FAÇA UM FREQUENCÍMETRO PARA SEU RECEPTOR – COM PIC 16F628A (REF130)

Gostaria de ler a frequência sintonizada por seu receptor em um display LCD?

Através da leitura da frequência do oscilador local e subtraindo a frequência intermediária, poderemos ler diretamente a frequência sintonizada. Isto pode ser bem comodo, dispensando a escala mecânica. São inúmeros projetos na Internet com este tópico, sendo que alguns tem até recursos para alterar o valor da frequência de FI, sem necessitar uma compilação do programa.
Esta versão, no entanto, é bem simples, podendo se alterar os valores no arquivo ‘C’ e recompilando, sem muitas facilidades. Geralmente, usamos de forma definitiva em um receptor, não justificando código adicional , que talvez, nunca seja usado. Veja o esquema abaixo:

Para fazer a leitura da frequência, foi usado o Timer 1, em uma janela de tempo de 1 segundo. Um pré-amplificador com 2 transistores eleva o nível de sinal para valores apropriados a entrada do Timer 1. Um Trimpot de 4k7 foi usado para ajustar adequadamente o valor da tensão nesta entrada. Inicialmente, podemos fazer um ‘jump’ entre a entrada do frequêncimetro com o pino 16 do PIC. O Trimpot deve ser ajustado de forma a apresentar a frequência do próprio oscilador do pic, no caso, a frequência de 20 Mhz. Depois de ajustado, poderemos ligar a entrada no oscilador local do aparelho, se for para uso junto ao receptor. A apresentação é feita em um LCD de 16×2, usando apenas 4 linhas para os dados enviados. Para calibrar o equipamento, foi previsto um Trimmer de 3-30 pF. Pode-se usar um frequencímetro padrão para isto. A alimentação poderá ser fornecida pelo próprio receptor, com ajuda de um regulador 7805.
Caso necessite adicionar ou subtrair o valor da frequência intermediária, comente/descomente as linhas de código,conforme abaixo:

//==============================================================================
//ESCOLHA AQUI O VALOR DA FREQUENCIA INTERMEDIARIA (NÃO USE PONTOS OU VIRGULA):

int32 const valor_FI = 8988300; //FI Altere conforme a freq. intermediaria
//int32 const valor_FI = 8989000; //FI Altere conforme a freq. intermediaria

//==============================================================================
//ESCOLHA A AÇÃO: SE DEVERÁ SOMAR OU SUBTRAIR (EM ‘HZ’)
//OBS.CASO NÃO NECESSITE SOMAR OU SUBTRAIR, APENAS LER A FREQUÊNCIA REAL, ENTÃO
// COMENTE AS 2 LINHAS ABAIXO.

// #define soma_freq_intermediaria //DESCOMENTE PARA SOMAR VALOR DA FI
#define subtrai_freq_intermediaria //DESCOMENTE PARA SUBTRAIR VALOR DA FI

//OBS. DESCOMENTE APENAS UMA OPÇÃO.
//==============================================================================

Depois, deverá recompilar o projeto para obter o novo arquivo Hex, que será usado para carregar o PIC16f628a.
OBS. Esta montagem foi feita apenas em placa de protoboard, sujeita a bugs ainda não identificados, sendo fornecido os arquivos que poderão ser modificados conforme a necessidade do hobista.

Segue pasta zipada com os arquivos do projeto feito em compilador “C” ( Atenção: Este hex nesta pasta, está compilado em modo “subtraindo FI” de 8,989.000 mhz. Caso necessite outros valores ou ainda sem o recurso de somar/subtrair, então comente as linhas conforme o explicado no artigo acima e recompile. Verifique se abaixo não tem alguma versão já compilada, que possa usar.) :

freq_cw

Para facilitar, segue uma versão com compilação que subtrai 455 Khz da frequência de entrada e em Hertz:

freq_cw_sub_455khz

Adicionalmente, segue uma versão com compilação que subtrai 455 Khz da frequência de entrada, com 1 dígitos após a virgula e em Kilohertz:

freq_cw_AM

Também, para quem desejar ter apenas a leitura direta da frequência de entrada, sem necessitar somar ou subtrair alguma frequência Intermediária, deverá usar esta versão:

freq_cw_no_FI

Em 08/08/2016 foi postado esta versão com uso de outros pinos do microcontrolador para comunicação com o LCD (compilado para leitura direta da frequência de entrada. Altere para outras opções no arquivo c e recompile para obter novo arquivo hex):

FREQ_CW_GEN

Manuais:
PIC16f628a

Curiosidades:
Espantosos sentidos no mundo animal
“Um trabalhador incansável”
Proteja sua audição!
Escritório ou trincheira?
Manter sigilo — ontem e hoje
Qual o objetivo dos cuidados paliativos?
A língua da selva — segredos da comunicação entre os animais
O que leva um homem a bater na mulher?
O que é cistite intersticial?
O que você deve saber sobre epilepsia
Como recuperar-se de um divórcio

Outros assuntos:
Um site para você
Recuperar a confiança
Como disciplinar seu filho adolescente
Por que eu me corto?
Desempenhem bem o papel de pais
Como fazer seu segundo casamento dar certo
O que acontece quando morremos?
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?
Perguntas Bíblicas Respondidas

Até o próximo artigo!!!

