CONTROLE REMOTO DE 15 CANAIS – COM RECEPTORES INDIVIDUAIS (PROTOCOLO PT2262) – C/ PIC12F675 (REF231)

Uma alternativa de controle remoto usando protocolo do PT2262…

Esta montagem trata de um controle remoto de 15 canais usando um TX/RX trabalhando com o protocolo do PT2262. O TX pode ser feito como o esquema sugerido abaixo, usando um ‘clone‘ do PT2262 por software. Veja o esquema do transmissor abaixo, usando um PIC 12F675.

Como opção, poderá usar um integrado PT2262 em conjunto com os interruptores, conforme sugerido em seu datasheet. Poderá encontrar controles remotos comerciais com muitos interruptores, usando este integrado em seu interior.
Como no artigo anterior “CONTROLE REMOTO DE 32 CANAIS – COM RECEPTORES INDIVIDUAIS – C/PIC16F877A E PIC12F675 (REF230)”, objetivo desta montagem é controlar vários receptores individuais, no número de botões do controle do TX ou na quantidade desejada para sua aplicação.

O esquema do receptor é o mesmo do artigo citado, apenas o arquivo hex será apropriado para trabalhar com o protocolo PT2262.
Veja o esquema do receptor abaixo.

O usuário poderá escolher o modo de operação da saída entre ‘pulso’ ou ‘retenção’ apenas colocando ou tirando um ‘jumper’ no pino 3.
Deverá ser montado 15 conjuntos de receptores e estes deverão ser programados com o único arquivo .hex para receptor, fornecido na pasta zipada no final do artigo.
Antes de usar o conjunto, cada receptor deverá ser programado com qual botão irá acionar. Poderá ser aprendido mais de um botão se desejar. Mais de 15 receptores podem ser usados desde que usem os mesmos botões.
Para programar, siga os passos abaixo:

1) Aperte o botão “Prog”. Irá acender o led “Prog”.
2) Aperte um botão que deseje programar no transmissor. O led “Prog” apaga indicando que aceitou a programação.
3) O led “Prog” sairá do modo de programação após 20 segundos se não houver algum aprendizado neste periodo.

Caso erre a programação, poderá apagar a EEprom e começar uma nova programação.
Para isto, aperte o botão “Prog” por mais de 5 segundos, até o led “Prog” começar a piscar. Solte o botão. Repita os passos para programar citados acima.

Não esqueça de programar o modo de operação do receptor: O Jumper deve ser colocado para modo pulso e retirado para modo retenção.
Use relés com capacidade de corrente de acordo com o equipamento que vai comutar. Geralmente de 10 Amperes são suficientes para a maioria das aplicações. Use uma fonte de alimentação de 5 volts para cada receptor ou retire a alimentação do equipamento que será acionado.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter mais didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a bug’s ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

CR_15C_MODULAR_PT2262

Manuais:
PIC 12F675
PT2262

Curiosidades:
Fascinantes rosas da África
Blini russo — mais do que uma simples panqueca
Variedade é essencial
O som da neve
O toque suave da trompa alpina

Outros assuntos:
Soluções para queixas comuns
Como ser feliz no casamento?
Como controlar os gastos
Lidar com dívidas

Vídeos:
Uma exposição da Bíblia que honra o nome de Jeová
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
Quem é o Autor da Bíblia?
Será que é amor ou paixão?
Tenha mais paciência
Fale a verdade
Eu me cansei das religiões

Áudio:
Ouça a leitura da Bíblia
Leitura da Bíblia dramatizada
Peças Teatrais Bíblicas

Até o próximo artigo!

9 comments on “CONTROLE REMOTO DE 15 CANAIS – COM RECEPTORES INDIVIDUAIS (PROTOCOLO PT2262) – C/ PIC12F675 (REF231)

  1. Sei que não é o campo apropriado e dependo do seu tempo tb , deixo aqui uma sugestão um seletor automático de 110V /220V pois com o pic acho que tem como fazer um comparador interno de voltagem usando o pino analogico eu acho que seja isso , alem disso que ele tivesse uma partida suave ( soft START ) ideal para projetos de fontes .
    o seletor automático é de grande ajuda pois com as fontes de computador a maioria não tem ter esse recurso e outras fontes que são apenas de voltagem unica 110V ou 220v isso seria uma proteção para evitar a queima do equipamento eletronico . a ideia é ao alimentar o circuito com fonte sem trafo mesmo ele primeiro antes de armar um rele de seleção ou um triac que seria melhor , o pic iria verificar a rede atraves de uma sonda e identificar a voltagem isso levaria um tempo que poderia ser ajustado e após isso ele arma a saida selecionando assim a voltagem

Comments are closed.

Back To Top