TINY_FREQUENCY_METER – FREQUENCÍMETRO C/ PIC 12F675 (REF225)

Mais um frequencímetro para suas experiências…
Continuando com as montagens usando o PIC 12F675 de apenas 8 pinos, neste artigo propomos um frequencímetro experimental com indicação de frequência através de um display LCD 16×2. Veja o esquema abaixo:

Para obter uma boa precisão, usa-se um cristal de 4Mhz para a frequência de ‘clock’ para o PIC. Como temos poucos pinos disponíveis foi optado em usar o modo ‘EC’ da palavra de configuração. Neste modo, usamos apenas um pino para receber uma frequência proveniente de um oscilador discreto externo. O oscilador escolhido é bem simples e de poucos componentes.
Para obter o valor da frequência contamos os pulsos da frequência a medir (no pino 5) com o timer 0 por um período de 1 segundo. Configuramos o ‘prescaller’ para trabalhar com o timer 0 e dividir por 256. Também usamos a interrupção do timer 0 para obter contagens acima de 65536 hz.
O resultado a ser apresentado no LCD é a soma do timer 0 (multiplicado por 256), mais o valor do contador de estouros (multiplicado por 65536), mais o valor do ‘prescaller’.
O método usado para interromper a contagem do timer 0 ao final do tempo de 1 segundo é tornar o pino 5 uma saída. Infelizmente isto é necessário porque não existe um flag que desligue o timer 0. Isto é bem diferente do timer 1 que pode ser desligado a qualquer momento.
Mas devido ao compartilhamento de pinos com outras funções, não foi possível usar o timer 1. Para obter o valor do ‘prescaller’ pulsamos internamente o bit ‘T0SE’ do registrador ‘Option_reg’ e decrementamos um contador previamente carregado com 0xff. Quando acontecer o incremento do valor do timer 0 paramos de pulsar. O valor do contador será o valor que estava no prescaller.
A entrada do sinal é amplificada para alcançar o nível correto no pino 5 através de um BF254 ou similar. Se desejar, poderá alterar este circuito de entrada para algum que já esteja utilizando com sucesso.
O conjunto poderá ser alimentado por 4 pilhas AA em série com um diodo 1N4007 para reduzir um pouco a tensão de 6 volts para 5,3 volts. Outros tipos de fonte de alimentação de 5 volts poderão ser utilizadas.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter mais didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a bug’s ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

TINY_FREQ_FILES

Manuais:
PIC 12F675

Curiosidades:
“Já viram uma bolivianita?”
Cana-de-açucar: a gramínea gigante
Penas — maravilha de projeto
Como tornar o alimento mais seguro
Perigo! Plantas assassinas!

Outros assuntos:
Você pode criar bons hábitos!
O que a Bíblia diz sobre o homossexualismo?
Como gostar do seu trabalho
A receita para a verdadeira felicidade
De uma missão suicida para uma missão de paz

Vídeos:
Introdução aos livros da Bíblia
Cem anos do governo do Reino
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
Quem é o Autor da Bíblia?
Será que é amor ou paixão?
Tenha mais paciência
Fale a verdade
Vejo a vida com as mãos

Até o próximo artigo!

2 comments on “TINY_FREQUENCY_METER – FREQUENCÍMETRO C/ PIC 12F675 (REF225)

  1. Olá Larios!

    Este projeto consegue alcançar leituras até 1mhz?, pretendo
    fazer um gerador de funções com xr2206.

    Tenho um frequencimetro Yaesu que vai até 500mhz, porém
    não consigo medir frequencia de controle chaveirinho 433,
    ou 315, 299, o que preciso mudar no Yaesu para ter condições de medir os controles?, outros tx sem modulação vai 100%.
    Obrigada.
    Milene

    .

    1. Olá Milene!
      O Tiny_Frequecimeter chega aos Mhz (uns 40 ou 50) com um bom nível de sinal na entrada. Para medir tx de 433 Mhz terá que usar equipamento especial. Não saberia te informar como fazer para ler com o teu Yaesu. Tente obter informações do fabricante ou algum forum de rf.
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top