FAÇA UM FREQUENCÍMETRO PARA SEU RECEPTOR – COM PIC 16F628A (REF130)

Gostaria de ler a frequência sintonizada por seu receptor em um display LCD?

Através da leitura da frequência do oscilador local e subtraindo a frequência intermediária, poderemos ler diretamente a frequência sintonizada. Isto pode ser bem comodo, dispensando a escala mecânica. São inúmeros projetos na Internet com este tópico, sendo que alguns tem até recursos para alterar o valor da frequência de FI, sem necessitar uma compilação do programa.
Esta versão, no entanto, é bem simples, podendo se alterar os valores no arquivo ‘C’ e recompilando, sem muitas facilidades. Geralmente, usamos de forma definitiva em um receptor, não justificando código adicional , que talvez, nunca seja usado. Veja o esquema abaixo:

Para fazer a leitura da frequência, foi usado o Timer 1, em uma janela de tempo de 1 segundo. Um pré-amplificador com 2 transistores eleva o nível de sinal para valores apropriados a entrada do Timer 1. Um Trimpot de 4k7 foi usado para ajustar adequadamente o valor da tensão nesta entrada. Inicialmente, podemos fazer um ‘jump’ entre a entrada do frequêncimetro com o pino 16 do PIC. O Trimpot deve ser ajustado de forma a apresentar a frequência do próprio oscilador do pic, no caso, a frequência de 20 Mhz. Depois de ajustado, poderemos ligar a entrada no oscilador local do aparelho, se for para uso junto ao receptor. A apresentação é feita em um LCD de 16×2, usando apenas 4 linhas para os dados enviados. Para calibrar o equipamento, foi previsto um Trimmer de 3-30 pF. Pode-se usar um frequencímetro padrão para isto. A alimentação poderá ser fornecida pelo próprio receptor, com ajuda de um regulador 7805.
Caso necessite adicionar ou subtrair o valor da frequência intermediária, comente/descomente as linhas de código,conforme abaixo:

//==============================================================================
//ESCOLHA AQUI O VALOR DA FREQUENCIA INTERMEDIARIA (NÃO USE PONTOS OU VIRGULA):

int32 const valor_FI = 8988300; //FI Altere conforme a freq. intermediaria
//int32 const valor_FI = 8989000; //FI Altere conforme a freq. intermediaria

//==============================================================================
//ESCOLHA A AÇÃO: SE DEVERÁ SOMAR OU SUBTRAIR (EM ‘HZ’)
//OBS.CASO NÃO NECESSITE SOMAR OU SUBTRAIR, APENAS LER A FREQUÊNCIA REAL, ENTÃO
// COMENTE AS 2 LINHAS ABAIXO.

// #define soma_freq_intermediaria //DESCOMENTE PARA SOMAR VALOR DA FI
#define subtrai_freq_intermediaria //DESCOMENTE PARA SUBTRAIR VALOR DA FI

//OBS. DESCOMENTE APENAS UMA OPÇÃO.
//==============================================================================

Depois, deverá recompilar o projeto para obter o novo arquivo Hex, que será usado para carregar o PIC16f628a.
OBS. Esta montagem foi feita apenas em placa de protoboard, sujeita a bugs ainda não identificados, sendo fornecido os arquivos que poderão ser modificados conforme a necessidade do hobista.

Segue pasta zipada com os arquivos do projeto feito em compilador “C” ( Atenção: Este hex nesta pasta, está compilado em modo “subtraindo FI” de 8,989.000 mhz. Caso necessite outros valores ou ainda sem o recurso de somar/subtrair, então comente as linhas conforme o explicado no artigo acima e recompile. Verifique se abaixo não tem alguma versão já compilada, que possa usar.) :

freq_cw

Para facilitar, segue uma versão com compilação que subtrai 455 Khz da frequência de entrada e em Hertz:

freq_cw_sub_455khz

Adicionalmente, segue uma versão com compilação que subtrai 455 Khz da frequência de entrada, com 1 dígitos após a virgula e em Kilohertz:

freq_cw_AM

Também, para quem desejar ter apenas a leitura direta da frequência de entrada, sem necessitar somar ou subtrair alguma frequência Intermediária, deverá usar esta versão:

freq_cw_no_FI

Em 08/08/2016 foi postado esta versão com uso de outros pinos do microcontrolador para comunicação com o LCD (compilado para leitura direta da frequência de entrada. Altere para outras opções no arquivo c e recompile para obter novo arquivo hex):

FREQ_CW_GEN

Manuais:
PIC16f628a

Curiosidades:
Espantosos sentidos no mundo animal
“Um trabalhador incansável”
Proteja sua audição!
Escritório ou trincheira?
Manter sigilo — ontem e hoje
Qual o objetivo dos cuidados paliativos?
A língua da selva — segredos da comunicação entre os animais
O que leva um homem a bater na mulher?
O que é cistite intersticial?
O que você deve saber sobre epilepsia
Como recuperar-se de um divórcio

Outros assuntos:
Um site para você
Recuperar a confiança
Como disciplinar seu filho adolescente
Por que eu me corto?
Desempenhem bem o papel de pais
Como fazer seu segundo casamento dar certo
O que acontece quando morremos?
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?
Perguntas Bíblicas Respondidas

Até o próximo artigo!!!