104 comments on “FAÇA UM FREQUENCÍMETRO PARA SEU RECEPTOR – COM PIC 16F628A (REF130)

  1. eu tambem não poderia de ficar de fora sem prestar os meu sinceros agradecimento ao sr lario por todos os exclarescimento tecnicos que me auxilou,pois os meus conhecimentos sobre estes protocolos (nec htp6 entre outros) estava na escuridão ate que encontrei este blog que tem constantemente me ajudado com estes projetos que eram apenas coisas do passado e por conseguinte temos aqui no nosso alcance.muito obrigado lario que seus ideais seja alcançado e seus objetivos tambem.jose luiz

  2. olá teria como trocar o pic pelo 16f688, visto que tenho aqui, que veio errado em uma compra que fiz na internet?como seria a mudança no código fonte?
    posso fazer as mudanças no diagrama, teria como fazer as mudanças no código em ‘c’

  3. Amigo desta vez não vou comentar sobre o projeto que sei que é excelente ,mas vou agradecer por tudo que vc fez neste ano , por nos aturar com as duvidas , por desenvolver projetos maravilhosos , por divulgar assim sem pedir nada em troca . Amigo você é a referencia de microcontroladores aqui no Brasil e quem dirá no mundo . muito obrigado mesmo por este ano ser um professor e dividir seus conhecimentos com muitos , eu aprendi com vc não so na area de programação quanto na vida pois conhecimeto deve ser espalhado . obrigado e um feliz Natal e um otimo ano novo pra vc e toda sua familia

  4. em relação a isso tô tranquilo pois tenho uma baita de uma fonte que fiz com um transformador de 12+12 e já vi no consumo com lâmpadas de farois de carro que consumia mais de 10A .

  5. boa tarde claudio , vim aqui para ver se você pode me ajudar . já tem um tempo que quero montar um carregador de baterias de todos os tipos ( principalmente automotiva ) e até agora só achei um que me interessou – http://www.te1.com.br/2011/12/circuito-carregador-baterias-chumbo-acido-carro-pic16f876a/#axzz2jngJOcTM
    totalmente profissional que não estraga a bateria como a maioria , tem display , seleciona qual a bateria que vai carregar e etc… sendo que não obtive sucesso em relação ao programa quando compilo e algumas peças que não achei nem na internet . achei até simples o circuito mas não conseguirei termina-lo . agora te pergunto se você pode modifica-lo ou até mesmo criar um novo carregador com um novo programa e com peças mais fáceis de achar ??

        1. Olá Michael! Para 60 Ah deverá ter um transformador de 10 Amperes, pois a carga sugerida é 10% da capacidade Ah: 6 Amperes para 60Ah. Aprendi que o melhor carregador é o de tensão constante, onde uma fonte de 13,8 volts alimenta a bateria a carregar. A medida que ela carrega, automaticamente, sem nenhum dispositivo adicional, irá reduzir por si, até chegar a um valor de manutenção de décimos de Amperes. Existem outros métodos como os com temporizações e patamares de corrente, controle de tensão e corrente, controle de tensão+corrente+ temperatura, corrente pulsadas,etc. Mas, não adianta gastar muito com isto porque o tempo de vida médio de uma bateria é de 2 anos (marcas ‘barbantes’) e 3 a 4 anos para baterias de primeira linha. Baterias recuperadas duram 6 meses e um dia ( garantia de 6 meses). Depois que elas começam a necessitar de carga, é porque suas placas já estão danificadas e quando são necessitadas, ela não fornecem mais a corrente máxima desejada. Não adianta carregar – troque.
          Cláudio

          1. concordo com você em número, gênero e grau . mas não é para meu carro , pois estou sempre trocando de ano em ano e uso a que retiro do carro para colocar junto com um nobreak que uso quando acampo e quando falta luz em casa . sendo que o nobreak nunca carrega totalmente a bateria e não dura tanto tempo assim . sei também que o ideal seria uma bateria estacionária , só que é muito cara e para poucas vezes que uso não vale a pena comprar . por isso queria um carregador .

Comments are closed.

Back To Top