FAÇA SUA PLACA RECEPTORA DE PORTÃO AUTOMATICO COM PIC 12F629 / HCS200..301 ROLLER CODE (REF012)

Há algum tempo atrás, meu sogro teve um problema com seu portão automático. Ele não aceitava novos controles e como era uma placa antiga, teria que trocar tudo por novo. Resolvi por a mão na massa. Porque não criar um projeto bem simples que aceitasse uns 15 controles, que usasse a própria EEprom do microcontrolador, que fizesse a decriptação do roller code? Rascunho daqui , rabisca dali, e aí … (tarammmm!!!)  … surgiu esta placa:

Nota-se uma simplicidade muito grande: apenas um microcontrolador PIC12F629 (pau para toda obra), dois reles miniaturas de 12 volts com contatos para 10 amperes, um interruptor para o aprendizado (learn), um led para indicar o aprendizado, fontes,etc.
Neste projeto, usa 2 “reed switch” para identificar o fim de curso do portão ( 2 imãs junto ao portão). Caso o seu portão já tenha microchaves direto no motor, deverá deixar desligado as entradas dos reeds switch. A “KEY’ usada neste projeto é:
0123456789ABCDEF
Você poderá altera-la no código fonte e recompilar no MPLAB_IDE da Microchip. Se quiser mantê-la, poderá usar o arquivo Hex abaixo para carregar o Pic 12F629. Lembre-se que tem que programar seu controle (chaveirinho) com esta mesma senha. (Veja neste blog os artigos : Hcs_prog ou Hcs_prog_tiny que são programadores caseiros de baixo custo de montagem). Não adianta tentar faze-lo funcionar com a ‘Key’ original de fabrica, que será totalmente diferente e desconhecida (não temos como ler o chip depois de gravado), e não haverá sequer o “aprendizado”.
As palavras (Key’s) SYNC e SEED devem ser deixadas tudo zero (‘0000…’) ,pois não serão usadas nesta aplicação. Por ora, deixe a palavra ‘CONFIG’ em “0000” (veja as funções de cada ‘Key’ no Datasheet do chip usado). No programa, quando é feita a decriptação, usa o numero do discriminador igual aos 12 bits menos significativos do Serial Number para validar a transmissão recebida. Portanto, não esqueça de fazer ‘DISC=SER’ ao programar o HCS do controle.
Também é importante lembrar, que ao escolher o receptor, este seja da mesma frequência dos seus controles (chaveirinhos). A grande maioria usa 433mhz de frequência de transmissão. Na duvida: consulte o fabricante ou tente ver se trabalha com cristal especifico com identificação por ex. ‘R433M’ que é 433mhz.
Como aprender os controles programados com a nova ‘Key’:
APERTE BOTÃO ‘LEARN’ E DEPOIS ACIONE O CONTROLE REMOTO PARA APRENDER SEU CÓDIGO.
Para apagar controles não usados ou extraviados:
APERTE ‘LEARN’ POR MAIS DE 15 SEG PARA APAGAR TODOS OS CONTROLES DA MEMÓRIA (PERDA/ROUBO DE CONTROLE).
APÓS ISTO, OS CONTROLES RESTANTES TEM QUE SEREM REAPRENDIDOS.

Final de história: Sogro feliz e eu também, com o sucesso da montagem.

Segue abaixo o código ASM:

PLACA_PORTAO_ASM

Segue abaixo o código HEX:

PLACA_PORTAO_HEX

Links:
Como um programador caseiro para o HCS 200 /201 / 300 / 301 ( HCS_PROG_V628)
Como fazer outro programador caseiro para HCS 200 /201/ 300 /301 (HCS_PROG_TINY)
Como fazer um programador para HCS 200/201/30/301 usando o AT89S52

Segue o desenho a placa :

Segue o desenho da placa com orientação de montagem dos componentes (visto pelo lado do cobreado)

Obs. Caso deseje usar o ci HT6p20b ao invés do Hcs200 …301 , veja este link aqui.

Vídeo caseiro com a programação da placa usando o HCS_PROG_V628 aqui.

Vídeo feito por leitor deste blog (Ivo Hvarchilkov) usando este artigo aqui.

Curiosidades:
Universo cheio de surpresas
Universo – obra do acaso?
Nosso inigualável sistema solar
Mapeamento do céu
Qual a origem do universo e a vida?

Outros assuntos:
Quatro dicas para lidar com problemas financeiros e dívidas
Como lidar com sucesso com os sogros
Como reagir a um assédio sexual
Como parar de adiar as coisas

Até o próximo artigo!

21 comments on “FAÇA SUA PLACA RECEPTORA DE PORTÃO AUTOMATICO COM PIC 12F629 / HCS200..301 ROLLER CODE (REF012)

  1. lario tudo bem?
    reconheço que na area de projetar,criar e desenvolver
    algo voltado para eletronica voce conhece, não há dúvida! te pergunto como inserir neste software um meio de proteção tipo infrared é possivel?quando o portão estiver fechando o individuo atravessar o portão stop.tem possibilidade?parabens.

    1. Olá José Luiz! Se você quer dizer que eu gosto de eletrônica acertou. Mas na realidade, não tenho qualquer certificação para ser chamado de ‘ projetista e desenvolvedor’. Prefiro ‘hobista’. Quanto a ao uso de infra red para segurança, poderia ser pensado em adquirir os sensores/receptores apropriados e liga-lo de modo a ‘cortar’ os motores em caso de passagem de alguém. Para isto pode ser usado o ‘reset’ do microcontrolador’ ou mesmo, as entradas de fins de curso. Quem sabe no futuro, seja um tema para algum artigo neste blog.
      Cláudio

  2. Você saberia me informar como poderia proceder ou que deveria buscar de informações para permitir alterar a velocidade? Obrigado e parabéns pelo projeto.

    1. Olá Lezimmer! Com ‘ alterar a velocidade’ você se refere a quê? Seria um controle de potência para o motor, a chamada ’embreagem’?
      Claudio

Comments are closed.

Back To Top