104 comments on “FAÇA UM FREQUENCÍMETRO PARA SEU RECEPTOR – COM PIC 16F628A (REF130)

  1. Caro Claudio, boa noite.
    Valeu. Vou montar o circuito acima aproveitando a montagem do circuito anterior, fazendo as modificações necessárias. Vamos aguardar os testes. Assim que concluir o projeto e testá-lo volto a contactar com os resultados.
    Quanto a tirar a RF de outro ponto não tem jeito.
    No mais, agradeço pelas dicas e orientações técnicas lhe desejando um feliz 2014 com saúde e paz junto aos familiares e que Deus te ilumine sempre.
    Att,
    João.

  2. Caro Claudio, bom dia.
    Sim, o frequêncímetro é aquele que enviei o esquema. Estou prestes a abandonar este circuito porque não está dando certo. Qualquer alteração que faço no pré-RF ele fica variando, além de não ler um sinal fraco (150mV). Outro detalhe; o simples fato de mudar o counter de posição ou mesmo fechar a caixa metálica (aterrada) ele desestabiliza e passa a variar.
    Agora vou montar o circuito acima e testá-lo na bancada em leitura direta com o oscilador a cristal e, também, no rádio HF, onde o sinal para o counter é de 150mV.
    Me tire uma dúvida:
    Eu montei um counter com display de LED com o PIC16F628A e funciona muito bem no rádio HF com FI. O sinal de entrada no counter é de + ou – 150mV e o pré-RF é bem simples: um BF 494, um resistor de 47K, um resistor de 1K e um capacitor de 100K. Fiz este pré-RF para o counter de LCD que não lê RF fraca (150mV) e ele não funciona nem com o oscilador a cristal(fica variando e não estabiliza) nem com o rádio HF (aqui também não lê). Será que tem relação com o programa gravado no PIC?
    Gostaria de entender porque o counter de Display LED funciona com sinal de 150mV na entrada e o de LCD, não. Os PIC’s e os pré-RF são os mesmos. O que difere nos circuitos são os leitores (LED e LCD), os valores dos cristais (20 e 4 Mhz)e os programas gravados nos PIC’s.
    Deve existir alguma explicação para este mistério.
    Quero montar o counter com LCD por ser mais simples de trabalhar, ter mais opção de dígitos e ter uma apresentação mais bem definida. Pena que estou com estas dificuldades. Agora, vou partir para o seu projeto e testá-lo.
    Att,
    João.

    1. Olá João! Todo circuito de RF, em geral, é crítico de manejar. Alguns circuitos tem problema com a impedância do circuito, matando o sinal ainda mais. É tentativa e erro mesmo! Não desista. Experimente vários modelos de pré- amplificadores para o sinal de entrado do frequencímetro. Tente pegar de pontos diferentes o sinal a ser medido. Lembre-se que é difícil obter ganho de sinal em frequências altas e opte por transistores próprios para altas RF. Geralmente os amplificadores com FET na entrada são melhores, pois tem alta impedância de entrada . Pode ser, não sei, que talvez tenha também o mesmo problema com o circuito acima. A vantagem é a regulagem do ponto de polarização correta pelo trimpot. Teste primeiro em protoboard e confira.
      Cláudio

  3. Caro Claudio, bom dia.
    O counter agora está zerando sem sinal na entrada (0.000,00 Khz). usando um oscilador com 5 cristais, sucata de um rádio, coloquei sinal na entrada do counter e a leitura foi precisa e estabilizada com todos os cristais.
    Problema:
    Tenho um rádio que está sem frequêncímetro, mas o sinal de RF está tudo ok, pois já testei na entrada de um frequêncímetro padrão e está lendo sem problema, em torno de 16.000,00 Khz.
    Ao colocar este sinal na entrada do counter ele não lê os 16.000,00 Khz, ficando zerado. Tem RF na entrada mas não lê. E já no oscilador à cristal ele lê normalmente.
    O que poderá estar ocorrendo?
    Att,
    João.

    1. Olá João! Estou um pouco confuso. O Frequencímetro que você se refere não é o publicado acima, mas aquele que você enviou o esquema, certo? Se for, experimente acompanhar o sinal nas etapas amplificadoras com um osciloscópio, se dispuser de um. Creio que possa, neste caso, estar chegando uma amplitude insuficiente de sinal para medir, uma vez que, com sinal forte do seu oscilador de teste com cristais está funcionando. Se for sinal fraco, tente mudar o ponto de onde apanha este sinal, ou então colocar mais uma etapa de amplificação RF na entrado do frequencímetro para compensar.
      Cláudio

  4. Caro Claudio, boa noite.
    Valeu a dica. Agora está zerado sem sinal.
    Vou continuar nos testes.
    Forte abraço e grato pela orientação.
    Att,
    João.

  5. Caro Claudio, boa noite.
    Estou com um frequêncímetro com o PIC16F628A montado
    mas está me causando um aborrecimento. Ao ligar, ele zerava (0.000,00 Khz). Do nada, ao ligar ele já não zera mais (0.000.05 Khz). Já fiz vários testes e nada. Tem um resistor de 560R em paralelo com um capacitor de 100pF que saí do coletor do transistor (saída RF) para os pinos 2 e 3 do PIC. Ao encostar o dedo nesse resistor o counter zera e fica legal. Já aumentei e diminui o valor desse resistor e nada. Voce daria uma analisada no circuito para ver o que é possível alterar objetivando zerar o counter.
    Att,
    João.

    1. Olá João! Verifique o local de onde você está tirando o sinal para ele. Na suposição de ser muito forte, precisaria atenuar, pois pode gerar inconvenientes desta natureza.
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top