RECEPTOR PARA EMISSOR DE PRESENÇA PARA FINS DE BLOQUEADORES VEICULARES – COM PIC12F675

Entre os armamentos usados contra roubo de carro está o ‘chaveirinho de presença’. Gostaria de uma montagem usando este método? Leia mais…

A algum tempo atrás, o artigo ‘CHAVEIRO EMISSOR DE CÓDIGO HT6P TEMPORIZADO ( TRANSMITE A CADA 40 SEGUNDOS, PARA FINS DE ALARMES DE PRESENÇA)’ trouxe a atenção, a possibilidade de se fazer um chaveirinho emissor de sinal para permitir o acionamento de uma aplicação quando estivesse presente. Neste artigo, apresento uma possibilidade de receptor, já conjugado com um rele, pronto para uso. Utiliza o protocolo padrão do ci HT6P20B.
Veja o esquema abaixo:

Utilizando o transmissor do artigo citado e este receptor, podemos fazer um dispositivo que permite funcionar um carro se o chaveirinho transmissor estiver nas proximidades, o qual acionará o rele, e liberará, por exemplo, o funcionamento da bomba de combustível ou mesmo do platinado (veiculo antigos).
Temos 3 leds: Um para indicar o aprendizado do(s) chaveirinho(s), chamado led ‘learn’. O outro é usado para advertir que não houve recepção de transmissão ( chaveirinho longe) e que ao ligar, dará 1 minuto de tempo antes de bloquear o veiculo. E o terceiro led indica quando aceso, que já foi bloqueado o veiculo. O sistema funciona basicamente desta forma: A cada recepção bem sucedida do transmissor previamente ‘aprendido’ irá resetar um contador de tempo de aproximadamente um minuto. Se não receber, ao fim de 1 minuto irá ligar o led de advertência e mais um minuto, irá desligar o rele. No interim, se receber uma transmissão, irá continuar com o rele ligado.
Para usar, precisamos primeiro carregar no PIC, o arquivo HEX fornecido. Depois temos que ‘aprender’ o tx (concluindo que já tenha montado um). Para isto, retire a bateria do tx, aperte o botão ‘learn’ e rapidamente religue a bateria, soltando em seguida o botão ‘learn’. Deverá ligar o rele, se tudo correu bem no aprendizado.
Caso perca o chaveirinho, ou deseje apagar o mesmo da memória do receptor, aperte o botão ‘learn’ por mais de 10 segundos, até o led ‘learn’ começar a piscar varias vezes. Depois, reaprenda os emissores remanescentes.
A idéia para fins de bloqueador é apenas uma possibilidade de uso. Pode se pensar também, em usar o dispositivo para acessar o interior de um veiculo, pela proximidade, destravando as portas. Ou quem sabe, outras aplicações interessantes que possam surgir.
Nesta montagem, usamos a tensão da bateria do veiculo para alimentar o PIC , via um ci 7805 e um rele de 12 volts.
Obs. Montagens que possam desligar o motor com o veiculo em movimento podem gerar acidentes de trânsito, devendo ser levado em conta esta possibilidade antes de montar/instalar tais dispositivos. Consulte a legislação local quanto a permissão de uso de tais equipamentos.
Esta montagem é apenas didática, sendo testado em placa de protoboard apenas, sujeita a ter bugs ainda não observados em uso prático. Está sendo fornecido o arquivo ASM, podendo ser alterado conforme a necessidade do hobista.

Segue o arquivo ASM:

RX_PRESENCA_ASM

Segue o arquivo HEX:

RX_PRESENCA_HEX

Segue pasta com arquivos da versão revisada em 03/07/2014, com alteração no modo de aprendizado e no reset do pic:

rx_presenca_ht6p_rev2

Manuais:
Pic12f675

Curiosidades:
Como conciliar ciência e religião
Quando comer peixe lhe faz mal
Você sabia?
Quem criou as leis que governam o Universo?
Como o árabe tornou-se a lingua dos instruidos
Mestres medievais da astonomia
Faça bom uso de sua curiosidade
Florestas tropicais – como explorar sem destruir?
Busca de um céus mais seguros
O que aprendemos dos projetos da natureza?
Nostalgicos moinhos de vento!
A história da ‘cortiça’
Carros – no presente e no passado
O sistema de ‘spray’ do besouro
Ouvindo sons do espaço
Porque as estrelas são cintilantes?
Uma voz silenciosa que pode se ouvida

Outros assuntos:
Os milagres são possíveis – 3 objeções
Como enfrentar o bullying sem ter de partir para a briga (animação)
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Para crianças:
É errado roubar?(vídeo)
Você foi feito maravilhosamente

Até o próximo artigo!!!

Clique aqui para comentarios/sugestões fora deste tópico

27 comments on “RECEPTOR PARA EMISSOR DE PRESENÇA PARA FINS DE BLOQUEADORES VEICULARES – COM PIC12F675

  1. Olá Claudio. Estou quase conseguindo desenvolver o que eu quero com o auxilio de um projeto seu, o controle remoto com pic de 8 canais. Poderia me passar um e-mail para quando eu terminar eu te mandar o esquema e o projeto para tu postar no blog, para mim poder dar minha contribuição?

  2. Olá. De nada. Sim, seria para controlar varias lampadas ou outros equipamento com um cabo de 4 fios, num sistema multiponto ou laço como dizem, 4 fios sendo positivo e negativo e os outros dois de comunicação. daí posso controlar 12 dispositivos com um pic sendo o metre transmitindo os 4 botões e mais o botão para escolher o receptor

  3. Olá Claudio. Gostaria de saber se pode desenvolver um programa multiponto para PIC 16F628. A idéia é a seguinte: serão 4 pics. um transmissor e 3 receptores. No transmissor terao 5 chaves e 3 leds. quatro chaves de controle e uma para escolha do pic que será controlado. os 3 leds cada um indica o pic que vai ser controlado. nos outros 3 pics terao 4 leds que serao controlados pelo transmissor, assim primeiro escolhemos para qual vamos transmitir e depois cada um dos botoes controla um led sem retenção, ou seja o led fica aceso enquanto o seu respectivo botão estiver pressionado

  4. Olá Claúdio. Ontem descobri esse maravilhoso blog com seus programas, os quais vão me ajudar muito em programação de pic. Gostaria de saber: você mora no brasil? Gostaria de saber se poderia desenvolver uma central de alarme para 4 setores, com discadora e receptor code learning/ hopping code, com o pic 16F877.

    1. Olá Deivid! Obrigado por seu comentário e elogios. Você mencionou a respeito de um programa ‘multiponto’. Poderia explicar com mais detalhes o funcionamento e a aplicação prática do proposto?
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top