de tudo, mas como sou iniciante gostaria de sua ajuda, como controlar o tempo de envio dos comandos no transmissor para as saídas do receptor ??. Forte abraço

      1. Olá Claudio, muito obrigado por responder, veja o objetivo é o seguinte, eu preciso para usar em um poço artesiano, pra ligar uma bomba, só que o transmissor enviaria o sinal para o receptor manter a bomba ligada de 1 em 1 minuto, avisando que a caixa ainda não encheu. Pois do jeito que está o transmissor ficaria ligado o tempo todo, e digamos pra encher as caixas do projeto em questão, leva em média 36 horas, e não queria o transmissor ligado o tempo todo, somente ele daria um sinal a cada, de 1 a 5 minutos. Eu tenho um projeto desses, só que usando outros componentes eletrônicos,só que o meu só tem 4 canais, e preciso de pelo menos 8 canais no momento. E achei seu projeto incrível e perfeito para o projeto. Ficaria grato se pudesse dar uma dicas, eu comecei agora estudar PIC, e estou meio perdidão.

        1. Olá Claudio sou eu de novo, rsrs, por sugestão de um colega aqui do fórum, já estamos tentando no controle de 8 canais, pois ele tem chaves dips de codificação, e seria incrível se este modelo pudesse fazer o que propus nesse modelo de 15 canais.

          1. Olá Edsonsimplicio!
            Obrigado por compartilhar a aplicação conosco. Terá que modificar o programa do tx para identificar está entrada que será temporizada. Depois terá que fazer um loop de tempo com registradores ou usar um timer para isto. Se a entrada estiver acionada envia uma transmissão e começa a contar tempo. Ao término se ainda estiver acionada, enviara outra transmissão e novamente contará tempo enquanto acionada.
            No rx, terá que mudar para acionar a saida, carregar um valor de tempo dentro do loop principal e ao receber uma transmissão carrega de novo o tempo sem deixar desligar a saida. Se não receber dentro da janela deste tempo, então desligará. Quanto ao led poderá piscar junto no loop, a cada 250 ms, por exemplo.

            Cláudio

  3. Olá Cláudio, me tire mais uma dúvida por gentileza… Fiz o projeto deste controle e o do robô esteira dentro do joystick de ps3 (mandarei depois link do vídeo para o Sr. ver como ficou), tudo funcionando beleza, mas o problema tá sendo para ter os 5v, pois não há espaço para baterias. Minha dúvida é saber, porque o transmissor não funciona com tensão abaixo dos 5v? Estou usando bateria de celular de 3,7v. No receptor funciona com essa tensão e consome até mais corrente do quê o transmissor. E o Sr. saberia dizer, se existe alguma forma de enviar os dados dos transmissores com apenas um módulo? Tentei utilizar diodos de todas formas, mas parece não ser possível. Estou usando módulo de 315mhz e 433mhz. Mais uma vez agradeço a ajuda.. 😀 😀 😀

    1. Olá Gerson Moura!
      Você já identificou se é o pic ou o tx que não funciona com 3,7 v?
      Se o pic não estiver produzindo saída para o tx, provavelmente seja porque a palavra de configuração está com o bit 6 (BOREN) setado. Altere a palavra de configuração de:
      __CONFIG _CP_OFF & _PWRTE_ON & _WDT_OFF & _INTRC_OSC_NOCLKOUT & _BODEN_ON & _MCLRE_OFF & _LVP_OFF

      para:
      __CONFIG _CP_OFF & _PWRTE_ON & _WDT_OFF & _INTRC_OSC_NOCLKOUT & _BODEN_OFF & _MCLRE_OFF & _LVP_OFF

      e recompile para obter o novo hex.
      Quanto a usar o mesmo módulo para as duas aplicações, creio que terá problemas que eu não saberia te responder. Acredito que um sinal irá atrapalhar o outro.
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top